Uma caminhada por Paris

Vista do Trocadéro
Vue du Trocadéro

PORTUGUÊS/FRANÇAIS
Depois de mais de um ano, voltamos à cidade luz por um tempo curtíssimo, quase um piscar de olhos, pra assistir o show do Metallica, coisa vapt-vupt mesmo. Nosso trem saiu às 9h37 (adoro esses horários) e depois de um atrasinho na viagem por conta de uma parada de emergência feita pra que a polícia pudesse fazer uma intervenção (aparentemente, tinha um passageiro “perigoso” no trem), chegamos pouco depois das 13h e fomos logo ao hotel, à dois passos da Gare de Lyon por questões de logística. Inicialmente eu tinha previsto uma visita à Basílica de Saint-Denis, que não aconteceu porque acabamos ficando muito tempo no restaurante e resolvemos seguir direto pro estádio, mas teríamos o domingo até as 16h pra fazer algum passeio, e foi propositadamente que não escolhi um destino certo, até porque numa visita tão rapidinha a gente não pode ser exigente e querer visitar tudo que ainda não conhecemos, principalmente quando se trata de Paris, que em si é um mundo de atrações, eventos e roteiros pra todos os gostos.

Campo de colza em algum lugar do caminho e Ponte Charles de Gaulle
Champs de colza quelque part de la route et Pont Charles de Gaulle

E foi sem preocupação em acordar cedo e sair pra bater perna loucamente que começou nosso domingo, que foi presenteado com um maravilhoso céu azul, sem nenhuma nuvem, algo que eu não tinha tido a chance, até então, de presenciar em Paris. E se tinha um lugar que eu fazia questão de voltar, só pra ter o prazer de clicar com esse fundo azul maravilhoso, esse lugar é sem dúvidas a torre Eiffel. Durante o café da manhã resolvemos que o trajeto até lá seria feito à pé, pra descobrir a cidade de sob uma perspectiva diferente, um jeito de aproveitar pra vasculhar os pequenos detalhes que nos escapam aos olhos quando estamos imersos em mapas e guias tentando nos encontrar. Seis quilômetros separavam nosso hotel da torre. Seguimos a Boulevard Diderot até a Ponte de Austerlitz, e nunca me emocionei tanto em atravessar uma ponte e ver um metro (linha 5) fazer o mesmo, tipo cena de filme, me senti meio parisiense nessa hora. Adoro quando eles passam pra superfície, acho que por isso gosto tanto da linha 6, principalmente à medida que ela se aproxima da estação Bir-Hakeim, onde temos que descer pra ir à torre.

Quai Saint-Bernard

Seguimos pelo Quai Saint-Bernard, e optamos por não passar pelo Jardin des Plantes, que já tínhamos visitado, e continuamos beirando o Sena, entre ciclistas e corredores, artistas pintando suas aquarelas a Notre-Dame, que nos recebeu com a música dos seus sinos recém-trocados, que a senhorinha ganhou na celebração dos seus 850 anos. E falei pro Bernardo da Cripta Arqueológica (4€ inteira, 2€ tarifa reduzida) que fica sob a praça da catedral, que eu visitei sozinha da última vez que estivemos na cidade, enquanto ele acompanha à turma pra conhecer as torres, que eu já tinha visitado em outra ocasião. Cripta porque ali repousam os últimos resquícios de Lutécia, cidade galo-romana, que foi protegida por muralhas construídas à partir de pedras retiradas de construções e templos romanos que ali tinham sido erguidos. Lutécia, palco da decapitação de Saint-Denis, primeiro bispo e santo padroeiro da cidade. Lutécia, sitiada por Átila, o Uno, e defendida na ocasião por santa Geneviève. Lutécia, que depois do declínio do Império Romano passou a se chamar Paris, retomando assim o nome do primeiro grupo de gauleses, os Parisi, que habitou a Île de la Cité, no meio do Sena onde foi construída a Notre-Dame. Ao atravessar a porta de entrada pra Cripta, a sensação que tenho é de como se o tempo parasse. Ali, Paris fica em silêncio e vela por sua história, sua construção permanente, suas batalhas.

Dali continuamos nossa caminhada, fazendo um pequeno desvio para passar por um dos vestígios da ocupação romana na cidade, que fica na Place Emile Mâle e é o que restou de uma arena, e no caminho antes de chegarmos passamos por uma interessante feira de livros antigos, vendido ao kilo. Saimos das arenas em direção ao Panthéon e atravessamos os Jardins de Luxemburgo, que estava incrivelmente cheio, muita gente aproveitando o céu azul e sol pra colocar a leitura em dia, fazer palavras cruzadas ou brincar com barquinhos de controle remoto na fonte em frente ao Palácio, um dia de domingo agradável que convida à todo tipo de atividade ao ar livre.

Depois de passar em frente à Tour Montparnasse, e ao chegar ao Boulevard Pasteur, uma surpresa nos aguardava por ali: um mercado das pulgas cheio de artigos os mais diversos possíveis, indo de sapatos, vestidos e discos de vinil, passando por artigos de decoração de casa, cadeiras antigas até louça e talheres antigos. Estávamos nos aproximando do nosso destino, e não tardou à nos juntarmos à pequena multidão que se dirigia ao mesmo lugar. Se na primeira vez que vi a torre me emocionei ao ponto de não conter as lágrimas (quem me conhece sabe bem como isso é normal), desta vez, depois de algumas outras visitinhas, a emoção continua sempre lá, mas sem as lágrimas. Fiz a minha tão almejada foto, e seguimos pro Trocadéro, último ponto dessa nossa pequena caminhada, que de 6km passou pra 10km, nada como fazer desvios inesperados em Paris, faz a gente se sentir um pouco parisiense também enquanto visitamos a cidade. Porque em Paris, todo caminho que seguimos leva a algum lugar surpreendente, impossível ficarmos perdidos; em Paris, nos encontramos, sempre.

Une promenade à Paris

Après plus d’un an nous sommes de retour dans la Ville Lumière pour un très court séjour, qui s’est passé si vite qu’il va falloir y retourne (en même temps j’aime tellement Paris qu’il faut toujours y retourner). Le départ du train fut à 9h37 (j’adore les horaires du train) et après un arrêt non programme pour qu’une intervention des “forces de l’ordre” puisse être effectuée (apparemment il y avait un individu dangereux dans le train, toujours rassurant, non?), nous arrivions peu après 13h et sommes allés à l’hôtel à deux pas de la Gare de Lyon déposer nos bagages, ou bien, notre sac à dos pour et sommes partis chercher un resto. Initialement j’avais prévu de passer à la Basilique Saint-Denis avant d’aller au Stade de France pour le concert, mais notre temps s’était un peu raccourci au resto, alors je me suis dit que ça ne ferais pas de mal si nous allions tout droit au Stade, l’heure d’ouverture des portes s’approchait et nous avions le dimanche jusqu’à 16h pour nous promener un petit peu sur Paris, sans soucis de suivre un plan de visite de tel ou tel monument, juste une promenade dans cette ville que j’aime tant, je pourrais même l’embrasser, mais là c’est trop, je ne fait qu’avouer mon amour pour elle à chaque fois que j’y suis.
Et ce fut sans nous soucier trop pour nous réveiller tôt le dimanche et partir en folle promenade que ce jour débuta, et nous avions eu de la chance, dame nature nous a fait cadeau d’un très beau temps avec un merveilleux ciel bleu sans la moindre nuage, chose encore inédite pour moi. Et si il y avait un endroit à retourner avec ce cadre magnifique que la météo nous offrait, juste pour le plaisir du cliché avec un arrière-fond monochromatique tout bleu, cet endroit est sans doute la tour Eiffel. Pendant que nous prenions le p’tit déj nous avons décidé que nous allions faire le parcours entre l’hôtel et la tour à pied, histoire de profiter de la ville sous un autre angle, une opportunité pour apprécier les petits détails de la ville qui peuvent nous échapper au regard quand nous sommes trop occupés à essayer de nous repérer dans les cartes de la ville et les guides de voyage. Six kilomètres séparés les points de départ et d’arrivée. Nous avons suivi le Boulevard Diderot jusqu’au Quai d’Austerlitz et traversé le Pont d’Austerlitz, et quand j’ai vu le métro traverser le pont juste à côté je me croyait dans un film et je me suis sentie une vraie parisienne.

Jardim de Luxemburgo
Jardin de Luxembourg

Nous avons continué notre promenade sur le Quai Saint-Bernard entre joggeurs et cyclistes, artistes qui peignaient la Notre-Dame en aquarelle, et quand nous nous approchions la musique des cloches nous saluait. J’avais parlé à Bernardo à propos de la Crypte Archéologique (4€ tarife pleine, 2€ tarif réduite) sous le parvis de la Notre-Dame, que j’avais visité lors de notre dernière visite à la capitale. Crypte car il y reposent les ruines de Lutèce, la ville gallo-romaine, protégée par des remparts construits avec les pierres des anciens bâtiments e temples romains qui une fois dominaient le paysage. Lutèce, scène de la décapitation de Saint-Denis, premier évêque et saint patron de la ville. Lutèce, siégée par Attila, le hun, et défendue par sainte Geneviève. Lutèce, qu’après la chute de l’Empire Romain passa à s’appeler Paris, pour reprendre les racines de la première tribu gauloise qui a habité l’Île de la Cité, les Parisii. Le simple fait de franchir la porte d’entrée qui mène à la Crypte donne l’impression que le temps c’est arrêté. Dans cet endroit, Paris garde son silence et veille pour son histoire, sa construction permanente, ses batailles et tous ceux qui y ont fait partie.
Après ce petit voyage dans le temps nous avons fait un détour pour passer dans les arènes, qui ne sont pas loin de la Crypte, Place Emile Mâle, et sur le chemin une brocante de livres nous a attiré l’attention: des livres de tout genre, surtout des livres très anciens, et qui étaient vendus 5€ le kilo (il faut dire que j’adore les bouquins!!). Des arènes nous avons marché jusqu’au Panthéon, puis avons traversé les Jardins de Luxembourg où il y avait du monde qui profitait du beau temps pour lire où faire des mots croisés, ou jouer avec les petits bateaux dans la fontaine devant le Palais.

O charme da Rue Crémieux e artista que pinta a Notre-Dame
Le charme de la Rue Crémieux et l’artiste qui peint la Notre-Dame

Puis nous avons passé devante la Tour Montparnasse, et lorsque nous étions sur le Boulevard Pasteur une surprise nous y attendait: un marché au puces qui offrait des articles les plus variés: des chaussures, robes et disques en vinyle, des objets déco, chaises et vaisselles antiques. Nous nous approchions ainsi de notre destination, et l’indice n’a pas tardé à nous le montrer, une petite foule qui marchait vers la même direction. Si la première fois que j’ai vu la tour j’était si émue que je n’ai pas pu empêcher les larmes de couler, cette fois-ci l’émotion était toujours au rendez-vous, mais pas les larmes. J’ai pris la photo qui était le but de cette promenade qui devrait faire 6km mais a fini pour en faire 10km, rien que des petits détours à Paris, ça nous donne l’impression d’être un peu parisien quand on visite la ville comme ça. Parce que à Paris, chaque chemin que nous prenons nous mène à un endroit surprennent, impossible de se voir perdu dans cette ville; à Paris, on ne se perd pas, on se retrouve, toujours.

3 Responses

1. Johnnie Lustoza

Adoro Paris. Essa cidade é realmente encantadora. Quando estive lá, não me cansei de andar pelas ruas e praças da cidade. Quase não saí a noite de tanto que andava durante o dia.