31 de mar de 2014

Córsega dia V: Saint-Florent e sentier du littoral

Saint-Florent vista da "nossa" praia

Depois de termos conhecido a Córsega de norte a sul, do mar até o alto de suas montanhas, o passeio seguinte, feito no dia anterior à nossa partida de volta pro continente, foi feito no Cabo Corsa mesmo, mas seguimos em direção ao oeste da ponta da ilha. O destino escolhido foi a cidade de Saint-Florent, que fica logo no início do Deserto dos Agriates, e para chegar até ela percorremos a rota do vinho de Patrimônio, um denominação de origem controlada da região, cujos vinhedos deixam a paisagem ainda mais bonita.

Seguindo a linha de viagem "não viemos aqui torrar na areia pedra", nosso passeio teve como foco a trilha que existe partindo do litoral de Saint-Florent e que percorre toda a extensão do deserto, sendo necessários cerca de 4 dias para percorrê-la à pé, em sua totalidade, tempo do qual não dispunhamos, muito menos de equipamentos para acampar. Assim, decidimos por andar até onde desse vontade, parar onde tivesse uma boa sombra pra garantir conforto durante o pique-nique, e de preferência onde fosse possível nadar e contemplar peixinhos.

Reserve aqui seu hotel em Saint-Florent*, na Córsega, e garanta a melhor tarifa!


A sinuosa estrada para Saint-Florent - na verdade, toda estrada na costa corsa é sinuosa


Saint-Florent vista do começo do Deserto des Agriates

Tivemos uma certa sorte pra estacionar, encontramos lugar não muito longe da praia que fica localizada fora do centro, seguindo a direção pra Île Rousse, e bem no início da trilha que percorremos. Ao longo da trilha, contemplamos ao longe a cidade de Saint-Florent, cercada por colinas e emoldurada pelas águas azuis do Mediterrâneo. Não caminhamos os 11km percorridos durante nossa primeira trilha no Cabo Corsa, mas os poucos quilômetros percorridos em Saint-Florent foram graciosamente recompensados com um agradável piquenique à sombra de uma árvore e um cochilo preguiçoso antes de nos lançarmos num último mergulho no mediterrâneo azul da ilha da beleza.

Tudo sobre nossa aventura na Córsega:
Córsega, rumo à ilha da beleza
Cabo Corsa, dia I: Macinaggio e Barcaggio
Cabo Corsa, dia II: Macinaggio e Sentier des Douaniers
Córsega, dia III: Bastia
Córsega, dia IV: do litoral à montanha: praia de Palombaggia e col de Bavella

"Nossa" praia, como chamamos o cantinho escolhido pro piquenique, ficava de frente pra cidade de Saint-Florent, e estávamos ao lado de um farol que compôs perfeitamente a paisagem. E pra nossa sorte, o melhor ficou pro final: quando entramos no mar, fomos presenteados com a presença de um imenso cardume de peixes minúsculos que se movimentavam com graça e sem medo pelas águas pouco agitadas do mediterrâneo, e que reluziam a cada mínimo movimento, nos dando a impressão de estarmos diante de um manto de paetês azuis. Pra completar, em nenhum momento encontramos as graciosas e dolorosas medusas.

O dia passado em Saint-Florent só fez aumentar a certeza de que a Córsega é um destino que requer múltiplas temporadas, com diferentes pontos de partida e roteiros que agradam os mais variados interesses e gostos. O último dia completo na ilha da beleza instaurou em nós não apenas um desejo crescente de voltar rapidamente à ilha, mas somou-se também à nossa surpresa inicial face à imensa beleza natural encontrada no território corsa. E mal sabíamos nós que ainda teria mais surpresa nos aguardando no dia do nosso embarque de volta ao continente...

"Nossa" praia


Um comentário:

Tem dúvidas, sugestões ou informações complementares? Este é seu espaço! Sua dúvida pode ser a de outros, e suas sugestões certamente ajudarão outros leitores!
Comentários sem relação ao post, links de propaganda ou conteúdo ofensivos não serão publicados.