Onde comer a Bouillabaisse, prato típico de Marseille

postado em: Marseille, Pratos, Receitas | 5

Vista do restaurante Le Rhul, em Marseille
Uma deliciosa parte de uma viagem passa pela experiência gastronômica que temos nos destinos escolhidos. Quem vem à Marseille deve aproveitar incluir no roteiro a degustação do prato típico da cidade, a bouillabaisse, que nada mais é que uma generosa e saborosa peixada, acompanhada de sopa de peixe com croutons e molho de alho ao alçafrão. O prato nasceu no porto: chegando da pesca, os pescadores separavam o peixe que seria vendido do que seria consumido por eles e suas famílias. São usados pelo menos (e obrigatoriamente estes listados) cinco tipos de peixe diferentes na preparação básica do prato (cada peixe tem um link pra fotinho no wikipedia, pra facilitar a visualização): peixe-escorpião (rascasse), peixe-aranha (araignée ou vive), safio (fielas ou congre), rascasse blanche, chapon (rascasse rouge), e outros peixes podem integrar a receita, de acordo com o gosto de quem prepara.

Clique nas fotos para ampliar.

Antes de experimentar o prato, numa conversa com uma amiga, nos dizemos: “Vamos preparar uma bouillabaisse dia desses?”, proposição que foi descartada tão logo vimos a lista de ingredientes e as etapas de preparação. O prato é originalmente uma criação de pescadores, verdade, mas deveras trabalhoso pra quem, como eu, não tem prática na preparação de peixes (minha primeira tentativa de peixe assado foi bem sucedida, felizmente), por isso acabamos concluindo que, para experimentar pela primeira vez a bouillabaisse, considerando que não temos família marselhesa, como uma amiga a quem pedi indicações de restaurante pra comer o prato, e ela me respondeu que sempre come na casa da avó, uma sorte gigante. E esperei um momento especial, em família, pra dividir essa experiência gastronômica: o jantar de despedida das nossas mães, que nos visitaram juntas em julho de 2012.

 Camarões à provençal e Bouillabaisse

Como disse, quando pedi indicações de restaurantes onde poderíamos comer a bouillabaisse pra minha amiga de Marseille, ela respondeu também que deveríamos evitar os restaurantes do Vieux Port que propõem o prato – são os “pega-turista”, preços tentadores mas qualidade nem tão tentadora assim. E já sabíamos que o preço do prato é elevado – só os cinco peixes listados já encarecem a receita, sem contar com as demais etapas da preparação. Fui pedir indicação pra quem mora em Marseille, mas não é nativo da cidade, e escolhi o Le Rhul, o restaurante de um hotel que fica situado na Corniche Kennedy, a charmosa beira-mar da cidade. Fiz a reserva e escolhemos uma mesa com vista pro mar, onde apreciamos um pôr-do-sol maravilhoso.

A bouillabaisse é um prato degustado no mínimo por duas pessoas, e nem todos escolheram o prato, acabamos fazendo pedidos variados e fizemos um jantar estilo degustação: todo mundo come os pratos que foram pedidos. Só a bouillabaisse pequena custa 55€, então é melhor preparar também o bolso quando for experimentar o prato, mas acho que vale à pena pra quem é apaixonado por peixes: a sopa é deliciosa, o molho que acompanha, uma maionese à base de alho e alçafrão chamada rouille (“ferrugem”, por causa da cor característica que o alçafrão confere à preparação) é saboroso pra comer com as torradas que são servidas e os peixes são muito bem preparados. O mais curioso da noite foi a atenção que o garçon dispensou às nossas roupas: ele nos vestiu com grandes babadores bordados pra degustarmos o prato. Pra nós, foi uma boa experiência gastronômica!

Curiosidade: o nome bouillabaisse faz referência ao ponto da fervura, quando a preparação começa a ferver (bouillir, em francês), deve-se abaixar o fogo (baisse, em francês). O prato só tem esse nome em Marseille metropolitana, fora dela é conhecido como marmite du pêcheur (marmita do pescador).

Outros endereços que me indicaram pra comer a Bouillabaisse em Marseille (reserva aconselhada):

Onde comer a Bouillabaisse em Cassis

Minha tia veio nos visitar em julho de 2013 e fomos dois dias à Cassis, e ela fazia questão de experimentar a bouillabaisse. Escolheu o Nino Restaurant, que fica no porto de Cassis, e aprovou a experiência.

5 Responses

  1. Milena F.

    Engraçado, pois estava mesmo procurando informações sobre esse prato!!! Ainda não provei, mas quando for a Marselha, provarei com certeza!!!

  2. Natalia, fui a Marseille somente 1 vez, num bate-e-volta de Aix (ficamos base em Aix). Queríamos provar uma boa bouillabaisse e tentamos algum restaurante do Guide Michelin. Em todos eles era preciso fazer reserva para comer a bouillabaisse! Não necessariamente a reserva de uma mesa mas pedir o prato com um minimo de 48h de antecedencia. No fim das contas nao comemos porque não queríamos ir num pega-turista do porto…. vou ter que voltar para Marseille para provar este prato que todo mundo fala, deve ser divino!

  3. Natalia Itabayana

    Oi Dé!
    Bom saber sobre a reserva antecipada pro prato, porque realmente os ingredientes são bem especificos e a preparação é loooonga, deve ser por isso que eles pedem essa antecedência. No nosso caso, eu tinha feito a reserva uns dias antes porque um amigo que me indicou o restaurante aconselhou reservar, mas não chegou a mencionar essa questão de citar o prato no momento da reserva. E acho que vocês fizeram bem em fugir dos restaurantes no porto, são realmente pega-turista (não que sejam ruins, ao contrario, mas a culinaria autêntica da região fica escondida nas ruelas)!
    Espero que voltem logo pra degustar a bouillabaisse e tragam os petits pra conhecer as calanques!
    Abraço!

  4. Gil

    Natalia,

    deixe-me fazer um adendo ao artigo. Entrei no site do Chez Fonfon e verifiquei que há bouillabaisse para uma pessoa.
    Abs
    Gil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.