Como se vestir no outono na Provença

postado em: Quatro Estações | 11
O outono é minha estação do ano favorita, mais precisamente seu início, quando a coloração das folhas perde seus tons de verde pra ganhar tonalidades amareladas, alaranjadas e avermelhadas que, emolduradas pelo céu azul que é praticamente uma constante na Provença, compõem uma paisagem cheia de contrastes que enchem nossos olhos de cores antes dos dias cinzentos chegarem. O outono só tem seu início oficial no final de setembro, dias 21 ou 22, dependendo do ano, mas em algumas regiões menos quentes o ínicio da mudança da coloração das folhas acontece antes, e essa mudança também é refletida na coloração das roupas que usamos quando o verão acaba e retomamos a rotina de escola ou trabalho depois dos meses quentes passados usando roupas leves.
Aproveite as belas cores de outono e leve para casa um registro fotográfico da sua viagem pela Provence! Saiba mais sobre meu serviço de Ensaios Fotográficos
Lago de Serre Ponçon, no caminho pros Alpes, no início de novembro

Uma coisa que aprendi nesses meus outonos por aqui desde 2010 é que surpresas podem acontecer: no outono de 2012, exatamente no dia do meu aniversário, alguns poucos floquinhos de neve resolveram marcar presença no meio da noite, enquanto no outono seguinte, no mesmo dia, fazia cerca de 23° à noite e eu usava vestido sem mangas pra comemorar mais um ano vivido. As temperaturas em outubro não passam mais dos 30°, e a queda de temperatura pode ser grande entre outubro e novembro, por exemplo.

Leia mais:
Um ponto comum entre primavera e outono é a grande variação de temperatura ao longo do dia, por isso é importante ter em mente que à noite vai ser sempre fresca e, mesmo que o sol brilhe o dia todo e a temperatura esteja super agradável, echarpe e casaco leve são indispensáveis, principalmente se o vento sopra forte, como é comum aqui na Provença – o mistral vem dos Alpes e traz o frio, vale se cobrir. Outro aspecto importante sobre o outono: costuma chover muito nessa época, por isso vale pensar em roupas e acessórios que sejam práticos para enfrentar eventuais dias chuvosos. Abaixo seguem algumas sugestões de peças para compor looks femininos de outono.
  •  Quando as temperaturas forem mais amenas, o gillet e uma echarpe são suficientes pra garantir conforto. Em caso de chuva e temperaturas mais baixas, vale ter em mãos uma jaqueta mais grossa ou um trench coat impermeável.

 

 

  •  Camisa e blusa leves são ideias pro início do outono, quando durante o dia podemos dispensar o gillet ou jaqueta. À medida que a estação avança, é vale incorporar os tricôs ao look.
  • Vestidos e saias continuam durante o outono, com uma boa meia calça o friozinho não incomoda.

 

  • Bolsas maiores são uma boa maneira de carregarmos as camadas mais quentes de roupas, que podem ser dispensadas durante o dia, mas que são importantes à noite. Pode ser uma mochila, uma bolsa estilo carteiro, o importante é ter as mãos livres!
  • A sobriedade das cores pode ser quebrada com acessórios, como o chapéu de lã – que também serve pra proteger do vento – ou a echarpe estampada.
  • Sapatos baixos para andar confortavelmente, e botinha para dias chuvosos.

11 Responses

  1. Anônimo

    Ola,
    Parabéns pelo site muito completo para quem pretende ir para Provence, estou indo para lá no dia 06/09/14 e gostaria de saber se nesta data ainda vamos conseguir ver os campos de lavando, pois sei que isso depende muito de ano para ano.
    Obrigado
    Rodrigo

  2. Natalia Itabayana

    Oi Rodrigo!

    Este ano a floração da lavanda aconteceu dentro do período esperado, e todos os campos já foram colhidos! O período em que as flores estavam mais abertinhas foi entre a última semana de junho e a segunda semana de julho no Plateau de Valensole, e até final de julho na região de Sault (que é mais elevada e tem floração um pouco mais tardia, mas a colheita foi toda feita antes do dia 10 de agosto).

    Espero que, mesmo sem ver os campos floridos, possam fazer um belo passeio pela região – o roteiro que mais gosto na rota da lavanda é Moustiers-Sainte-Marie e Gorges du Verdon, você pode ver os campos no plateau de Valensole, mesmo sem as flores é muito bonito.

    Boa viagem!

  3. Anônimo

    Oi Natalia, tudo bem?
    Estou indo para Nice no `mês de janeiro e sei que neste épocaá é inverno por lá, então, como devo me vestir? qual o casaco mais apropriado? Espero suas dicas, beijos

  4. Natalia Itabayana

    Ola!
    Em breve sai o post especifico sobre roupas no inverno, mas adianto que em Nice o frio é menos rigoroso do que em outras regiões da França, e o mistral (vento seco e frio que sopra na Provença) não sopra na Côte d'Azur! As combinações de calça, tricôs e jaquetas podem ser suficientes pra região!

  5. Anônimo

    Oi Natalia, estou indo para a Provença no início do mês de setembro (dia 08). Devo visitar Aix-en-Provence, Cassis e Marseille. Oficialmente ainda é verão, quase outono… Como você disse que às vezes algumas surpresas acontecem nessa época, minha pergunta é: devo considerar suas propostas de roupas de verão ou de outono?
    Obrigada.
    Ana.

  6. Anônimo

    Olá , estou indo para a provença dia 28/09 e ficando até o dia 07/10. vc acha que nesta épica vou pegar muito frio , chuva e ventos ?
    Será que daria para fazer passeio de barco no Gorges du Verdon ?
    agradeço a atenção
    Beatriz

  7. Natalia Itabayana

    Oi Ana!
    Pode preparar uma mala de transição, com itens estivais pra usar durante o dia, e uns casaquinhos pra cobrir à noite e bem cedo pela manhã, porque as temperaturas nesses horários estão mais amenas. Esta semana tivemos mistral soprando, os termômetros não passaram dos 30° na parte da tarde e de manhã e à noite já chegaram nos 17°. Agora voltam as grandes variações de temperatura ao longo do dia, vale até ter uma echarpe na bolsa!

  8. Natalia Itabayana

    Oi Beatriz!
    Final de setembro já é comum termos chuvinhas, outubro e novembro chove mais. O vento é difícil de prever, mas se for o mistral ele derruba consideravelmente as temperaturas, então vale pensar em roupas mais quentinhas (ao menos uma jaqueta corta vento pra garantir o conforto). Não espere temperaturas acima dos 25° pra época durante o dia, e em torno dos 15° de manhã e à noite. Normalmente tem empresas que alugam os barcos até 15 de outubro, veja a lista completa dos prestadores de serviço no lago neste link http://stecroixduverdon-tourisme.fr/activites-nautiques/

  9. Anônimo

    Natalia
    Outra pergunta , qual o melhor caminha para se ir de Nice para Moustiers Saint Marie , para ver os cânions du Verdon ? Queria ver as paisagens , ir no laco Saint Croix e depois vpou me hospedar em Moustiers.
    obrigada

    beatriz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.