3 de out de 2014

Porto, um sério caso de amor à primeira visita

Na minha primeira vinda à Europa, em 2004, Portugal foi o primeiro país onde pisei em solo europeu, o tempo de uma conexão entre Lisboa e Zurique. Mesmo sem ter saído do aeroporto, e tendo visto apenas o que a janelinha do avião nos mostra antes da aterrissagem, sabia que iria voltar pra conhecer a "terrinha". Quase dez anos depois da primeira pisada em solo português, eis que um feriado no fim de maio se mostrou a ocasião perfeita pra finalmente fazermos nossa primeira viagem à terra dos descobridores do Brasil.

Ao preparar a viagem pra Porto acabei por me dar conta de que Portugal é o quarto país onde a segunda cidade, e não a capital, é minha porta de entrada: foi assim na Suíça - conheci Zurique antes de Berna - na Itália, com a visita à Milão (ainda não conheço Roma, só Bernardo já foi lá), e o mesmo caso se aplica à Espanha, onde visitamos nossa "vizinha" Barcelona. As capitais têm seu lugar numa viagem, mas essa coincidência tem se repetido com certa frequência nos nossos roteiros, e mais recentemente dois países integraram essa listinha: Rússia e Suécia.

Mas voltemos ao Porto. A viagem aconteceu poucas semanas depois do feriado de páscoa, quando viajamos por 9 dias na Ligúria e Toscana, onde percorremos bons 1600km. Assim, escolhi um destino onde o único compromisso seja contemplar a paisagem, flanar, e o que vier de belo pelo caminho é lucro, onde não tivéssemos de nos desdobrar pra falar o idioma local ou o inglês, com bastante história, charme e boa comida, e o Porto reúne todos os critérios da lista. Eleita como principal destino europeu de 2014, a escolha da cidade pro feriado foi mais que acertada, e o tempo lindo que fez a partir do dia seguinte à nossa chegada contribui muito pra tornar esse fim de semana prolongado ainda mais especial.

Chegamos no final do dia em Porto, e fomos recepcionados por um restinho da chuva de primavera que caiu sobre a cidade ao longo do dia. O aeroporto é muito bem sinalizado, recebemos um mapa logo no desembarque e não tivemos nenhuma dificuldade em encontrar a estação de metrô, que fica dentro do aeroporto. Compramos o ticket e em pouco tempo embarcamos num vagão muito confortável e novo que nos levou até bem perto do hotel. No trajeto, os primeiros azulejos deram uma prévia do que veríamos em grande quantidade ao longo do fim de semana: as fachadas de muitas das casinhas pelas quais passamos são cobertas por azulejos, e o estilo das mesmas me transportou aos meus souvenirs de infância no interior de Minas Gerais. Não fosse o sotaque de duas amigas conversando animadas no metrô, em pouco tempo a contemplar as casinhas eu teria a certeza de ter chegado num cidadezinha mineira.

O trajeto do metrô, em parte na superfície, já serviu de prévia ao que viria pela frente: uma sucessão de belezas singelas, diferentes, com tom de nostalgia de infância. Quando nos aproximamos da cidade, o metrô ganha o subsolo, e em pouco tempo chegamos na estação próxima ao hotel onde nos hospedamos. Ao sair da estação, nos deparamos com o charmoso Jardim do Marquês de Pombal, numa praça arborizada e cercada por lojinhas que já estavam fechadas, pois chegamos no fim do dia, e restaurantes, estes começando a ficar movimentados. O mapinha que recebemos no aeroporto foi de grande serventia, e rapidamente encontramos o caminho pro nosso hotel, numa rua calma não muito longe da movimentada rua da Constituição.

Depois de 15 minutos de caminhada em que eu tentei resistir o quanto pude ao impulso de fotografar todos os azulejos que revestem as fachadas dos edifícios, chegamos no endereço onde passamos os 4 dias em Porto, e tocamos a campainha, seguindo a instrução que constava na porta da recepção. Em pouco tempo, um simpático senhor nos recebe e, após perguntar nosso nome, exclama: "ah, o casal de brasileiros! Bem-vindos, aqui é vossa casa". Depois de nos explicar as regras da pousada e nos entregar as chaves pro quarto, acrescentou: "tenho idade pra ser avô de vocês, se me permitirem, os tratarei como meus netos". Pra quem está a 8 mil quilômetros de distância do avô, isso é um afago e tanto. Foi assim que o Porto abriu suas portas pra gente, e que seu João nos recebeu no seu simples, estabelecimento, porém muito limpo e arrumado, o *Residencia Vale Formoso*. Tratamos de nos instalar no nosso quarto e não tardamos a sair pra jantar nos arredores mesmo, pois o dia seguinte prometia muita caminhada pela cidade invicta.

Veja aqui uma lista completa de opções de *hospedagem em Porto* e faça sua reserva com as melhores tarifas e possibilidade de cancelamento gratuito. Recebemos uma pequena comissão, que não interfere no valor final da sua tarifa e nos ajuda a manter o blog.

5 comentários:

1. Nat, o que eu tirei de foto de azulejo no Porto dava pra imprimir um livro : )

Respostas
    1. Eu fiz um bocadinho de fotos de azulejos, e em breve elas vão enfeitar a parede aqui de casa! Eles são irresistíveis, né?

Excluir
  2. Ahhh... o Porto!
    Nossas impressões da cidade foram exatamente as mesmas. Também me imaginei voltando pra minha querida Minas Gerais.
    Que cidade linda! Que povo simpático! Muito amor pelo Porto e Portugal.

Respostas
    1. Sai do Porto com a melhor das impressões de Portugal, e mal espero a proxima oportunidade pra escapulir pra la, ainda ha tanto o que ver na cidade e em seus arredores! Quero correr a meia maratona do Vale do Douro, visitar as vinicolas da região como se deve, ouvir mais historias de familia nas cidadezinhas. Um país lindo com povo acolhedor!

Excluir
  3. Ahhh... esse TVR aí sou eu: o Tiago, do Rotas Capixabas. :)

ResponderExcluir

Estarei de férias no período de 27/04/2017 a 12/05/2017, os comentários feitos nesse período podem demorar mais que o normal para serem respondidos.

Tem dúvidas, sugestões ou informações complementares? Este é seu espaço! Sua dúvida pode ser a de outros, e suas sugestões certamente ajudarão outros leitores!
Comentários sem relação ao post, links de propaganda ou conteúdo ofensivos não serão publicados.