Receita provençal: soupe au pistou

postado em: Pratos, Receitas | 0

Lá nos idos de 2010, ano que cheguei aqui na França e comecei a descobrir as delícias da Provença durante meu curso de verão de francês, uma das atividades propostas envolvia gastronomia, e o prato era “soupe au pistou“. Me intrigou bastante uma receita de sopa pra ser servida durante o verão, que aqui na região em nada deixa a desejar ao calor que sentimos no Brasil. Na época não consegui participar da atividade extra e, sabendo que ficaria mais tempo que um verão na Provença, deixei pra depois a degustação do prato.

O depois chegou no verão de 2013, no fim do meu mestrado em psicologia, num almoço organizado pela equipe de onde fiz meu último estágio. O almoço era uma ocasião pra festejarmos o solstício, comemorarmos essa passagem tão esperada pro verão e a proximidade com as férias, e também foi um momento de despedida minha da equipe. No dia da festa da música, nos reunimos sob a imensa oliveira do quintal da anfitriã, e ela fez questão deme explicar cada um dos pratos a serem servidos na ocasião.

Do cuidado em contextualizar que praticamente todos os produtos suínos eram do porquinho criado pra eles por um criador, passar receita de tudo e apresentar cada prato, à atenção na montagem da mesa, revivi o ano que tinha passado ao lado da equipe: atenciosa comigo que, trabalhando ali enquanto estagiária, o fazia num contexto bem singular, pois era já psicóloga no Brasil e estava terminando o processo de validação do meu diploma aqui. Além disso, era expatriada, e sempre tiveram cuidado em me explicar expressões típicas usadas durante as reuniões pra eu não me sentir tão perdida – e eu não era a única estrangeira da equipe, um dos psiquiatras do serviço é libanês.

Quando chegou a vez de servir a entrada, fiquei bem curiosa com a tal sopa que se come no verão, a soupe au pistou. O motivo pra sazonalidade da sopa é simples: seus ingredientes são estivais! Manjericão, vagens e tomates são encontrados durante o verão, quando são mais saborosos. A mistura que dá sabor à sopa é um purê de tomates e manjericão, e tempera muito bem a mistura de vagem e feijões branco e vermelho. Foi uma descoberta deliciosa e adoro saborear a soupe au pistou durante o verão provençal! Segue a receita:

soupe au pistou

Soupe au pistou (4 pessoas)

Ingredientes pra sopa:

200g de vagem chata
300g de feijão branco cozido

300g de feijão vermelho cozido

4 batatas
3 cernouras
2 abobrinhas
2 tomates maduros
100g de espaguete picado em pedacinhos ou outro macarrão pequeno (tipo conchinha)
Sal e pimenta do reino
soupe au pistou

Pro pesto:

5 dentes de alho
1 maço generoso de manjericão
80ml de azeite
Flor de sal
Pimenta do reino

Preparo da sopa:

Picar a vagem, e em cubos picar as batatas, as cenouras e as abobrinhas. Juntar os legumes na panela e deixar cozinhar por 30 minutos. Juntar o macarrão e deixar cozinhar por mais 10 minutos. Acrescentar os feijões branco e vermelho (já cozidos) e deixar esquentar com a panela tampada. Temperar com pouco sal (o pesto também é salgado) e pimenta do reino a gosto.

Preparo do pesto:

Descascar o alho e triturar num pilão junto com as folhas de manjericão e uma pitada de flor de sal (ou sal grosso). Acrescentar o azeite e pimenta do reino a gosto, misturar até obter uma consistência de pasta. Retirar a pele do tomate (mergulhar em água fervente por 30s para soltar a pele), tirar as sementes e amassar bem. Misturar o tomate amassado ao pesto.
Ao servir, o pesto vai no fundo do prato e a sopa é servida por cima. Jogar parmesão ralado pra completar e servir quente, acompanhado de torradas fica uma delícia!

soupe au pistou

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.