Como se vestir na primavera na Provença

postado em: Quatro Estações | 21

Preparar mala de viagem é um exercício que demanda certa paciência e desapego. Pensar nas combinações de roupas e também na praticidade delas é um desafio interessante, mas às vezes pode ser cansativo. A escolha das roupas, calçados e acessórios deve ser feita com certo cuidado. Conhecer um pouco seu próprio estilo e também o clima do destino, ajuda a evitar levar todo o guarda-roupas na viagem. Saiba como são as temperaturas na Provença durante a primavera e veja algumas sugestões de como se vestir na primavera durante sua viagem à região. As dicas são válidas tanto para looks femininos como masculinos.

Leia também: como se vestir na primavera e verão em Milão, por Magê Santos, dicas excelentes que podem se adaptar para vários destinos de viagem pela Europa.

Temperaturas na primavera

A primavera é marcada por grandes variações de temperatura de cerca de 15° ao longo do dia, principalmente no início, final de março e início de abril. O dia pode amanhecer ensolarado, o que nos dá a falsa impressão de calor, mas atenção: do lado de fora a temperatura pode beirar os 5° às 8 horas da manhã. E se o vento mistral soprar, a sensação térmica será de 0 grau. Nesse mesmo dia, a temperatura pode chegar facilmente na casa dos 15° ou mesmo 20° na parte da tarde, e cair drasticamente depois do pôr-do-sol, deixando a noite fresca. E a chuva não é completamente descartada durante esse período, então vale ter em mãos um bom casaco impermeável, que serve como um excelente coringa em todos os destinos europeus. Como preparar a mala?

Variação de temperatura muito grande durante o dia:
0° às 8h e 18° às 16h, em 05 de março de 2014

Como se vestir na primavera

  • Invista nos acessórios: echarpes e cachecois leves são uma boa pedida pra proteger nuca e pescoço e garantir conforto quando as temperaturas estiverem frescas. A Ana Portugal tem um post excelente ensinando 7 formas de usar echarpes;
  • Proteja-se do vento: casacos em couro (natural ou sintético) são boa opção pra barrar o vento e são pouco volumosos, poupando espaço na bagagem;
  • Abuse dos tricôs: cardigãs, coletes ou pullovers de lã fina são ótimas opções pra aquecer, e podem ser usados de tarde sem o casaco. Dê preferência ao material natural (algodão ou cashmere).
  • Esquente os pés: perdemos muito calor nas extremidades do corpo, e os pés em particular sofrem um pouco mais por conta do contato com o piso frio. É possível dispensar as botas pesadas e usar botinhas baixas ou tênis. É importante que o calçado escolhido tenha um solado espesso ou uma palmilha de lã. Usar meias grossas é um erro comum, pois elas comprimem os pés no sapato e dificultam a circulação. É melhor optar pelas palmilhas quentes (uso muito All Stars com palmilha de lã). Deixe os saltos para ocasiões especias, como um jantar, teatro ou cinema.
Note bem que escolhi tons bem neutros, aumentando a possibilidade de combinação entre as peças, mas claros, pois trata-se de uma estação bem colorida e alegre. Por isso também sugeri alguns pontos de cor, que podem ser adaptados em função das peças que você tenha e do seu gosto. Atenção! Os dias ensolarados podem nos dar a falsa impressão de calor, principalmente quando ainda estamos no quarto do hotel. Um erro comum nesses casos é querer dispensar o casaco ou blazer, mas não o faça! Se resolver esticar o passeio até tarde da noite, as temperaturas mais amenas podem ser uma surpresa gelada!
Vem pra Provença na primavera? Então reserve seu hotel em Aix-en-Provence pelo Booking, melhores tarifas e possibilidade de cancelamento!

 

21 Responses

  1. Anônimo

    Estarei na Provence em início de junho e fiquei assustada com as dicas de roupas que vc deu.
    Pensei que iria encontrar calor lá.
    Pensei em até usar bermudas. Será queo tempo vai permitir?

  2. Natalia Itabayana

    Oi!
    Olha, dei sugestões inclusive de vestido, então pode usar bermuda sem problema, mas não faz o mesmo calor do Brasil aqui no início de junho, e sabendo que os padrões de calor brasileiros são diferentes, acho importante ter em mente que um casaco leve é necessario. As temperaturas nessa época dificilmente ultrapassam os 26° durante o dia, e a noite é mais fresca.

  3. Anônimo

    Olá Natalia!
    Fiquei assustada com a temperatura de 5°, pela manhã, você teria como me informar sobre a temperatura no període de 15 a 20 de maio? Obrigada Valéria

  4. Natalia Itabayana

    Oi Valéria!
    Como disse, as temperaturas variam enormemente ao longo do dia: um dia que começa a 5° pode ter uma tarde bem quente, em torno dos 20°, como hoje. Não tem como eu dizer a temperatura exata que fará em maio, mas segundo a Météo France, responsável pelas previsões meteorológicas do país, mas médias esperadas para o mês de maio em Aix-en-Provence ficam em torno dos 13° para a média de temperatura mínima e 22° para a média de temperatura máxima. Consulte o site uma semana antes da sua viagem para ter previsões mais apropriadas http://www.meteofrance.com/previsions-meteo-france/aix-en-provence/13100

  5. Anônimo

    OI, Natalia!!!
    Vou no fim de junho para a Provence (dia 28) e gostaria de saber como costuma ficar a temperatura nesse período. Sou do Rio de Janeiro, ou seja, estou acostumada a um calorzão e morro de frio aos 20°C… Rsrsrs… Obrigada!!!

  6. Natalia Itabayana

    Olá!
    Venha despreocupada: em junho temos temperaturas bem agradáveis por aqui, que beiram os 28°, e usamos roupas bem leves! O post sobre roupas pro verão vai ser publicado em breve!

  7. Anônimo

    Muito obrigada, Natalia!!!! Vai ser ótimo levar menos peso na mala! 😉 Aguardo o post sobre roupas pro verão!

  8. Anônimo

    Olá Natalia, tudo bem? estou indo passar o mês de setembro em Nice e gostaria de saber se os looks que vc indicou à cima são a propriados para este período do ano ( setembro)? Aguardo resposta,beijo.

  9. Natalia Itabayana

    Oi!
    Nice é mais quentinho, e os looks de primavera podem ser usados sem problemas por la no inicio do outono, até mesmo os looks de verão durante o dia! Em breve fazer um post sobre roupas pro outono!

  10. Anônimo

    Oi Natalia, vc poderia me dá algumas dicas de looks que eu possa usar durante o inverno em Nice?
    Aguardo suas dicas, bjs.

  11. Anônimo

    Oi Natalie, tudo bem? Sei que seu blogue é mais voltado para moda, mas mesmo assim gostaria de te pedir uma informação: você sabe informar se para nós brasileiros que estamos indo como turista para Nice, é necessario ter uma carta-convite? Aguardo sua resposta, e desde já obrigada.

  12. Natalia Itabayana

    Ola!
    O blog é especializado em viagens e na região da Provença, a moda aparece como um completemento!
    Vamos à sua dúvida: ao chegar em qualquer país da União Europeia você deve ter em mãos toda documentação que comprove sua intenção de viagem. Se for turismo, os documentos são as reservas de hoteis ou outra forma de hospedagem, e ainda as passagens de traslado interno (no caso de visitar mais de um país) e a passagem de volta ao país de origem. A carta-convite é recomendada no caso de você ficar na casa de alguém (amigo ou parente), e nesse caso a pessoa que vai te acolher deve te enviar a carta nos moldes do país onde ela reside. Apresente os documentos se solicitada pelos policiais da imigração.

  13. Anônimo

    Bom dia Natalia, muito obrigada por sua informação com relação a carta-convite. Abraços.

  14. Roberta Diniz Angelo

    Boa noite Natália! Adorei seu blog e suas dicas. Estou indo pra Nice no inicio de maio, e como vc fez esse post em 2014, vc acha que mudou alguma coisa no clima de lá até agora? Obrigada!

  15. Natalia Itabayana

    Oi Roberta!
    O clima no geral não varia tanto, mas vale conferir um pouco antes da viagem a previsão do tempo pra saber sobre chuvas, por exemplo, e planejar os passeios melhor. Mas com relação às roupas é essencial pensar em camadas pra essa época por causa da variação de temperatura ao longo do dia, que é muito grande! Nice é mais quente que Aix-en-Provence, mas fica à beira-mar, então tem a brisa do mediterrâneo que deixa as noites mais fresquinhas!

Deixe uma resposta