Me chamo Natalia, sou mineira de Belo Horizonte, e moro na terra da lavanda desde a primavera de 2010. Na bagagem, trouxe três palavras em francês: “Bonjour”, “Merci” e “Au revoir”, mas vontade de me comunicar fez o vocabulário aumentar consideravelmente ao longo do meu primeiro ano aqui. Meu aprendizado de francês foi impulsionado por um curso para estrangeiros oferecido pela Aix-Marseille Université.
Sou formada em psicologia no Brasil e retomei os estudos na área para validar meu diploma da França e poder exercer minha profissão, que fiz por mais de cinco anos. Em 2017, decidi mudar o rumo da minha vida profissional e tirar do papel um projeto antigo: me lançar profissionalmente como fotógrafa. Atualmente, ofereço o serviço de Ensaios Fotográficos na Provença, com várias opções de pacote. Veja mais do meu trabalho aqui.
Do Brasil, trouxe a pequena Luna, uma cadelinha que não escreve mas que é excelente companheira de tardes de tédio em casa, piqueniques no parque e viagens divertidas. Da neve nos Alpes ao litoral mediterrâneo, passando por campos de lavanda, passeios de barco, trem e bicicleta, Luna nos acompanha por onde vamos, e torna os passeios bem agradáveis!
Em 2015 a família cresceu e agora também compartilhamos nossa experiência de viajar com um bebê, levando nossa mascote sempre que possível!
Também contamos um como é nossa vida na França, questões burocráticas e práticas, adaptação e costumes, sem esquecer das descobertas e experiências culinárias do dia a dia!
Bem-vindos!
Walter Barbosa
Olá Natália! Tudo bem contigo? Espero que sim!
Sou um aspirante a escritor e estou escrevendo um romance que se passa na região de Provence, com seus cenários belíssimos formados principalmente pelas plantações de lavanda.
Minha intenção é visitar a região dentro de alguns meses para que possa conhecê-la pessoalmente e tornar a narrativa mais real. Por enquanto, escrevo com base em pesquisas realizadas na internet.
Penso em usar a cidade de Sault como cenário principal. Como a história tem sua trama baseada em algo do passado remoto que é encontrado pela protagonista, gostaria de saber se nessa cidade, ou bem próximo dela, existe algum castelo ou casarão muito antigo.
Saberia me informar sobre isso, me passando nomes dessas construções? Contribuiria muito com meu livro!
Caso não tenha esse tipo de construção em Sault, que cidade teria para que eu pudesse usar como cenário? Precisaria ter os campos de lavanda nesse local.
Aproveitando, na sua opinião qual é o mais belo campo de lavandas?
Muito obrigado pelo que puder fazer por mim!
Natalia Itabayana
Oi Walter!
Sault é um belo destino pro cenário do livro, e no centro mesmo da cidade há casarões e um castelo, château des Agoult, antigos senhores do condado de Sault. O vestígio mais evidente do castelo é a torre, que foi incorporada à construções posteriores.
Acho os campos de Sault muito bonitos, e os mais fotogênicos ficam afastados do centro, tendo como fundo o Mont Ventoux.
Espero ter ajudado!
Elisabete Bittar
Boa noite Natalia!
Li seu artigo sobre os campos de lavanda e fiquei muito interessada. Na realidade, sempre tive uma profunda vontade de conhecer a regiao da provenca, e neste mes de maio, estarei em Marseille do dia 8/05 a 11/05. Li que os campos florescem a partir de junho, entao gostaria de te parguntar :
– Nessa data em que vou estar la seria possivel ver algo relacionado aos campos de lavanda? Ou seria um passeio inutil?
Se puder me dar algumas dicas para esse periodo, ficarei muito grata.
Obrigada. Um abraco.
Elisabete
Natalia Itabayana
Ei Elisabete!
Fora do período da floração recomendo a visita ao Musée de la lavande, em Coustellet. Escrevi mais sobre o passeio neste post https://www.destinoprovence.com/museu-lavanda-coustellet/
Janaina (Majali)
Oi Natalia. Como vocês vieram morar na Provença? Você conta a partir de quando, mas “como” foi essa decisão, por quê escolheram esse lugar, como fizeram para viver legalmente… Gostaria muito de conhecer esses detalhes, porque estou morando aqui também desde janeiro de 2018.Você tem algum artigo que conta o processo para validar o seu diploma?
Adoro seu blog.
Bjs
Natalia Itabayana
Ei Janaina!
Foi por motivo de trabalho! To editando um video que vai pro youtube com esses temas de vida na França! http://www.youtube.com/destinoprovence
Amanda Araujo
Olá, Natália! Adorei seu blog! Tem fotos maravilhosas, fiquei encantada com a sua história!
Estou me formando em psicologia no Rio de Janeiro e estou estudando para cursar um mestrado na França. Adorei as suas informações, gostaria até, se puder, bater um papo para tirar duvidas a respeito de como me lançar nessa aventura! Beijos, Amanda.
Izabella
Olá,
Gostaríamos de alugar uma casa na Provence por 10 dias para de 4 a 6 casais.
Poderia nos ajudar com qual o melhor local,época e melhor site para isso ?
Fico no aguardo e desde já agradeço.
Izabella
Ana Carrion
Olá Natália!
Adoramos o teu blog.
Seguimos as tuas dicas de roteiro de onde ver lavanda em Provence e foi lindo. Fizemos um passeio inesquecível, vendo não só lavanda, mas vilarejos pitorescos e paisagens incríveis! Obrigada por compartilhar a tua experiência, facilitando assim mais uma realização de um dos meus sonhos. Abraços
Natalia Itabayana
Ei Ana!
Obrigada por tirar um tempinho e deixar seu comentário relatando sua experiência, fico feliz em saber que meu trabalho por aqui segue ajudando na realização de sonhos!