29 de mai de 2012

Telefones de urgência

Até hoje (e ainda bem!) não precisei usar nenhum desses telefones, mas acho válido ter esses números à mão caso ocorra algum problema, principalmente depois do encontro inusitado que tive com a senhora cobrinha durante uma das minhas corridinhas habituais. Nos assustamos mutuamente, mas nada além do susto, e depois que eu soltei meu grito de susto e ela deu a sibiladinha de susto (assim espero) dela, cada uma seguiu seu caminho. Tudo bem que eu encarei os 4km restantes do percurso com o coração na ponta da língua e sem tirar os olhos do chão, desviando de tudo que era graveto no caminho e correndo bem no meio da rua. O carro pode frear ou buzinar, a tia cobra não avisa quando vai atravessar a rua bem no exato momento que estou passando.

Então vamos aos telefones:

- 15 Samu (Service d'aide médicale urgente): igual temos no Brasil, é o número usado pra todo tipo de urgência médica. Você será atendido ao telefone por um plantonista auxiliar de regulação médica e deve informar seus dados: nome completo, endereço e número de telefone, assim como as informações sobre a pessoa que precisa de auxílio (caso não seja você mesmo). Caso o auxiliar não possa responder às suas demandas, ele colocará você em contato com o médico regulador. Por razões de segurança (da própria pessoa que faz a ligação, caso ocorra algum tipo de interrupção da comunicação) o número da sua linha aparece no sistema do Samu antes mesmo que o telefonema seja respondido, e isso facilita a localização rápida de quem precisa ser socorrido.

- 18 é o número dos Bombeiros (Pompiers);

- 17 é o número da Polícia (Police);

- 112 é o número pra todo tipo de urgência (médica, incêndios ou polícia) em qualquer país da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, França, Finlândia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Reino Unido);

- 144 número público pra urgências médicas na Suíça;

- 1414 serviço privado de socorro e transporte aéreo na Suíça;

- 100 na Bélgica. 

Do fundo do meu coração, espero que esses números não precisem ser discados, mas recomendo que eles sejam anotados no celular e numa listinha sempre à mão, de preferência junto com o passaporte e o seguro de saúde de viagem! E torço pra que ninguém encontre cobrinhas (eu inclusive!) enquanto estiver praticando sua caminhada ou corridinha durante a viagem!

Um comentário:

  1. Super post!!!!J'aime bien;)

    Angela Donava
    http://www.lookbooks.fr

    ResponderExcluir

Estarei de férias no período de 27/04/2017 a 12/05/2017, os comentários feitos nesse período podem demorar mais que o normal para serem respondidos.

Tem dúvidas, sugestões ou informações complementares? Este é seu espaço! Sua dúvida pode ser a de outros, e suas sugestões certamente ajudarão outros leitores!
Comentários sem relação ao post, links de propaganda ou conteúdo ofensivos não serão publicados.