Côte d’Azur em três dias: dia 3, Nice e Saint-Paul-de-Vence

postado em: Côte d'Azur, França | 8

Terceiro dia: Nice e Saint-Paul-de-Vence 

Aproveitamos o último dia na região pra dar um mergulho no mediterrâneo profundamente azul e nos refrescar do calor, aproveitando o final do verão e água morna. Sim, o mediterrâneo tem seus dias de águas mornas no verão, principalmente na Côte d’Azur, e é um dos atrativos aos vários turistas que se dirigem à região, e também aos ingleses que, fugindo do cinza e chuva da ilha, se instalaram na costa azul, principalmente em Nice, sendo homenageados com o nome da beira mar, Promenade des Anglais (passeio dos ingleses, em tradução livre).

Depois, seguimos para as ruínas do castelo de Nice, cenário ideal para nosso piquenique de despedida, e lugar agradável pra passeios despretensiosos, além de ser excelente pra crianças, com uma área de  lazer super bacana, e aproveitamos pra desfrutar da vista que o mirante proporciona, vistaque desperta todos os clichês, tanto as frases quanto os da câmera fotográfica. O azul do mediterrâneo, misturado ao azul do céu e combinado ao colorido das casas da parte antiga da cidade compõem aquela paisagem de postal que vale registrar inúmeras vezes e que faz parte dos meus melhores souvenirs de viagem, aqueles que me vêm à mente em momentos de estresse no trânsito, por exemplo. Deste ponto temos não somente a vista da bela costa azul e da charmosa beira mar de Nice, como também dos Alpes, que nesse dia insistiram em se esconder atrás de nuvens, nos privando de uma imagem que tive oportunidade de presenciar em outra ocasião, e que reúne mar e neve num mesmo cenário.

Ruínas do castelo de Nice 
Ruínas da catedral do castelo

Porto de Nice

 

Monumento homenageando os soldados mortos durante a guerra

Depois de aproveitar o início da manhã na capital da Côte d’Azur, seguimos ao nosso último destino, a cidade de Saint-Paul-de-Vence, localizada a 19km dali. O trânsito de veículos também é restrito no interior do vilarejo, e um grande estacionamento pago se encontra não muito longe do centro antigo. Ao contrário das cidadezinhas visitadas anteriormente, Saint-Paul-de-Vence tinha uma grande quantidade de turistas estrangeiros, atraídos talvez pelo número considerável de galerias de arte espalhadas pela cidade, que ostenta um charme medieval no estilo dos edifícios, misturado ao ar provençal conferido pelas flores cuidadosamente dispostas nas jardineiras em todas as ruas. Ficamos pouco tempo na cidade, mas o tempo foi suficiente pra flanar pelas ruas tranquilas e chegarmos ao ponto mais movimentado e voltar pro carro antes da chuva que estava se aproximando cair, e dali retornamos à Aix, deixando a visita em Grasse, a capital do perfume localizada a 22km dali, para uma outra ocasião. O roteiro foi ousado e por vezes cansativo, mas acho que conseguimos dar uma visão geral da Côte d’Azur aos nossos amigos, ao mesmo tempo que descobrimos novos e interessantes destinos!

Leia mais:

8 Responses

  1. Giselle Gurgel

    As fotos comprovam o quanto essa jornada de vcs foi linda! 🙂 P.S. Adoro quem faz piquenique em lugares para passeios descompromissados.

    bjos!

  2. Anônimo

    Oi, tudo bem? queria uma dica. Eu, meu marido e sogros ficaremos em Marseille por cinco dias. Gostaria de saber se conhece alguma agência que faz Cotê d'azur, tipo um bate volta, full day? Já quero me organizar pra Julho.

    Abraços,

    Carina

  3. Natalia Itabayana Junqueira de Mattos

    Oi Carina,

    não conheço agências pra indicar, mas acho que se a intenção é um bate-volta vale escolher um destino – acho que Nice é uma boa, ou então o principado de Mônaco – e ir de trem, ou então alugar um carro e fazer a viagem, o trajeto demora 2 horas mais ou menos até Nice, por exemplo, indo pela auto-estrada. Como vocês serão 4 pessoas, acho que compensa alugar o carro porque dividindo o valor do aluguel + pedagio fica mais em conta que a opção do trem. Um ponto positivo é a liberdade de poder circular entre varias cidades da região e fazer pelo menos duas do roteirinho que fizemos em setembro, e percorrer as estradinhas ao invés de auto-estradas unicamente, aproveitando pra apreciar os trajetos.

    Se não quiserem digirir por aqui, tem um ônibus que vai de Marseille à Nice diariamente, mas ele chega em Nice à 11h30 e ultimo ônibus faz o trajeto Nice-Marseille saindo às 17h15, chegando em Marseille às 20h30, o tempo pode ser curto pra fazer o passeio.

    Desculpe não poder ajudar exatamente como você precisa, você pode procurar a Anatê do site http://www.naprovence.com que trabalha com passeios guiados com motoristas que falam português ou a Liliana do http://www.conhecendoomundo.com , que mora em Nice e tem mais dicas sobre a região!

    Abraços!

  4. Anônimo

    oi
    gostaria de saber se tenho que voltar a Paris que sera meu ponto de partida para voltar p o Brasil ou tenho outra opção?
    Eu chegarei a paris e irei p nice como base para outros passeios e para retornar tenho que voltar p Paris?

  5. Natalia Itabayana

    Olha, geralmente os vôos partindo da França pro Brasil passam por Paris, a menos que viaje com empresas aéreas baseadas em outros paises. Ja fomos de Marselha direto para Lisboa, e de la para Belo Horizonte, mas foi uma escolha nossa de itinerario. O aeroporto de Nice é internacional, talvez você possa encontrar um voo que chegue em Paris para a vinda, mas a volta partindo de Nice, basta pesquisar nos sites das companhias aéreas a disponibilidade desses itinerarios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.