Lavanda mundo afora

postado em: Lavanda | 7
Lavanda pra muita gente é sinônimo de Provence, já que a região é mundialmente conhecida por seus campos roxinhos e perfumados a perder de vista. Esses campos atraem milhares de visitantes todos os anos ao sul da França no período de floração. Mas nem toda a produção mundial de lavanda se concentra na região francesa: é possível encontrar lavanda inclusive no Brasil! Alguns colegas blogueiros mostram pra gente onde podemos encontrar lavanda fora da Provence, e os destinos surpreendem e deixam com vontade de ser uma abelhinha pra percorrer esses campos do “ouro azul” mundo afora.
Purple Haze Lavender Farm, Washington State, Estados Unidos. Foto: Adriane Raduenz 

Washington Lavender Farm? Washington State, Estados Unidos. Foto: Adriane Raduenz

Estados Unidos

A Luciana Misura mora em Austin, nos Estados Unidos, e escreve o blog Colagem, e nele tem um post sobre campos de lavanda perto de Seattle, um passeio feito pela Adriane Raduenz, que mostra pra gente que a região tem muito mais que o clichê de que só chove por lá (vale seguir a Adriane no snapchat : adriradu e o marido dela também thalesc.com, o casal mora há 15 anos por lá e faz muitos passeios mostrando paisagens maravilhosas). Visite o blog da Luciana pra ler o relato do passeio da Adriane pelos campos de lavanda nos Estados Unidos. Eu particularmente me encantei pelos tons de roxo da Purple Haze farm!
Outro lugar onde se pode ver lavanda nos Estados Unidos fica no Hawai, em Maui! A dica é da Lucia Malla, que visitou uma fazenda de lavanda em Maui e contou tudo no seu blog!

Inglaterra

A terra da rainha também tem seus pontinhos roxos enfeitando suas belas paisagens campestres – me apaixonei com as paisagens rurais inglesas quando estive lá e fiz um bate e volta ao Stonehenge. O período de floração é similar ao período provençal: meados de junho, com pico de floração em julho. Quem leva a gente pra conhecer o Mayfield Lavender é a Liliana Stahr que escreve o excelente Catálogo de Viagens, e a Heloisa Righetto também contou sobre o passeio no Aprendiz de Viajante. Pelas fotos das meninas o cultivo é de lavanda verdadeira (Lavandula angustifolia), que aqui na Provença é cultivada principalmente nos arredores de Sault, a capital da lavanda. Mais um motivo pra voltar com urgência à Inglaterra!
Mayfield Lavender, Inglaterra. Foto: Liliana Stahr
Mayfield Lavender, Inglaterra. Foto: Liliana Stahr
Mayfield Lavender, Inglaterra. Foto: Heloisa Righetto
Mayfield Lavender, Inglaterra. Foto: Heloisa Righetto

Leia todos os posts publicados aqui no blog sobre a Rota da Lavanda

Nova Zelândia

O hemisfério sul também tem localidades propícias pro plantio de lavanda, e o Oscar mostra que a Nova Zelândia é realmente um país surpreendente, bem além da terra dos hobbits e ovelhas. A floração da lavanda por lá acontece entre dezembro e março, e a fazenda que ele visitou é um charme, a proprietária transformou em negócio uma paixão sua, e ainda tem preocupação com o meio ambiente pois o cultivo é orgânico (as abelhas agradecem!). Leia mais sobre a fazenda Ben Lomond e veja mais fotos encantadoras no blog Viajoteca.

 

Ben Lomond Lavender Farm em Queenstown, Nova Zelândia. Foto: Oscar Risch

 

Ben Lomond Lavender Farm em Queenstown, Nova Zelândia. Foto: Oscar Risch

Brasil

A Provença ta muito longe, mas a vontade de ver lavanda é grande? No sul do Brasil tem! Le Jardin é um parque de lavanda que também comercializa produtos da flor roxinha e também é ornamentada por outras flores ao longo do ano. A floração da lavanda por lá acontece entre setembro e novembro, mas o perfume e produtos são comercializados o ano todo na lojinha. A visita ao jardim é gratuita, como contaram a Gabi Pizzato no blog Devaneios de Biela e a Susana Spotti no Viaje Simplesmente.

 

Le Jardin Parque de Lavanda, Gramado, Brasil. Foto: Gabi Pizzato
Le Jardin Parque de Lavanda, Gramado. Foto: Gabi Pizzato

 

Le Jardin Parque de Lavanda, Gramado. Foto: Susana Spotti
Le Jardin Parque de Lavanda, Gramado. Foto: Susana Spotti

 

Ainda no Brasil, na cidade de Cunha, estado de São Paulo, também é possível visitar campos de lavanda, e muitos relatos de colegas blogueiros foram publicados sobre esse passeio perfumado:
Debora do blog Gosto e Pronto
Liliane e Jader no blog Roteiros já li
Ana Christ no blog Nativos do mundo
Fernanda Del Giudice no blog Por onde Andamos
Juliana Almeida Rios do blog July pelo Mundo
Sonia e Caio do blog Coisos on the go
Todas as fotos que ilustram este post foram usadas com a devida autorização dos autores.

 

Conhece outros campos ou fazendas de lavanda pelo mundo? Conta pra gente nos comentários!

7 Responses

  1. Helô Righetto

    ficou demais esse post!!! muito bacana mesmo! obrigada por incluir a gente, Nat! Quando fui a jersey descobri q tem uma fazendo de lavanda lá tbem, mas acabei nao visitando.

  2. Anônimo

    Olá, adorei seu blog! estou pesquisando sobre a região, vou viajar com 3 amigas para o sul da França início de agosto, e gostaria se saber os dias certos das colheitas de lavanda… vc falou em outro post que vão de 15 de julho a 15 de agosto… como faço para saber os dias certos? tem algum site q posso pesquisar? obrigada!! Carolina

  3. Carol Alves

    Oi, Natalia! Recentemente descobri que tem uns campos super lindos em Cunha, interior de São Paulo. Minha família esteve lá e adorou! Vou viajar pela Provence por 10 dias agora no final do mês e seu blog tá sendo super importante nas pesquisas. Bjinhos

  4. Sonia (Coisa)

    Provavelmente o post mais cheiroso do blogosfera! 🙂
    Quero ir e todos esses lugares, descobrir os novos e repetir os que já fui. Ah, e obrigada por citar a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.