7 de fev de 2016

Biscoito provençal de flor de laranjeira



Os biscoitinhos de flor de laranjeira em forma de barquinha (navette, em francês) são uma das guloseimas típicas da Provença, e sua história é relacionada ao cristianismo. Enquanto a França celebra a Chandeleur - a festa da Candelária, data que marca a apresentação do menino Jesus no templo - degustando crepes, como contei no post sobre a festa dos crepes, na Provença o quitute da data são os biscoitinhos criados na abadia de São Victor, em Marselha.

O formato de barquinha não é mero acaso: ele remete à chegada na região de santa Maria Madalena, acompanhada de outros santos fugidos de Jerusalém depois da crucificação de Jesus. Eles teriam sido  trazidos numa barquinha que acabou por acostar no litoral provençal, na cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, e santa Maria Madalena acabou indo encontrar refúgio numa gruta a uma centena de quilômetros à leste dali, na montanha Sainte Baume (baume em provençal significa gruta). Os links acima levam pros posts onde conto mais sobre a história da santa padroeira da Provença.

Sem mais delongas, vamos à receitinha do biscoito testada e aprovada por aqui - inclusive por amigos franceses que degustaram sem moderação e adoraram! A receita original em francês pode ser consultada neste link.

Ingredientes:


  • 500g de farinha de trigo
  • 200g de açúcar refinado
  • 2 ovos
  • 6 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 3 colheres de sopa de aroma de flor de laranjeira
  • 1 pitada de sal
  • raspas de casca de laranja (opcional, não usei porque não tinha laranja em casa, mas quando usar volto aqui e atualizo o post)
  • um pouco de leite pra pincelar os biscoitos (também não usei porque não tenho leite em casa)

Preparo:


Não tenho batedeira, então usei um fouet manual e pus os bracinhos pra trabalhar, mas se usar batedeira, use a velocidade mais baixa em todas as etapas. Misture os ovos e o açúcar até homogeneizar. Acrescente em seguida o azeite, o aroma de flor de laranjeira, a pitada de sal e as raspas de casca de laranja e misture novamente até homogeneizar. Acrescente aos poucos a farinha peneirada e misture até formar uma bola com a massa. Deixe descansar por 1 hora (eu cubro com um pano). Fazer rolinhos de cerca de 10cm e apertar as pontas, pra ficar tipo bisnaguinha (igual na foto acima), e fazer um corte no meio da massa. Levar ao forno pré-aquecido a 180° por 20 minutos. Deixar esfriar antes de servir. Pra conservar o crocante, guardar num pote bem fechado. É delicioso acompanhado de café ou chá. Quem testar a receita depois me conta nos comentários! Bon appétit !

Navette de flor de laranjeira da Four des Navettes, fundada em 1781
Quem for à Marseille e tiver um tempinho, vale degustar as navettes no Four des Navettes, que fica na frente da Abadia Saint Victor, no Vieux Port, e aproveitar pra visitar a abadia também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUERIDOS LEITORES

Os comentários estão provisoriamente fechados pois trabalhamos na migração do blog. Por favor, envie sua pergunta para contato@destinoprovence.com

Agradeço a compreensão.

Natalia Itabayana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.