20 de abr de 2016

Lavanda mundo afora

Lavanda pra muitra gente é sinônimo de Provença, já que a região é mundialmente conhecida por seus campos roxinhos e perfumados que se estendem em paisagens belíssimas que atraem milhares de visitantes todos os anos. Mas nem toda a produção mundial de lavanda se concentra na região: 90% dessa produção é encontrada por aqui, mas e os demais 10% dessa produção, onde encontrar? Alguns colegas blogueiros mostram pra gente onde podemos encontrar lavanda fora da Provença, e os destinos surpreendem e deixam com vontade de ser uma abelhinha pra percorrer esses campos do "ouro azul" mundo afora.

Purple Haze Lavender Farm, Washington State, Estados Unidos. Foto: Adriane Raduenz 

Washington Lavender Farm? Washington State, Estados Unidos. Foto: Adriane Raduenz 

Estados Unidos

A Luciana Misura mora em Austin, nos Estados Unidos, e escreve o blog Colagem, e nele tem um post sobre campos de lavanda perto de Seattle, um passeio feito pela Adriane Raduenz, que mostra pra gente que a região tem muito mais que o clichê de que só chove por lá (vale seguir a Adriane no snapchat : adriradu e o marido dela também thalesc.com, o casal mora há 15 anos por lá e faz muitos passeios mostrando paisagens maravilhosas). Visite o blog da Luciana pra ler o relato do passeio da Adriane pelos campos de lavanda nos Estados Unidos. Eu particularmente me encantei pelos tons de roxo da Purple Haze farm!

Inglaterra

A terra da rainha também tem seus pontinhos roxos enfeitando suas belas paisagens campestres - me apaixonei com as paisagens rurais inglesas quando estive lá e fiz um bate e volta ao Stonehenge. O período de floração é similar ao período provençal: meados de junho, com pico de floração em julho. Quem leva a gente pra conhecer o Mayfield Lavender é a Liliana Stahr que escreve o excelente Catálogo de Viagens, e a Heloisa Righetto também contou sobre o passeio no Aprendiz de Viajante. Pelas fotos das meninas o cultivo é de lavanda verdadeira (Lavandula angustifolia), que aqui na Provença é cultivada principalmente nos arredores de Sault, a capital da lavanda. Mais um motivo pra voltar com urgência à Inglaterra!


Mayfield Lavender, Inglaterra. Foto: Liliana Stahr

Mayfield Lavender, Inglaterra. Foto: Liliana Stahr
Mayfield Lavender, Inglaterra. Foto: Heloisa Righetto

Mayfield Lavender, Inglaterra. Foto: Heloisa Righetto

Leia todos os posts publicados aqui no blog sobre a Rota da Lavanda 


Nova Zelândia

O hemisfério sul também tem localidades propícias pro plantio de lavanda, e o Oscar mostra que a Nova Zelândia é realmente um país surpreendente, bem além da terra dos hobbits e ovelhas. A floração da lavanda por lá acontece entre dezembro e março, e a fazenda que ele visitou é um charme, a proprietária transformou em negócio uma paixão sua, e ainda tem preocupação com o meio ambiente pois o cultivo é orgânico (as abelhas agradecem!). Leia mais sobre a fazenda Ben Lomond e veja mais fotos encantadoras no blog Viajoteca.

Ben Lomond Lavender Farm em Queenstown, Nova Zelândia. Foto: Oscar Risch

Ben Lomond Lavender Farm em Queenstown, Nova Zelândia. Foto: Oscar Risch

Brasil

A Provença ta muito longe, mas a vontade de ver lavanda é grande? No sul do Brasil tem! Le Jardin é um parque de lavanda que também comercializa produtos da flor roxinha e também é ornamentada por outras flores ao longo do ano. A floração da lavanda por lá acontece entre setembro e novembro, mas o perfume e produtos são comercializados o ano todo na lojinha. A visita ao jardim é gratuita, como contaram a Gabi Pizzato no blog Devaneios de Biela e a Susana Spotti no Viaje Simplesmente.

Le Jardin Parque de Lavanda, Gramado, Brasil. Foto: Gabi Pizzato
Le Jardin Parque de Lavanda, Gramado. Foto: Gabi Pizzato

Le Jardin Parque de Lavanda, Gramado. Foto: Susana Spotti

Le Jardin Parque de Lavanda, Gramado. Foto: Susana Spotti

Ainda no Brasil, na cidade de Cunha, estado de São Paulo, também é possível visitar campos de lavanda, e muitos relatos de colegas blogueiros foram publicados sobre esse passeio perfumado:

Debora do blog Gosto e Pronto
Liliane e Jader no blog Roteiros já li
Ana Christ no blog Nativos do mundo
Fernanda Del Giudice no blog Por onde Andamos
Juliana Almeida Rios do blog July pelo Mundo
Sonia e Caio do blog Coisos on the go


Todas as fotos que ilustram este post foram usadas com a devida autorização dos autores.

Conhece outros campos ou fazendas de lavanda pelo mundo? Conta pra gente nos comentários!



6 comentários:

  1. ficou demais esse post!!! muito bacana mesmo! obrigada por incluir a gente, Nat! Quando fui a jersey descobri q tem uma fazendo de lavanda lá tbem, mas acabei nao visitando.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela menção ao post da fazenda em Queenstown ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei seu blog! estou pesquisando sobre a região, vou viajar com 3 amigas para o sul da França início de agosto, e gostaria se saber os dias certos das colheitas de lavanda... vc falou em outro post que vão de 15 de julho a 15 de agosto... como faço para saber os dias certos? tem algum site q posso pesquisar? obrigada!! Carolina

    ResponderExcluir
  4. Oi, Natalia! Recentemente descobri que tem uns campos super lindos em Cunha, interior de São Paulo. Minha família esteve lá e adorou! Vou viajar pela Provence por 10 dias agora no final do mês e seu blog tá sendo super importante nas pesquisas. Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Tem em Bariloche. Nas estradas. É lindo demais.

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de post! Já quero ir à todos! :)
    Beijinhos,
    Ana Christ

    ResponderExcluir

QUERIDOS LEITORES

Os comentários estão provisoriamente fechados pois trabalhamos na migração do blog. Por favor, envie sua pergunta para contato@destinoprovence.com

Agradeço a compreensão.

Natalia Itabayana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.