8 de mai de 2014

Receita provençal: Tian de legumes



A primavera é uma estação que renova os ânimos: depois de meses de temperaturas baixas, com os corpos cobertos por roupas pesadas, os olhos um pouco cansados de ver a paisagem com pouco - ou nenhum - verde, pouco a pouco o sol nos brinda com minutos extras no nosso dia, pequenas flores invadem os gramados e jardins, e as abelhas voltam a namorar as flores. O sol invade inclusive a sacola de feira, que a cada mês fica mais colorida e deixa os pratos saborosos. As receitas provençais combinam bem com dias ensolarados porque os legumes usados nas receitas são conhecidos por aqui como legumes do sol: cultivados sob os preciosos raios do astro-rei, são colhidos ao longo da primavera e verão, e colorem os pratos na estação mais festiva e calorosa do ano. Tomate, abobrinha, berinjela e primentão são ingredientes comuns nessa época e estão presentes nos mais deliciosos pratos provençais, como a ratatouille e o tian de legumes.


A receita do tian é simples, e o resultado é extremamente saboroso, além de leve e perfumado, como é habitualmente a culinária mediterrânea. Deixo aqui a receita de base e entre parênteses indico as adaptações que fiz, como por exemplo a redução da quantidade de azeite, pois prefiro acrescenta-lo direto no prato, pra ele não perder o sabor durante o cozimento. Os ingredientes listados preparam uma receita que serve 6 pessoas, adapte a quantidade em função do número de convives e do tamanho do apetite de cada um!

Ingredientes:
  • 5 tomates
  • 2 berinjelas
  • 3 abobrinhas
  • 3 cebolas roxas
  • 150g de queijo de ovelha (usei queijo de cabra, era o que tinha em casa)
  • azeite
  • ervas da Provença
  • orégano
  • parmesão
  • sal e pimenta do reino
Preparação:
Corte os tomates em fatias e salgue à gosto. Reserve durante 30 minutos - o tempo de preparar os demais ingredientes. Pré-aqueçao forno a 210°. Fatia as berinjelas, abobrinhas e cebolas em rodelas finas. Fatie finamente o queijo.

Disponha as fatias numa vasilha untada com azeite, intercalando fatias de berinjela, cebola, tomate e queijo, até que a vasilha esteja completamente coberta. Eu coloquei as fatias na vertical, mas elas também podem ser colocadas na horizontal. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto, ervas da Provença e parmesão ralado.

Leve ao forno a 210° por 45 minutos, depois desse tempo reduza a temperatura para 180° e deixe assar por mais 20 minutos. Sirva quente, é uma boa opção pra acompanhar grelhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem dúvidas, sugestões ou informações complementares? Este é seu espaço! Sua dúvida pode ser a de outros, e suas sugestões certamente ajudarão outros leitores!
Comentários sem relação ao post, links de propaganda ou conteúdo ofensivos não serão publicados.