Retrospectiva 2014

postado em: Vida na França | 6
O ano de 2014 foi pouco movimentado aqui no blog em relação a 2013, foram publicados 55 posts, contra 64 no ano passado, o que não significa que viajamos pouco por aqui, ao contrário. Em contrapartida, batemos recordes de audiência: foram 107.542 visitantes ao longo do ano, sendo 70.204 visitantes únicos, e 212.771 visualizações de página. Merci, merci e merci a todos que passaram por aqui, que chegaram pela primeira vez ao blog ou que já são habitués e sempre marcam presença, mesmo sem deixar comentários. 

Começamos o ano fazendo dois passeios muito especiais: passamos dois dias em Milão em janeiro, e no mesmo mês aproveitamos as pistas da estação de Serre Chevalier, que fica numa região termal dos Alpes, cheia de atrações deliciosas pós-esqui. Essa viagem foi legal porque marcou minha primeira descida numa pista vermelha, e a primeira vez que consegui acompanhar Bernardo na montanha. 

O mês de fevereiro foi particularmente especial: além de ser o aniversário do Bernardo, foi exatamente nesse dia que comecei a trabalhar aqui. Depois de dois anos no mestrado pra validar meu diploma, voltei ao mercado de trabalho, exercendo minha profissão. Por isso, o ritmo de publicações diminuiu, e o único post do mês foi sobre nosso fim de semana em Lyon com a família.  


Em março voltamos aos Alpes pra esquiar, na estação de Alpe d’Huez, e descemos a pista preta mais longa do mundo, com 16km, num vale de beleza espetacular – valeu e muito enfrentar o medo, a visibilidade ruim no início da pista e o vento gelado. Foi também em março que subimos mais uma vez a montanha Sainte Victoire, aqui em Aix-en-Provence, um passeio divertido entre amigos, e desfrutamos de uma vista da região e dos Alpes, pois o céu estava muito limpo no dia e a visibilidade era excelente. 


Abril foi o desfecho da temporada de esqui, com um dia divertido na estação de Val d’Allos, onde fica a nascente do rio Verdon – aquele mesmo, das Gorges du Verdon, o desfiladeiro mais famoso da França. Esquiamos na nascente do rio onde costumamos aproveitar dias quentes de verão, e ainda visitamos Colmars-les-Alpes, um vilarejo muito charmoso no fim de um dia que foi muito legal. 


Em maio fizemos duas viagens, aproveitando o mês que mais tem feriados por aqui: primeiro fomos à Itália percorrer as trilhas de Cinque Terre e conhecer a Toscana, numa viagem de carro que durou 9 dias. No fim do mês fomos à Portugal descobrir os encantos do Porto, nosso primeiro destino na terrinha – e nos apaixonamos perdidamente pela cidade invicta. Ainda no mês de maio fizemos uma trilha muito legal aqui na Provença, entre os vilarejos de Sivergues e Buoux, o vilarejo do fim do mundo.  


Junho foi um mês dedicado à França: visitamos a cidade de Sisteron, que sempre me chama atenção no caminho pros Alpes; e aproveitamos um domingo nublado pra visitar o museu de história natural de Marseille. Fechamos o mês com um pulinho em Paris, onde aproveitamos a festa da música e ainda encontramos a Renata Inforzato, do blog Direto de Paris, e a Milena Fischbourn do Viver plenamente Paris. Adoro encontrar pessoalmente pessoas que acompanho pelos blogs! 


Julho, mês em que o maior símbolo da Provença aflora: a lavanda colore os campos de roxo e perfuma a região. Aproveitamos pra conhecer dois novos lugares onde ela é cultivada: Bonnieux e Sault, a capital da lavanda. No caminho pra Sault ainda fizemos uma parada em Saint-Saturnin-lès-Apt, um vilarejo pra lá de encantador. 


Em agosto percorremos a rota do vinho pra conhecer a festa de Châteauneuf-du-Pape, aprendemos a cozinhar a bouillabaisse, o prato típico marselhês com um autêntico filho da cidade, e ainda fomos explorar o norte da Europa no Tour Viking


O ritmo do blog diminuiu em setembro, mas meu pique pra corridas não foi afetado e encarei mais uma meia maratona, desta vez em Marseille, num trajeto belíssimo que rendeu um roteirinho bacana que pode ser feito num fim de semana na cidade. Foi também um mês pra conhecermos mais uma atração da Provença: Pont du Gard, o maior aqueduto romano ainda de pé. 


Em outubro voltamos à Munique, fora da Oktoberfest, pra comemorar meu aniversário e visitar amigos, além de explorar um pouquinho a bela região da Bavária. O clima natalino começou a aparecer por aqui, e uma das tradições mais legais da Provença são os santons, bonecos de barro que são excelentes lembranças de viagem – por falar nelas, quais as suas preferidas? As minhas estão neste post


O mês de novembro só não foi mais devagar em publicações que fevereiro, mas consegui falar sobre uma tradição natalina interessante: o calendário do advento. E ainda conseguimos dar um pulinho no delicioso salão do vinho e da gastronomia de Marseille, que também tem uma edição no mês de março. Pra fechar o mês, participei de um ateliê de cozinha provençal, e o menu é uma boa sugestão pras festas de fim de ano. 


Iniciei dezembro com uma retrospectiva dos 14 pôres do sol mais especiais de 2014. O mês ainda marcou nosso retorno às pistas de esqui, com Serre Chevalier e Vars.  


2014 foi um ano extremamente movimentado, e faltou tempo pra compartilhar tantas viagens por aqui, mas pelo perfil do blog nas redes sociais (principalmente FacebookInstagram e Google+) consegui dar uma prévia do que ainda vai vir pela frente – porque sim, os posts sobre toooodas as viagens de 2014 ainda serão publicados, tenham certeza! Tardo, mas não falho! Enquanto os posts não vem, algumas das fotos de viagens e passeios estão logo abaixo!

Agradeço desde já a companhia de todos e desejo um 2015 cheio de viagens, realizações de sonhos e coisas boas !

Oslo, Noruega

Prefeitura de Oslo, Noruega

Prefeitura de Oslo, onde acontece a cerimônia do Nobel da Paz
Porto de Bergen, antiga capital norueguesa
Estocolmo

 

Igreja da Ressurreição, conhecida como igreja do Salvador do Sangue Derramado, São Petersburgo, Rússia

Tallinn, Estônia
Vieux Port, Marseille, no dia da meia maratona
Martigues, conhecida como “Veneza provençal”
Parque la Torse, Aix-en-Provence, durante o outono

Tour Fondue, Presqu’île de Giens,  Hyères
Palácio Mirabell, Salzburg, Áustria
Garmisch-Partenkirschen, Alemanha. Cidade onde nasceu o autor de “A história sem fim”
Vars, 13 de dezembro, fim de semana de abertura da estação na temporada 2014-2015
Campo Belo, Minas Gerais, cidade onde passava férias durante minha infância

Praia da Costa, Vila Velha, Espírito Santo

Santuário de São José de Anchieta, onde Bernardo nasceu e foi batizado.

6 Responses

  1. Larissa Pastri

    Olaa Nathalia. Estou amando conhecer cada pedacinho do seu blog, suas fotos são apaixonantes! Obrigada por compartilhar isso conosco.
    Estarei passando de 8 a 10 dias na França em Abril, vindo da Suíça e indo para a Espanha. Estou loucamente apaixonada pela ideia de conhecer a região Provençal! Vc poderia me ajudar a montar um roteiro sem deixar de lado alguns dias em Paris? Muito obrigada!!

  2. Maria Lúcia P. de Souza

    Salut, Nathalia!

    Conheci seu blog no final do ano passado e o tenho acompanhado como um romance! Além de você escrever de uma forma muito simpática, suas dicas são ótimas!
    Irei para a França no finalzinho de maio, ficarei 25 dias. O primeiros em Paris, depois um tempo maior na Provença e ao final quero conhecer Saintes Maries de la Mer. Se você tiver alguma dica especial, vou acatá-la com muito carinho.
    Gratidão.

  3. gersonfer

    Olá , conheci seu blog em maio/2015. Estou na Provence há 25 dias e percorri todas as indicações de seu blog na Provence. Parabéns pelo seu belo trabalho em nos proporcionar estas informações tão esclarecedoras. Muito obrigado. Um grande abraço !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.