11 de mar de 2012

Ratatouille

Português/Français
Quando cheguei na França não sabia falar francês, conhecia poucas palavras e uma delas era ratatouille e queria muito experimentar a receita à base de legumes do verão que deu nome ao famoso filme do ratinho cozinheiro e que pode acompanhar tanto um peixe branco, frutos do mar, carne ou frango, como ser servida em torradinhas como aperitivo numa tarde ensolarada. 

Lorsque je suis arrivé en France je ne parlait pas le français et ne connaissait que très peu de mots y compris ratatouille, cette recette à base de légumes ensoleillés qui a donné nom au film du petit rat cuisinier. Alors c'était l'une de premières recette que j'ai voulu goûter et apprendre à préparer, et la voici à ma façon.

Ingredientes (para 2 pessoas):                                     Ingrédients (pour 2 personnes):
- 1 cebola média;                                                         - 1 oignon;
- 2 tomates médios maduros;                                        - 2 tomates;
- 1 pimentão;                                                                - 1 poivron;
- 1 berinjela média;                                                       - 1 aubergine;
- 1 abobrinha média;                                                     - 1 courgette;
- mistura de ervas secas (ervas da Provence):                - herbes de Provence;
manjericão, orégano, alecrim, tomilho;
- sal e pimenta do reino.                                                - sel et poivre.



Prepare todos os ingredientes como nas fotos: fatie bem a cebola em tirinhas, assim como o pimentão. Corte o tomate em meia-lua, o pimentão em tirinhas, a beringela e a abobrinha em rodelas finas e depois em 4 partes. Numa panela média, em fogo médio, refogue a cebola em 2 colheres de sopa de azeite, até que ela comece a ficar transparente; acrescente então o tomate e deixe refogar até ele desmanchar; em seguida, junte o pimentão, a berinjela e a abobrinha, misture bem, acrescente as ervas, sal e pimenta, e deixe cozinhar por um tempo. Se achar necessário, acrescente um pouco mais de azeite. Refogue até que todos os legumes estejam bem cozidos. Sugestão de prato: bacalhau ao molho branco com amêndoas (receita do Bernardo!) e arroz. Bon appétit!
*Atualização de 07/05/2014*
Fiz o cozimento de uma forma diferente: corte o pimentão com um fio de azeite em 4 e levei ao forno (200°) pra grelhar. Quando a pele começou a dourar, juntei a berinjela fatiada e deixei mais um tempo - sempre vigiando pra não deixar queimar. Em seguida, retirei o pimentão e adicionei a cebola e a abobrinha e deixei grelhar por cerca de 10 minutos. Por último, coloquei os tomates e deixei por mais 10 minutos. Temperei com sal e ervas da Provença.

Couper les légumes comme dans les photos, puis dans une casserole à feu moyen faire revenir l'oignon dans 2 cuillères (soupe) de huile d'olive (si nécessaire, en rajouter au fur et à mesure), ajouter les tomates et laisser cuire avant d'ajouter le poivron, l'aubergine et la courgette. Laisser le tout mijoter pendant quelques minutes, ajouter les herbes de Provence, saler et poivrer. Parfait pour accompagner une morue sauce blanche aux amandes (recette du mari!) et du riz. Bon appétit!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estarei de férias no período de 27/04/2017 a 12/05/2017, os comentários feitos nesse período podem demorar mais que o normal para serem respondidos.

Tem dúvidas, sugestões ou informações complementares? Este é seu espaço! Sua dúvida pode ser a de outros, e suas sugestões certamente ajudarão outros leitores!
Comentários sem relação ao post, links de propaganda ou conteúdo ofensivos não serão publicados.