9 de nov de 2014

Calendário do Advento: contagem regressiva até o Natal


"Já podemos montar a árvore de Natal?". A pergunta foi feita no dia 1 de novembro, e não foi uma criança que o fez, mas um adulto, que adora o período natalino. Respondi que podemos começar a decorar a casa depois do dia de finados, e aos poucos a decoração começa a sair da caixinha. Se a ansiedade com a proximidade das festas de fim de ano se faz presente em um adulto, imagine gerenciar o mesmo sentimento nos pequenos que, dependendo da idade, mal conseguem entender o passar o tempo? Como acalmá-los até a famigerada chegada do papai noel? Os alemães encontraram uma solução genial.


O calendário do advento é mais uma tradição natalina alemã que se expandiu pela Europa, uma excelente forma de esperar pelo bom velhinho. O princípio é simples: são 24 presentinhos guardados no calendário, abertos um a cada dia, durante os 24 dias que antecedem o Natal. É comum ter calendários com chocolate nas lojas e supermercados, ou só o calendário vazio é vendido, assim podemos escolher diferentes presentinhos pra acalmar a ansiedade da espera natalina. Em 2013, presenteamos nossa sobrinha com um calendário recheado de brinquedinhos: marionetes de dedo e bonequinhos. Foi a forma que encontramos de estarmos presentes durante o período, já que passamos natal por aqui mesmo.


O calendário que escolhemos e alguns dos presentinhos
Quando os calendários surgiram, ainda no século XIX, eles continham mensagens religiosas. Aos poucos as variações com presentes surgiram, e no início do século XX aconteceu a edição dos primeiros calendários do advento, em Munique, até que em meados do século passado teve início a comercialização dos calendários com chocolates, que são grande sucesso entre crianças e adultos (saiba mais sobre a história do calendário no post que minha amiga Michelle escreveu no blog dela). Já vi calendários com maquiagem, produtos de beleza, brinquedos, enfim de tudo quanto é jeito! 

Comecei a separar algumas imagens pra decoração natalina no Pinterest, clique aqui pra ver todas (aproveita pra seguir a gente por lá também!). A ideia mais legal que encontrei de calendário do advento é com o tema de viagens: os presentinhos foram embrulhados em mapas, e colocados dentro de uma malinha de viagem! Pra mais fotos e instruções, visitem o blog Let's be creative! (escrito em alemão e inglês), tem muitas ideias legais pra inspirar quem gosta de trabalhos manuais e tem criatividade de sobra!

Foto: Let's be creative!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem dúvidas, sugestões ou informações complementares? Este é seu espaço! Sua dúvida pode ser a de outros, e suas sugestões certamente ajudarão outros leitores!
Comentários sem relação ao post, links de propaganda ou conteúdo ofensivos não serão publicados.