21 de fev de 2013

Canelone vegetariano


Canelone abobrinha cogumelos tomate

Tem domingos que me inspiram a inventar ou testar receitas, e a receita mais recentemente inspirada foi de canelones de abobrinha recheados com cogumelos e queijo de cabra, acompanhados de rodelas de tomates. Não é que sejamos vegetarianos ou que estejamos em processo de nos tornarmos, mas tem dias que simplesmente não sinto nenhuma vontade de comer frango ou peixe ou carne, principalmente quando os legumes foram comprados no dia anterior da refeição em questão. Segue, sem mais delongas, minha receita de canelones vegetarianos.


Il y a des dimanches qui m'inspirent à tester ou même à inventer des recettes culinaires, et la dernière recette inspirée c'tétait de cannelloni de courgette farcis avec du fromage de chèvre et des champignons, accompagnés de tomates. Nous ne sommes pas végétariens, mais de fois la viande n'est pas au rendez-vous dans nos assiettes, faute d'idées peut-être, ou bien parce que la visite au marché faite récemment nous a tellement inspirée qu'on a envie de manger tous ces légumes tout frais. Voici donc ma recette de cannelloni végétarien.

Ingredientes (para duas pessoas, servida em entrada/pour deux personnes, servi en entrée):
- 1 abobrinha grande                                               - 1 grande courgette
- 100g de cogumelos (frescos ou conserva)       - 100g de champignons de Paris
- 100g de queijo de cabra fresco                                     - 100g de fromage de chèvre frais
- 50g de creme fresco (pode ser coalhada)                      - 50g de crème fraîche
- 3 tomates médios                                                          - 3 tomates


Usei a abobrinha como se fosse a massa do canelone, cortando fatias bem finas e enrolando com cuidado para não "quebrar" a fatia. Para o recheio, fiz uma pasta com o queijo e o creme fresco, acrescentei os cogumelos picados em cubos bem pequenos e temperei com um fio de azeite, sal e pimenta do reino à gosto. Dispus os canelones numa forma, e entre eles coloquei rodelas de tomate, acrescentei um pouco de sal por cima de tudo, um pouco de azeite e levei ao forno à 250°C por 30 minutos. Depois de pronto, salpiquei queijo ralado por cima e deixei mais 5 minutos no forno quente pra derreter. Não fiz um molho, mas depois quero testar ao sugo com manjericão, bem estival! Se tiver alguma sugestão de molho, deixe nos comentários!

Atualização do 15/04/2013: uma colega sugeriu pré-cozir (vapor ou água fervente) as fatias de abobrinha pra facilitar a manipulação.

Trancher la courgette en fines lamelles qui serviront en guise de pâte pour les cannelloni. Enrouler les lamelles soigneusement pour qu'elles ne se cassent pas, et mettre dans un pirex. Pour la farce: mélanger le fromage et la crème fraîche jusqu'à ce que le mélange soit homogène, puis ajouter les champignons coupés en petits dés, saler et poivrer, et verser un peu d'huile d'olive par dessus. Farcir les cannelloni et enfourner pendant 30 minutes à 250°.

Mise à jour du 15/04/2013: pensez à précuire les lamelles de courgette pour faciliter la manipulation. Merci Marjorie !

Bon appétit !



7 comentários:

  1. Gostaei da idéia, já que convidei amigos para o meu aniversário e alguns são vegetarianos... Nunca sei o que fazer, acho que vou testar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena,

      sempre faço lasanha usando abobrinha ou berinjela no lugar da massa, é uma boa opção também! Outra é o risotto, da pra fazer de cogumelos, berinjela grelhada ou tomates secos e é uma delicia!

      Me conta o que achou da receita!

      Abraços!

      Excluir
  2. Hum... Fiquei com água na boca! Eu sempre quis fazer canelone de abobrinha, mas não sei se tenho os apetrechos necessários para cortá-la assim. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, eu uso um fatiador pequeno, mas acho que qualquer fatiador pode dar esse resultado! Quando não tinha minha ferramenta magica eu usava o descascador de legumes e as fatias ficavam bem finas também!

      Excluir
  3. Nossa Nat, já ta na lista aqui! q delicia, salivei!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me conta como ficou, Helô! To pensando em outros recheios, foi uma boa receita pro jantar mais leve!

      Excluir

Tem dúvidas, sugestões ou informações complementares? Este é seu espaço! Sua dúvida pode ser a de outros, e suas sugestões certamente ajudarão outros leitores!
Comentários sem relação ao post, links de propaganda ou conteúdo ofensivos não serão publicados.