Onde tomar sorvete em Aix-en-Provence

Poucos acreditam na real força do verão europeu, mas posso confirmar que nesses meus oito verões aqui, ele é bem quente, e bem real, a ponto de precisarmos de ar condicionado em casa, aparato mais do que indispensável pra garantir noites amenas quando as temperaturas lá fora não baixam de 25° depois que o sol se põe, e ficam na casa dos 35° ao longo do dia.

Pra refrescar fora de casa, sorvete é uma ótima pedida, mas não a única opção que garante frescor às papilas. Vou listar neste post meus endereços favoritos onde tomar sorvete em Aix-en-Provence, e também outras opções geladas, como frozen yogurt e sucos frescos. Mas sorvete pra mim é boa pedida o ano inteiro, e as baixas temperaturas não me impedem de saborear as delícias geladas além do verão!

Veja aqui alguns endereços de restaurantes com culinária local testados e aprovados em Aix-en-Provence

Gelateria Giovanni

Quem me acompanha no Instagram já deve ter visto vários sorvetes da Giovanni pelos stories e até mesmo na minha galeria, e vou confessar que é meu endereço favorito por duas razões bem simples: localização privilegiada no Cours Mirabeau de frente pra fonte termal – contraditório, né? – e o fato do mestre sorveteiro ser italiano, mais exatamente florentino. Melhor que isso, só indo pra Itália pra garantir aquele gelatto delicioso que só eles sabem fazer!

Tenho dois sabores de predileção aqui: chocolate, canela e laranja que é minha pedida pro inverno – sim, tomo sorvete mesmo quando o termômetro ta próximo de zero grau – e menta com chocolate. Recentemente eles lançaram também o sorvete de lavanda com mel, uma delícia que vale ser degustada – se hesita em pedir um sorvete inteiro neste sabor um tanto inusitado, peça pra experimentar apenas.

Outros produtos do cardápio incluem crepes doces e waffles, além de macarons gelados e café para acompanhar.

Endereço: 47 Cours Mirabeau

Philippe Faur

É também no Cours Mirabeau que degustei o melhor sorvete de manga da cidade. A primeira colherada me transportou sem escalas pro calor do quintal da casa dos sogros no Espírito Santo, onde degustamos a manga recém caída do pé que garante a sombra boa parte do dia. E não só o sorvete de manga é espetacular, como também o de maracujá me transportou pra infância! Philippe Faur é artesão sorveteiro e herdou do pai a paixão pela profissão. Ele é originário dos Pirineus e fundou sua marca em 1998. A boutique de Aix-en-Provence foi inaugurada em 2011, e é super comum ter fila pra degustar suas criações artesanais, entre sorvetes e sorbets (boa pedida pra quem evita produtos de origem animal).

Endereço: 57 Cours Mirabeau

Amorino

A rede de sorvetes servidos em formato de flor nas suas casquinhas saborosas dispensa apresentações, né? Fiquei muito feliz quando ganhamos nossa própria Amorino em Aix, depois de ter me deliciado com seus saborosos produtos em Cassis e Marseille. Além dos tradicionais sorvetes servidos em forma de pétala de flor nas casquinhas, o cardápio também traz macarons gelados e opções de crepes doces.

Endereço: 2 Rue Bedarrides

California Bliss

California Bliss tem o iogurte como base de seus produtos refrescantes, e recentemente lançaram uma linha vegana com produtos à base de amêndoa. O carro chefe é o frozen yogurt com composições variadas que seguem o gosto de cada cliente, mas também tem as opções ultra geladas inclusive em suas versões sem lactose – experimentei um Bliss Gourmet com cobertura de framboesa e amêndoas fatiadas, uma delícia! Eles também propõem cuias de açaí, guaraná, banana ou chocolate com frutas e leite de amêndoas, uma bela opção pro café da manhã ou lanche de tarde.

Outro ponto super interessante a respeito da marca: todo o lucro gerado pelas boutiques é doado à associação Global Glow que trabalha para promover educação e inserção profissional de garotas em situações de carência e pobreza, e que tem projetos em cerca de 27 países. Saiba mais sobre a história das fundadoras e seu trabalho com a associação neste link.

Endereço: 47 Rue Espariat

Le glacier des Cardeurs

O mais recente endereço de delícias geladas em Aix fica na maior praça da cidade, a Cardeurs. Localização excelente, no coração do lugar que reúne um bom número de restaurantes e bares, além de possuir um terraço bem localizado em frente à boutique, o horário de funcionamento também é um ponto a seu favor: as portas se fecham à meia noite, permitindo os notívagos de se refrescar em noites extremamente quentes, o que não é raro no verão provençal.

Além dos sabores clássicos servidos em cones ou copinhos, eles também propõe uma bela seleção de combinações interessantes e saborosas para os mais gulosos, como a deliciosa banana split ou ainda o melhor milk shake de chocolate que minha amiga degustou – e Vic também aprovou!

Endereço: 13 Place Forum des Cardeurs

Le Glacier des Cardeurs

 

 

 

Deixe uma resposta