Suflê de legumes

postado em: Pratos, Receitas | 2

Domingo é o dia internacional da preguiça, principalmente depois de uma semana cheia de provas e antes de uma segunda semana do mesmo jeito, sem falar que quando bate aquela sinusite amiga a vontade de ficar em casa e entrar em pânico se concentrar antes das provas é potencializada. E pra garantir o momento descontração nada melhor que algumas experiências culinárias pra alegrar o dia e as papilas! Adoro cozinhar e assistir programas de culinária que me ensinam muito, mas depois que minhas aulas começaram meus momentos de chef ficaram pros fins de semana e durante a semana a gente de organiza como pode pra fazer os jantares, sem por isso negligenciar o que comemos. Isto posto, vamos às duas receitas que foram testadas hoje (Atualização do 17/02/2013: a segunda receita é uma receita de pão, que publiquei num post separado que você pode conferir aqui) .
A receita pro almoço foi soufflé de legumes e bacon. Minha vó sempre fazia soufflé de espinafre ou chuchu e eu adorava, mas nunca fiquei na cozinha pra ver como se faz. Então, peguei a receita em um livro meu e fiz, e o resultado foi aprovado! Segue a receita:

Pro molho béchamel:
– 30g de manteiga
– 30g de farinha de trigo
– 250 ml de leite
Outros ingredientes pra receita básico do soufflé de queijo, que foi a que segui:
– 50g de queijo ralado (usei emental, mas com certeza o queijo canastra fica divino)
– 2 ovos
Como fiz a receita com bacon e legumes, fiz um refogadinho que levou:
– meia cebola picada
– uma abobrinha pequena ralada
– uma cenoura média ralada
– 100g de bacon defumado
A preparação começa pelo refogado de legumes: usei uma colher de azeite pra refogar a cebola, depois que ela ficou transparente juntei o bacon e deixei cozinhar por uns 5 minutos. Em seguida adicionei a cenoura e a abobrinha raladas e dexei cozinhar por mais 10 minutos. Depois é a vez do béchamel: numa panela grande derreta a manteiga, tire a panela do fogo e adicione a farinha. Volte a panela ao fogo e misture bem até que atingir uma consistência cremosa, tire a panela do fogo e despeje de uma vez o leite frio, misture para diluir e só então volte a panela ao fogo até que a mistura ferva, mexendo sempre. Fora do fogo adicione o queijo, as gemas dos ovos, sal, pimenta do reino e o refogado de legumes e misture bem. As claras devem ser batidas em neve com uma pitada de sal e incorporadas delicadamente à mistura com ajuda de uma espátula, que usei pra homogeneizar a preparação, que em seguida vai pra uma forma untada. Leve ao forno pré-aquecido à 180° para assar durante cerca de 40 minutos e NÃO abra a porta do forno pra não “murchar” o soufflé! Ele está pronto quando cresce e fica dourado. Soufflé é uma entrada leve, mas como fiz com legumes e bacon servi essa quantidade como prato principal pra duas pessoas e alimentou bem!

2 Responses

  1. Raquel Salgado

    Oie!! Vou fazer o pão assim que puder pois estou me mudando, aí já viu né, até arrumar a casa…. Mas quando fizer te aviso! Delicia essa sua vida aí, curta bastante! Raquel Salgado

  2. Natalia Itabayana de Mattos

    Oi Raquel!! Obrigada pela visita! Depois me conte sim como ficou seu pão e se você fez alguma adaptação, é sempre bom partilhar os nossos toques de chef pra testar! Arrumar casa depois de mudança cansa mesmo, mas é delicia demais, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.