Museu Estienne de Saint Jean (antigo museu du Vieil Aix)

postado em: Aix-en-Provence | 0
Há quase quatro anos, sempre que vou flanar no centro da cidade, fico atenta às belas portas dos edifícios antigos, principalmente os “hôtels”, que são casarões particulares e datam do século XVII e XVIII principalmente, e que abrigavam uma família da aristocracia. Também fico atenta às placas explicativas que encontramos em frente à muitos desses edifícios. E aproveitando um tempinho livre acabei passando por uma porta que há tempos encontro fechada, mas que tive a sorte de ver aberta desta vez: a porta do museu Estienne de Saint Jean, antigo museu du Vieil Aix, ou Velho Aix.

Entrei como quem não quer nada – na verdade, eu queria mesmo era saber o que tinha atrás daquela porta que finalmente encontrei aberta. Na primeira sala, bastante ampla e com pé direito à perder de vista (minha péssima noção espacial não me permite estimar a altura do pé direito) encontrei uma maquete, uma mesa vazia, uma escadaria que leva pro andar superior, e à esquerda uma outra porta igualmente aberta. Ao passar pela segunda porta, um funcionário me recebe com muita cordialidade, e pergunta se eu estava ali para visitar o museu. Diante da minha resposta afirmativa, ele então diz: fique à vontade, a visita é gratuita. Prova de que eu não tinha me preparado nem um pouco para a visita pode ser vista nas fotos, todas tiradas com celular.
Ele me entregou um folheto explicando a história do museu: o casarão foi doado por sua antiga proprietária, Estienne de Saint Jean, à cidade de Aix e a única condição que a donatária impôs à cidade foi que o edifício deveria abrigar um museu, e parte do acervo foi igualmente doado por Estienne na ocasião. O salão de entrada do museu é bem amplo e abriga uma bela coleção de faiença, a porcelana branca com motivos florais fabricada principalemente no vilarejo de Moustiers-Sainte-Marie, um dos mais belos da França, e também em Allemagne-en-Provence.

Faiença, cerâmica branca típica 

Além das peças em porcelana, o salão também abriga os santons, bonecos de barro cozido típicos da Provença e muito usados durante a época natalina na decoração dos presépios. Outras duas grandes vitrines com bonecas em estilo Maria Antonieta e decorações de casa de bonecas também podem ser vistas nesta sala. Antes de passar para a segunda grande sala, dê uma espiada pela janela e aprecie o jardim em estilo romano – com sorte os gatinhos da vizinhança estarão presentes.

Jardim em estilo romano (foi elevado em cerca de 1 metro)

Na salinha anexa, no final de um curto e estreito corredor, a maior surpresa da visita : a pintura do teto dá vida e relevo à superfície plana, funcionando como um belo trompe l’oeil (ilusão de ótica). A única peça exposta nessa salinha é de deixar o queixo caído: uma bela escrivaninha com todas suas gavetas onde vários segredinhos devem ter sido guardados, uma peça imponente e delicada por sua riqueza de detalhes.

As outras duas salas abrigam peças de cunho religioso: na primeira, vemos marionetes, paravento e cenário que reproduzem o trajeto da procissão de Corpus Christi realizada na cidade à partir do século XIV, mas os detalhes arquitetônicos da sala também merecem bastante atenção. O teto em particular merece ser apreciado: todo em madeira, em estilo francês, como me explicou o funcionário que me recebeu na entrada. Uma grande lareira emoldurada em mármore e com detalhes riquíssimos decora a parede oposta à porta de entrada, assim como na sala ao lado, que abriga uma estátua de Cristo que data do século XVIII, mas cuja procedência é desconhecida. Outra peça em destaque nessa última sala é a vestimenta do penitente branco.

Paravento da procissão de Corpus Christi

Marionetes da procissão de Corpus Christi

Informações práticas:

Musée Estienne de Saint Jean – 17 Rue Gaston de Saporta, Aix-en-Provence
Entrada gratuita
Horário de funcionamento: fechado às terças-feiras e durante todo o mês de janeiro.
1 de fevereiro a 15 de abril: 13h30 às 17h.
16 de abril a 14 de outubro: 10h às 12h30, 13h30 às 18h.
15 de outubro a 24 de dezembro: 13h30 às 17h.
Fechado 25 e 26 de dezembro.
27 a 31 de dezembro: 13h30 às 17h.

Deixe uma resposta