Lá nos idos de 2010, ano que cheguei aqui na França e comecei a descobrir as delícias da Provença durante meu curso de verão de francês, uma das atividades propostas envolvia gastronomia, e o prato era “soupe au pistou“. Me intrigou bastante uma receita de sopa pra ser servida durante o verão, que aqui na região em nada deixa a desejar ao calor que sentimos no Brasil. Na época não consegui participar da atividade extra e, sabendo que ficaria mais tempo que um verão na Provença, deixei pra depois a degustação do prato.
O depois chegou no verão de 2013, no fim do meu mestrado em psicologia, num almoço organizado pela equipe de onde fiz meu último estágio. O almoço era uma ocasião pra festejarmos o solstício, comemorarmos essa passagem tão esperada pro verão e a proximidade com as férias, e também foi um momento de despedida minha da equipe. No dia da festa da música, nos reunimos sob a imensa oliveira do quintal da anfitriã, e ela fez questão deme explicar cada um dos pratos a serem servidos na ocasião.
Do cuidado em contextualizar que praticamente todos os produtos suínos eram do porquinho criado pra eles por um criador, passar receita de tudo e apresentar cada prato, à atenção na montagem da mesa, revivi o ano que tinha passado ao lado da equipe: atenciosa comigo que, trabalhando ali enquanto estagiária, o fazia num contexto bem singular, pois era já psicóloga no Brasil e estava terminando o processo de validação do meu diploma aqui. Além disso, era expatriada, e sempre tiveram cuidado em me explicar expressões típicas usadas durante as reuniões pra eu não me sentir tão perdida – e eu não era a única estrangeira da equipe, um dos psiquiatras do serviço é libanês.
Quando chegou a vez de servir a entrada, fiquei bem curiosa com a tal sopa que se come no verão, a soupe au pistou. O motivo pra sazonalidade da sopa é simples: seus ingredientes são estivais! Manjericão, vagens e tomates são encontrados durante o verão, quando são mais saborosos. A mistura que dá sabor à sopa é um purê de tomates e manjericão, e tempera muito bem a mistura de vagem e feijões branco e vermelho. Foi uma descoberta deliciosa e adoro saborear a soupe au pistou durante o verão provençal! Segue a receita:
Soupe au pistou (4 pessoas)
Ingredientes pra sopa:
300g de feijão vermelho cozido
Pro pesto:
Preparo da sopa:
Preparo do pesto:
Deixe um comentário