Como se vestir no inverno na Provence

postado em: Quatro Estações | 2

Como se vestir no inverno

A pergunta mais frequente para quem pretende viajar durante os meses de frio europeu é como se vestir no inverno? Dia desses li uma frase que me parece apropriada pro inverno: não existe frio, mas roupa inadequada. Posso dizer que já verifiquei os dizeres e depois de algumas dicas de colegas consegui encontrar os itens indispenáveis pra garantir o conforto e não sucumbir ao frio do inverno europeu.
Veja alguns destinos pra curtir o inverno europeu

O que fazer na Provence no inverno

 

Natal em Carpentras: Festival “Noëls Insolites” 

Tradições de Natal na Provence

Esqui nos Alpes franceses: Serre Chevalier Vallée

Chamonix-Mont-Blanc

Esqui em Val d’Allos: nascente do rio Verdon

Estação de esqui Alpe d’Huez e a pista preta mais longa da França

Veneza no inverno

Sejamos francos, frio é bem ameno aqui na Provença comparado com outros pontos da França e Europa. Mas vale lembrar que temos um fator climático que não pode ser negligenciado : o vento mistral, que gela os ossos quando sopra, e derruba a sensação térmica, que por vezes atinge valores negativos, mesmo quando o termômetro continua acima de 0°C.

 

Proteja as extremidades

A chave do sucesso pra não passar frio no inverno europeu é proteger as extremidades. Além de completar o look com bom casaco, a proteção pras extremidades do corpo (mãos, cabeça, pés) é essencial. Um gorro de lã forrado com tecido flanelado (pois sem forro o vento entra), luvas que esquentem e também protejam contra o vento e nos pés uso sempre palmilhas de lã, optando por sapatos mais frouxos. Nada de espremer os pés com meias grossas, é importante que tenhamos mobilidade nos dedos, por isso vale pensar num tamanho de calçado um número maior que o habitual.
Outra opção são botas e calçados forrados, que dispensam uso de palmilhas ou meias grossas. O modelo do casaco depende muito do estilo de cada um, mas em se tratando de viagens durante o inverno, e quando frio nao é algo comum no dia a dia, acho que vale privilegiar um casaco impermeável, que pode ser usado tanto em tempos de chuva quanto em dias com vento ou neve – que é mais raro aqui em Aix-en-Provence, mas é melhor garantir proteção que seja valida pra todos os destinos onde os floquinhos sejam frequentes, como nas montanhas.

Para crianças pequenas, as luvas inteiras – sem separação entre os dedos – são as mais eficazes. Podemos prendê-las ao casaco usando um pedaço de barbante pra evitar perdas, e algumas vem com um elástico pra colocar no punho.

Camadas importantes: poucas e eficazes

Como frequentamos lugares com aquecimento, usar muitas camadas só faz a gente ter mais peças de roupa pra tirar quando entra, e vestir quando vai sair, sem falar no volume desnecessário que acaba-se por transportar na bagagem. O ideal pra enfrentar o inverno é ter um casaco bom, uma blusa de lã e apenas uma camiseta ou camisa por baixo, de preferência de tecido tecnólogico que retém o calor do corpo.

Roupas de algodão não são boa escolha pra ficar junto ao corpo pois em contato com nosso suor elas tendem a se manter molhadas e não nos esquentam, só nos deixam com mais frio.  As doudounes são casacos impermeáveis e bem quentes, mas bem quentes mesmo, dá pra usar um vestido com uma malha simples por baixo; e meias-calças quentes, tipo térmicas.

Pra quem sente muito frio nas pernas é melhor optar pelos modelos longos de casaco, e quem suporta bem o frio nas pernas ou opta por usar uma segunda pele pode optar pelo modelo curto. O importante é proteger bem peito e costas, mas ter as extremidades quentes porque é por elas que perdemos mais calor, e mãos no bolso pra ficarem bem quentinhos.

Outra peça coringa na mala de inverno é um colete, que pode ser impermeável e forrado, como a doudoune, ou ainda em polar, como se encontra em lojas de esporte. Por ser menos volumoso, é uma boa opção para viagens em temperaturas mais brandas, durante a meia estação ou ainda, para quem é pouco friorento.

Proteção para partes expostas do corpo

Além das roupas, os cremes e protetores labiais são importantes não só pra hidratar, mas pra formar uma camada de óleo na pele que ajuda a nos manter quentinhos. Tenha sempre em mãos protetor labial e creme pro rosto e mãos próprios pro inverno, é só dar um pulo na primeira farmácia no caminho e encontra-se os produtos com muita facilidade.
Gosto muito de usar nas bochechas e lábios um protetor pra bebês e crianças da Mustela (o mesmo que uso no Vic) e também usamos creme hidratante da Weleda à base de calêndula pra hidratar o rosto (além de formar um película protetora, também funciona como cicatrizante caso o frio tenha castigado muito a pele). Quando vamos pra montanha, usamos protetor labial com filtro solar 50, que garante tanto a proteção contra o frio como do sol, que na montanha queima muito a pele!
No mais, um bom vinho quente ou um crepe bem quentinho ajudam também!

Inverno em Aix-en-Provence

As temperaturas em Aix-en-Provence durante os meses de inverno não são extremas e costumam ficar na casa dos graus positivos, mas a sensaçao térmica pode baixar de zero. As médias pros meses de dezembro, janeiro e fevereiro ficam na casa de 0°C pra temperatura mínima, e as máximas chegam aos 12°C. O pico gelado que pegamos por aqui foi num dia de mistral muito forte, com rajadas por volta dos 150km/h, o termômetro do carro marcava -16°C, mas essa não é a regra, e sim um evento isolado – e congelado na memória.
 

 

Fevereiro de 2012

 

 
 

2 Responses

  1. Milena F.

    Gosto muito das palmilhas de lã (ou de couro mesmo), o importante é ter uma outra barreira entre o calçado e os pés, ainda mais para quem estah turistando e passa muito tempo na rua e em pé. Como você disse, cachecol e gorro são fundamentais! Andei doente ha duas semanas e tenho certeza que foi pq não estava usando gorro. O frio entrava pelas orelhas enquanto eu esperava meu trem para voltar para casa. Agora não saio sem e é um outro conforto, outra sensação essa de estar com as orelhas quentinhas!

  2. Natalia Itabayana

    Vou confessar que tenho um tico de dificuldade em usar gorro, uso uma bandana quando corro pra proteger as orelhas porque praticamente todo ano tenho uma otite (nessa idade!), mas cachecol, luvas e as palmilhas de lã são indispensaveis pra mim! Vou tricotar umas bandanas pra esse fim de inverno e espero usar mais no proximo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.