Onde comer crêpe em Aix-en-Provence

A culinária de um país é um dos aspectos que não deve ser negligenciado quando viajamos, por isso vale pesquisar alguns pratos típicos para incluir na lista de degustação, e um dos que agrada muita gente é o crepe, essa massa fininha com recheios variados doces ou salgados, e que podem ser degustados com calma em um restaurante na pausa para o almoço, ou num estilo mais fast food, embrulhado pra ser comido enquanto a caminhada é feita.

Aix-en-Provence tem alguns lugares bacanas pra comer crepes das duas formas mencionadas acima, e um desses lugares é o Patacrêpe, um restaurante com serviço contínuo, ou seja, a cozinha serve o que é proposto no cardápio durante o dia todo (muitos restaurantes costumam fechar a cozinha por volta das 14h, vale procurar pelos que propõem “service continu” ou “service non-stop“). Além de propor uma variedade de crêpes salgados indo daqueles com recheios mais simples, como queijo, aos com recheios bem servidos e inspirados de pratos típicos, como rataouille ou tartiflette, passando aos doces com direito à frutas, Nutella e bola de sorvete pra acompanhar, o restaurante também propõe uma variedade de saladas que são servidas sobre um disco de crêpe, sanduíches preparados com panquecas, além de pratos com peixes e carnes. Para os nerds de plantão, o restaurante oferece acesso wi-fi gratuito! No horário de almoço (12h às 15h) vale pedir um dos menus sugeridos, o custo-benefício é excelente, e eles também tem a opção de menu infantil! Lembre-se de pedir cidra, é a bebida que tradicionalmente acompanha o crêpe (em francês, crêpe é feminino, dizemos “la crêpe”).

Uma opção mais rápida e econômica, mas igualmente saborosa, é o Crêpe à Go-go, uma creperia que tem um endereço especial: ela fica na única passagem subterrânea para pedestres da cidade, a passagem Victor Hugo, atravessando a avenida de mesmo nome. Um ponto de referência pra encontrar o acesso à creperia é o carrossel, que fica bem ao lado da entrada da passagem no final do Cours Mirabeau. O cheirinho de crêpe também ajuda a encontrar a lanchonete, basta descer as escadas e lá está a pequena lojinha, frequentemente cheia ao meio-dia, mas com atendimento sempre amigável e rápido, e preços muito amigos – o crêpe mais completo custa menos de 5€, boa pedida quando o orçamento é curto. A creperia não tem mesas, é pedir e levar para comer em casa ou nos banquinhos ao longo do Cours Mirabeau, uma boa opção pra pausa de almoço. Eles sempre tem o crêpe do mês, que não está no menu normal e que é feito com ingredientes da estação, e os sucos especiais também em função das frutas da época. Não aceitam cartões.

Meu preferido? Na verdade, é o prato em si, e depende muito do tempo que tenho pra comer, mas geralmente vou no Crêpe à Go-go quando estou sozinha, e deixo o Patacrêpe pra ir com visitas e quando tenho tempo pra degustar com calma o delicioso prato!

Observação: Esta lista não é exaustiva, e à medida que descobrirmos e experimentarmos novos restaurantes especializados em crêpes acrescento os endereços!

Afficher Onde comer crêpes em Aix-en-Provence sur une carte plus grande

4 Responses

  1. Celinha

    Fomos nos dois por indicação sua, e dava vontade de voltar todos os dias. São crepes maravilhosos! Dica imperdível que vocês nos deu! Beijo grande.

  2. Maria Celeste Gutierrez

    Eu e meu marido estamos em Aix e hoje fomos comer crepes no Crepe GoGo e achamos deliciosos e os preços são muito bons. Dica maravilhosa e estamos aproveitando muito o seu blog nessa nossa visita a Provence. Um abraço

  3. Natalia Itabayana

    Ei Maria Celeste!

    Muito obrigada por dedicar um tempinho das suas férias pra vir aqui dar um retorno sobre a creperia, fico feliz que tenham gostado! Aproveitem bastante a estadia aqui em Aix!!

    Abraços!

Deixe uma resposta