Chamonix-Mont-Blanc

postado em: Alpes, França | 2

Português/Français
Chamonix-Mont-Blanc, a cidade onde fica o ponto mais alto da Europa, no coração dos alpes franceses e perto de Annecy e da Itália, à uma distância de 390km de Aix-en-Provence, que percorremos em cerca de cinco horas, parando aqui e ali pra um lanche eventual, sem pressa pra chegar porque a paisagem que enfeita o  trajeto merece ser apreciada sem moderação. Uma semana antes de irmos à Chamonix estivemos em Vars, lá mesmo onde tive meu fatídico acidente de ski no ano anterior.

O inverno 2011-2012 começou um pouco tarde aqui na Provence, então quando fomos à Vars muitas pistas ainda estavam fechadas porque não tinha neve suficiente, mas como Chamonix é mais alta e fica nos alpes do norte, imaginei que não teríamos problemas com falta de neve nas pistas, e realmente não tivemos, pelo contrário, nevava muito quando chegamos! Tanto que o túnel do Mont-Blanc, que liga França e Itália, estava com retenções, então caso programem uma viagem pela região durante o inverno vale checar antes as condições meteorológicas e circulação na região.

Ficamos hospedados no Les Balcons du Savoy, um hotel estilo residência, nosso apartamento tinha uma cozinha toda equipada, um quarto com cama de casal, duas camas na sala e banheira pra relaxar depois do ski, achado bacana feito pelo marido. Além disso, o hotel conta com spa, serviços de massagem e relaxamento, sala de ginástica, piscina aquecida e fica a dois passos de uma pista de ski para iniciantes e pertinho do centro da cidade! Durante o inverno os preços são mais salgados, mas durante a semana costuma ser mais barato que nos finais de semana, e também em algumas datas específicas, como a semana que antecede o natal (à partir do dia 24 já fica mais caro) e fora do período de férias de inverno (entre meados de fevereiro e meados de março).

Fomos passar um fim de semana em Chamonix, com bastante neve, o que significa ski! Mas essa mesma neve nos impossibilitou a desejada visita ao Aiguille du Midi, o famoso ponto alto do Mont-Blanc, pois o acesso foi fechado devido às condições meteorológicas, e nos restou aproveitar que a pista pertinho do hotel era tranquila e não precisava de ticket e passar algum tempinho deslizando e enfrentando a neve que caia. No dia seguinte fomos esquiar na estação em Les Houches, vilarejo do lado de Chamonix. Além de ter de enfrentar o medo mais uma vez, tive de enfrentar a neve que não parava de cair, sem falar que uma determinada hora, sem sol o dia todo, ficava super difícil pra enxergar as ondulações da pista, era algo como um breu branco!

Mas nem só de inverno são feitos os Alpes! Durante o verão a paisagem coberta de neve dá lugar à vegetação verde, as descidas em skis e snowboards são substituídas por outras atividades esportivas feitas nas montanhas, e o Mont-Blanc continua branco, e é possível visitar a Aiguille du Midi, que é acessível por teleférico, que fica em manutenção durante o outono, então vale consultar o site indicado pra conferir as datas de fechamento, assim como as condições meteorológicas e de acesso ao topo antes de programar sua visita! Não se esqueça de levar roupas quentes e protetor solar, em qualquer época do ano!

Nous sommes allés à Chamonix-Mont-Blanc une semaine après le weekend d’ouverture de la station de ski à Vars et nous avons trouvé un paysage complètement enneigé et un avis de ralentissement au tunnel du Mont-Blanc, qu’on avait pas a traversé, heureusement. Nous avons séjourné au hôtel résidence Les Balcons du Savoy, dans un superbe appartement pour 4 personnes avec un balcon qui donnait sur les pistes de ski plus proches ainsi qu’une vue magnifique sur les alpes. Le lendemain nous sommes partis à la station Les Houches où on a pu profiter un peu plus de la poudreuse même si la neige tombait toujours et rendait la tâche un peu difficile surtout car on ne voit que du blanc, un blanc un peu effrayant car c’est chose difficile que de voir de la texture de la neige ou les ondulations sur la piste; néanmoins nous avons relevé le défi sportif! Par contre la visite à l’Aiguille du Midi n’a pas pu être faite car il neigeait tellement que le téléphérique était fermé. Par contre c’est possible d’y aller pendant toute l’année sauf en automne, il suffit de regarder sur le site les infos météo et accessibilité!


2 Responses

  1. Suzana Mattos

    Ótimo passeio! Foi muito lindo passear naquela cidadezinha também!
    Recomendo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.