26 de nov de 2013

Projeto #52livros, livro 11: Pequenos poemas em prosa


Hora de incluir um pouco de poemas nas leituras, e quem melhor que Baudelaire e seus "Pequenos poemas em prosa" pra quebrar o ritmo das leituras de romances longos, mas também para variar um pouco o estilo das leituras. Trata-se de uma coletânea póstuma de poemas em prosa, como diz o título, que é mais conhecida na França pelo seu subtítulo "Le spleen de Paris" (O melancólico de Paris, em tradução livre). Os poemas foram publicados em edições de jornais franceses, e depois integraram a coletânea.

De leitura fácil e rápida, mas que não dispensa pausas para reflexão sobre os temas abordados, todos eles tem como pano de fundo comum a melancolia retratada através de cenas urbanas que remetem ao contexto histórico de Paris do século XIX. Viúvas, desempregados, funcionários transitando pela cidade, diálogos imaginários, o contraste entre gerações, tudo é abordado em forma de prosa com a musicalidade poética e o tom melancólico. Leitura boa para intercalar com romances puxados ou narrativas bem tensas, quebra o ritmo da loucura diária ditado pelo tempo corrido, e mostra que, não necessariamente, outrora vivia-se uma vida melhor e menos permeada de preocupações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estarei de férias no período de 27/04/2017 a 12/05/2017, os comentários feitos nesse período podem demorar mais que o normal para serem respondidos.

Tem dúvidas, sugestões ou informações complementares? Este é seu espaço! Sua dúvida pode ser a de outros, e suas sugestões certamente ajudarão outros leitores!
Comentários sem relação ao post, links de propaganda ou conteúdo ofensivos não serão publicados.