26 de nov de 2011

Pra espantar o friozinho: sopa de legumes!



À medida que o termômetro marca temperaturas cada dia mais baixas e que as folhas das árvores acompanham a queda de temperatura, os alimentos que entram no nosso prato mudam seguindo o mesmo ritmo de adaptação da natureza. Assim, saem as saladinhas e aparecem os cremes, caldos e sopas. Enquanto no verão abusamos dos gratinados de abobrinha e tomate (receita em breve!), no outono e inverno os legumes são preparados de forma a nos aquecer, e nada melhor que uma sopinha bem simples mas nem por isso pouco saborosa pra esquentar um noite geladinha! 



E tudo começa pela escolha dos legumes. Todo início de mês recebo uma lista de frutas e legumes típicos do mês, já que aqui, apesar de encontrarmos quase todos os legumes ao longo do ano todo, prefiro escolher aqueles que são realmente da estação porque geralmente tem mais cor e sabor, além de nos proporcionar os nutrientes que o organismo precisa pra se adaptar bem aos fatores climáticos de cada estação. Mesmo assim tenho alguns legumes que são presença obrigatória nas compras: batata, cenoura, cebola, tomate, abobrinha e champignon. E com esses básicos consigo fazer algumas preparações variadas ao longo da semana, tentando adicionar outros de acordo com a oferta no mercado, como abóbora, que desaparece entre abril e setembro, aspargos, alho poró, vagem e por aí vai. 




Pra esta receitinha básica de sopa, que serve bem quatro porções, usei:
- 1 litro d'água;
- duas cenouras médias;
- meia cebola média;
- quatro batatas pequenas;
- um punhado de alho poró;
- uma abobrinha média;
- 200g de carne moída;
- alguns pezinhos de couve de Bruxelas;
- dois tomates médios;
- uma pitada de sal e ervas secas pra temperar.



Daí pra frente não tem muito mistério, mas eu tenho uma ordem pra preparar os ingredientes e coloca-los na  panela, que é esta que listei acima. O champignon, quando coloco, vai antes do tomate. Enquanto um ingrediente cozinha, preparo o seguinte e assim em diante. Deixo o tomate pra colocar no final, quando já desliguei o fogo, e depois disso ainda deixo a panela descansando uns cinco minutos antes de servir. Gasto no máximo quinze minutos pra preparar todos os ingredientes, e a sopa fica pronta em meia horinha no total. Prática, fácil de preparar baratinha! Uma boa pedida pros dias frios e cheia de nutrientes, perfeita pra manter a forma!    


Bon appétit!

2 comentários:

  1. Minha mãe faz uma sopa parecida com essa, sem a carne moída, só que tudo batido no liquidiicador - para que as "crianças" não identifiquem que estão comendo legumes... E deixa várias porções no freezer, com dois minutos de microondas fica pronto para servir.

    ResponderExcluir
  2. É uma boa alternativa, assim da pra variar a carne ou não colocar nenhuma, e também um macarrão de conchinhas ou letrinhas pras divertir as "crianças" e comer bem a semana toda! Nossa geladeira é pequenina, não da pra fazer em grande quantidade pra congelar, é uma pena!

    ResponderExcluir

QUERIDOS LEITORES

Os comentários estão provisoriamente fechados pois trabalhamos na migração do blog. Por favor, envie sua pergunta para contato@destinoprovence.com

Agradeço a compreensão.

Natalia Itabayana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.