31 de jan de 2012

Inverno provençal

A primeira coisa que procurei saber sobre Aix-en-Provence antes de me mudar pra cá foi o clima de cidade, se faz frio de nevar no inverno ou calor de derreter no verão. Quando vi a média de temperatura hivernal confesso que fiquei um tanto desapontada, porque neve seria um acontecimento raríssimo, assim como chuva, já que a média de dias ensolarados por aqui é de 300 no ano. Em compensação, o frio não deixa de bater ponto quando deve, e às vezes quando não deve também, e o vento mistral é figurinha carimbada no inverno, deixando o céu incrivelmente azul pra compensar o efeito geladeira que ele causa no termômetro.



Restinho da neve do dia 31/01/12 em Aix-en-Provence
Neve na terra da lavanda, 31/01/12
Mas qual não foi minha surpresa, ainda no meu primeiro inverno aqui, em 2010, quando olho pela janela e vejo pequenos floquinhos de neve caindo, enquanto um sol brilhava do outro lado fazendo um cenário surreal e realçando o verde do cipreste imenso que tem na frente do meu prédio, quadro perfeito pra registrar em foto, e foi o que fiz! No inverno 2010-2011 vi três dias de neve não consecutivos em Aix, e um deles, o que mais me emocionou, foi o dia de natal. Enquanto eu arrumava a casa da bagunça da ceia da véspera, e a família passeava na montanha do Cézanne, os floquinhos voltaram a tombar, sentei na varanda e fiquei assistindo encantada ao espetáculo, em companhia da Luna e dos meus sonhos de infância de um dia ver a neve no natal. A emoção veio em forma de lágrimas, daquelas que a gente não segura quando vê um sonho realizado! O terceiro episódio de neve aconteceu durante a noite, mas na manhã seguinte ainda dava pra ver o restinho da cobertura branca em alguns pontos perto de casa e até nos meus vasinhos de planta no quintal.

Neve do dia 03/12/2010

E quando 2011 chegou com as temperaturas estranhas, verão que demorou pra começar, inverno idem, com adiamento de abertura de algumas estações de ski por falta de neve, o que me fez pensar que talvez esse ano eu não teria sorte de ver neve no natal, e foi o que aconteceu mesmo. A neve demorou a chegar, mas chegou pra felicidade das estações de ski e dos seus frequentadores, eu inclusive! Passou o natal, 2012 chegou mas parecia que o inverno tirou férias e foi pro Caribe. Até a meteorologia anunciar neve pra França toda, inclusive aqui, na Provence! Mas daí a colocar o departamento em alerta laranja de intempéries... minhas colegas do norte acharam graça, não só disso, mas de ouvir relatos de aulas e provas canceladas quando neva por aqui, enquanto na Alsace, por exemplo, com 60cm de neve todo mundo vai pro trabalho, pra escola, dirige, enfim, tudo funciona! Na Provence, se tem uma nuvem no céu um diazinho na semana, já ouvimos cometários sobre isso, e parece que tem um mês que o sol não aparece... É interessante ver como as perspectivas são diferentes, mas como no fundo, todo mundo é influenciado, numa ou noutra medida, pelos eventos meteorológicos por aqui. 
Olha Paul! Ta nevando! 31/01/2012
E foi no espírito de expectativa de ver a neve prevista pra Aix esta semana que fui dormir, e acordei com uma mensagem no meu celular, Bernardo me avisando que tinha nevado. Se fosse o despertador tocando, eu levaria no mínimo uma hora pra levantar, mas quando li a mensagem mal abri os olhos e já estava de pé, abrindo janela pra me deparar com nosso quintal todo coberto de neve, a cena mais linda! Comecei a fotografar antes de colocar um casaco pra ir lá fora, me arrumei depressa e fui pro centro da cidade ver a cara da paisagem. A neve não foi muita, mas pra cá já foi um evento que afetou a circulação normal dos ônibus, com alguns atrasos, e que foi assunto entre meus colegas durante os intervalos no curso. Quando voltei pra casa só tinha um restinho bem pouquinho de neve em alguns cantinhos do condomínio, mas outros dias branquinhos virão, considerando que hoje foi o mais quente da semana! Quem sabe não faço um mini boneco de neve no quintal?

Pouquinho de neve na fonte Jeanne d'Arc, 31/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estarei de férias no período de 27/04/2017 a 12/05/2017, os comentários feitos nesse período podem demorar mais que o normal para serem respondidos.

Tem dúvidas, sugestões ou informações complementares? Este é seu espaço! Sua dúvida pode ser a de outros, e suas sugestões certamente ajudarão outros leitores!
Comentários sem relação ao post, links de propaganda ou conteúdo ofensivos não serão publicados.