3 de dez de 2011

Receitinha pro verão: gratinado de tomates e abobrinha

Essa receita pode ser feita o ano todo na verdade, mas como tomates e abobrinhas são legumes típicos do verão por aqui é nesta época que é mais comum fazer esta receita, até porque no friozinho os legumes do cardápio tomam outra forma. Os ingredientes básicos pra receita que serve bem duas pessoas são:

- 2 tomates médios;
- 1 abobrinha grande;
- 1 cebola média (todos os legumes cortados em rodelas);
- queijo ralado;
- azeite e ervas à gosto.

Dependendo da minha inspiração, eu coloco os ingredientes ou em camadas, deixando os tomates sempre por cima da abobrinha, ou então de forma mais aleatória, como na foto abaixo, e acrescento um fio de azeite na travessa antes de tudo, e mais um pouco ao terminar de colocar os legumes. 


As opções de molho podem ser: ao sugo ou béchamel. Quando o tempo é curto, o sugo cai bem, e um toque de mostarda dá um gostinho especial ao prato, mas quando a inspiração bate nada como o molho béchamel, que é um molho branco, pra mudar a preparação. E seu preparo é relativamente simples:

- 40g de manteiga;
- 40g de farinha de trigo;
- 600ml de leite (temperatura ambiente):
- sal e pimenta do reino (opcional) à gosto.

Derreta a manteiga em fogo brando, adicione a farinha e misture até homogeneizar a preparação. Ainda em fogo brando, adicione aos poucos o leite, o sal e a pimenta. Continue misturando a preparação até que ela engrossar, despeje sobre os legumes e adicione o queijo ralado à gosto. Leve ao forno à 180° por cerca de 40 minutos e depois é só degustar! Acompanha qualquer carne ou peixe grelhados, e para os vegetarianos basta acrescentar cogumelos fresco à receita, fica uma delícia! Bon appétit!  

Gratinado ao sugo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem dúvidas, sugestões ou informações complementares? Este é seu espaço! Sua dúvida pode ser a de outros, e suas sugestões certamente ajudarão outros leitores!
Comentários sem relação ao post, links de propaganda ou conteúdo ofensivos não serão publicados.