4 de dez de 2012

Blogagem Coletiva - 12 Posts Especiais de 2012

2012 passou tão rápido e foi um ano tão atribulado que acabei tendo pouco tempo pra me dedicar ao blog como gostaria, mas consegui fazer algumas mudanças: domínio próprio, layout (que vai mudar de novo pra melhorar a navegação), mudei aos poucos o estilo de escrita, que me valeu algumas aparições na #Viajosfera do Viaje na Viagem, conheci muita gente bacana por intermédio do blog, e a mais recente das conquistas foi a entrada pra Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, a RBBV. Viajamos um bocado nas férias de verão e ainda não consegui publicar sobre todos os destinos visitados, mas pudemos fazer alguns passeios especiais, seja aqui na região provençal, seja em outros cantinhos desta Europa. As meninas do Aprendiz de Viajante Cláudia, Lu Misura e Helô Righetto deram o ponta-pé inicial nessa blogagem coletiva, sugerindo que fizéssemos uma retrospectiva dos posts mais legais que publicamos em 2012, confira o post delas aqui



1- Castelo de Miramare, Trieste, Itália. A cidade de Trieste é linda, situada à beira do tranquilo mar Adriático e faz fronteira com a Eslovênia. O castelo de Miramare é uma construção maravilhosa localizada numa falésia à beira do adriático, idealizada e projetada pelo arqueduque austríaco Maximilian para ser sua residência junto à sua esposa, Charlotte da Bélgica. O interior do castelo é ricamente decorado e os detalhes dos entalhes em madeira me impressionaram, mas as fotos só são permitidas na parte externa. Visitamos no inverno, e os jardins estavam bem cuidados.


2- Montgenèvre, Alpes franceses. Inverno pra mim tem que ter neve e esqui, e apesar do ano atribulado no mestrado, consegui esquiar algumas vezes, e a estação de Montgenèvre ganhou minha preferência nos Alpes do Sul por ter pistas acessíveis aos debutantes como eu não só na parte baixa da montanha, mas também em altitudes elevadas. Até uma leve tempestade de neve eu encarei descendo a pista! Lá festejamos Saint Patrick's, uma vez tem muitos pubs irlandeses aqui na França, e festejamos em um autêntico, o pessoal do pub não falava francês!


3- Descobrindo Marseille: Le Panier, um dos primeiros bairros da cidade. Marseille é a cidade mais antiga da França, com 26 séculos de história, e em 2013 vai ser a Capital Europeia da Cultura. Apesar da idade, raros são os monumentos extremamente antigos na cidade, seja porque os alemães demoliram muitos na época da invasão durante a segunda guerra, seja por falta de preservação. Le Parnier é um bairro que fica no coração da cidade e com ares provençais, talvez o único com essa característica na cidade, onde podemos comprar os famosos sabonetes de Marseille. 


4- Carnaval em Aix-en-Provence: a festa símbolo do Brasil tem origem na Europa, que festeja à sua maneira. Em Aix-en-Provence todos os anos acontece o desfile dentro do tema escolhido, e 2012 o tema foi a "Fábrica de sonhos", com direito à carros e blocos que evocam elementos noturnos dos sonhos, mas também os pesadelos. As crianças jogam confete e se fantasiam, e o desfile conta com uma pequena bateria animada, e tem dedo de brazuca na preparação da festa!


5- Jogos romanos em Nîmes: O anfiteatro de Nîmes reviveu, pelo segundo ano consecutivo, a encenação dos jogos romanos, e este ano o tema foi a batalha de Troia, com direito à Luna achando ruim quando os guerreiros começaram a sair do cavalo. Desfiles de legionários, lutas de gladiadores e corrida de bigas são algumas das atrações propostas ao público, que tem direito ao famoso "pão e circo". Um espetáculo imperdível! 



6- Uma caminhada por Paris: Em maio passamos um curto fim de semana em Paris pra ir ao show do Metallica, e aproveitamos o domingo livre pra caminhar pela cidade e apreciar a paisagem de primavera e os detalhes que porventura passam despercebidos quando o ritmo de viagem é intenso. E a natureza nos presenteou com um dia maravilhoso e um céu profundamente azul! 


7- Meio caminho andado: 2012 foi corrido e foi difícil academicamente falando. Estive à beira de um ataque de nervos e por pouco não desisti do mestrado depois das provas que me deprimiram. Pra minha sorte tive muito apoio, que foi imprescindível pra eu concluir o primeiro ano, e a defesa foi melhor do que imaginava. Mas ainda falta metade do caminho pra percorrer!



8- Realizando sonhos, parte 1: Stonehenge: Visitar a terra da rainha estava em meus planos há tempos, Bernardo foi antes e não pude acompanhar porque estava às voltas com as provas do primeiro ano, então decidi aproveitar a vinda da minha mãe logo após a defesa pra fazer a viagem. O objetivo principal era surpresa pra ela: leva-la ao Stonehenge foi minha prioridade, e depois aproveitamos o restante do tempo pra flanar por Londres.



9- Realizando sonhos, parte 2: Uma tarde em Giverny: Levamos as mães pra festejar o 14 de julho em Paris, e a segunda parte da surpresa pra minha mãe ficava ali perto: a visita à casa de Monet em Giverny. Eu, Bernardo e minha sogra sabíamos exatamente onde estávamos indo, menos mamis, que descobriu quando eu anunciei, no estacionamento do local, que "já visitamos o atelier do Cézanne em Aix, agora vamos visitar a casa do amigo dele, o Monet". Descobri de quem puxei meu lado "chorona".

As nymphéas no jardim de Monet


10- Cassis, provençal à beira-mar: Meu reduto favorito à beira-mar na Provença, seja pra fazer trilha nos calanques, seja pra fazer snorkel, ou pra ver o mediterrâneo da falésia mais alta da Europa, Cassis é simplesmente imperdível pra quem vem conhecer a região! Como diz o poeta provençal Frédéric Mistral (e eu assino embaixo!) "Aquele que viu Paris, mas não viu Cassis, nada viu". Aproveite pra degustar um delicioso vinho branco de Cassis, um dos primeiros a receber a denominação de origem controlada.

Porto de Cassis

11- Munique e a Oktoberfest: Nem só de cerveja vive a maior festa da capital da Bavária, e nossa segunda ida à Oktoberfest foi muito além das grandes canecas e tendas. A abertura da festa tem um desfile super bonito e que mostra um pouco da cultura de cada cidade da região, e em breve vem o post sobre nossos passeios pela cidade!

Desfile de abertura da Oktoberfest

12- Aix-en-Provence: A parte mais legal de receber visitas é poder mostrar a cidade onde moramos e que, apesar de pequena, sempre me presenteia com descobertas, e a deste ano foi um jardim tranquilo de um edifício muito bonito, um passeio interessante pra quem está sozinho, a dois ou em família.

Pavillon Vendôme, Aix-en-Provence
Qual dos posts listados você mais gostou? Compartilhe sua opinião e se você tem um blog, compartilhe sua listinha de posts nos comentários!!

PARTICIPARAM DESTA BLOGAGEM COLETIVA (a lista vai sendo atualizada à medida que novos posts forem publicados):

17 comentários:

  1. adorei! eu gostei mais do castelo de Trieste, que não conhecia! muito obrigada : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helô, o castelo é maravilhoso, pena que não podemos fotografar o interior, os detalhes são impressionantes, você vai gostar com certeza! E acho que vale muito à pena pra quem vai à região incluir uma esticada até Trieste!

      Excluir
  2. Ei Natália,

    Ótima seleção! Foi bom ver a sua lista do ano inteiro para saber o tanto de coisa legal que você já fez e divulgou! ;) Parabéns!
    Que 2013 seja um ano ainda mais bacana para você!

    Beijos,
    Lillian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lilian!

      2012 foi um ano bem bacana, e vi que pra vocês também foi super especial!! Adorei montar esta seleção e reler os passeios feitos ao longo do ano!!

      E que 2013 seja um ano ainda mais rico e produtivo pra todos nós!!

      Beijos!

      Excluir
  3. Legal descobrir seu blog Natalia! Eu ainda tenho muitos passos a percorrer para melhorar a qualidade do meu blog, entao foi otimo ver os passos que vc seguiu! Vou ficar sempre de olho agora! bjos Giselle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Giselle, seja bem-vinda!!
      Espero continuar aprendendo e melhorando cada vez mais, e o dialogo é sem duvida o melhor caminho pra que isso aconteça!

      Excluir
  4. Oi Natalia,

    nós também estamos participando da blogagem coletiva. Aí está nosso link: http://wp.me/p2NkxB-19u

    Um abraço,
    Debora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Debora!!

      Ja inclui o Revista de Viagem na lista!! Obrigada pela visita!!

      Abraços!

      Excluir
  5. Também estamos participando
    Segue o link das minhas 12 melhores postagens de 2012.
    Bem eclética, desde a suntuosa São Petersburgo até a calma e bela Paraty
    http://www.viajarnasdicas.com/search/label/12%20MELHORES%20POSTAGENS%20DE%202012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Claudio!!

      Ja inclui seu link na postagem, obrigada pela visita!!

      Abraços!

      Excluir
  6. Olá Natalia,

    Gostei mais do "Uma caminhada por Paris", afinal espero ir em 2013 e a super instigante. Parabéns! Também fiz minha lista: http://aventure-se.com/2012/12/13/posts-especiais-de-2012/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo conhecer os destinos turísticos à pé, sinto que vivenciamos melhor os lugares e as pessoas!

      Excluir
  7. Olá Natalia,
    Gostei muito do seu blog. Já tinha passado por aqui anonimamente, acho que quando foi citado na Viajosfera. Em particular adorei os posts de Stonehange e Ginerny. Realizar sonhos é a minha praia e adoro viajar com minhas filhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Flora!
      Essas duas visitas foram realmente especiais, meus presentes de aniversário pra minha mãe, ela ficou bem emocionada, acho que consegui o objetivo! É muito bom compartilhar momentos como esses com pessoas tão especiais e queridas, né?

      Obrigada pela visita e volte sempre!

      Excluir
  8. Ótima seleção de posts

    Ainda não conheço a França, mas com essa lista de posts da pra ver que eu PRECISO conhecer.

    Os Alpes franceses devem fantásticos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi Natalia! Estou adorando seu blog. Sao tantas informações importantes. Vou fazer pela segunda vez uma viagem para a Galícia em 2015, no final de julho até setembro e gostaria de chegar até a rota das lavandas. Como não conheço a França, gostaria de poder contar com sua ajuda para tracar um roteiro de uns 2 dias; pois gostaria de agregar 1 dia para ir a Paris. Não tenho pressa porque ainda faltam muito tempo. Obrigada e vou continuar visitando seu blog. Wilmam / Santos/ São Paulo/ Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilmam!
      Acho que em 2 dias você pode privilegiar o circuito da rota da lavanda e visitar o Plateau de Valensole, Gorges du Verdon e Moustiers-Sainte-Marie (tem post sobre todos esses passeios no blog, eles geralmente são os mais lidos e ficam listados no menu ao lado direito). No segundo dia sugiro um passeio em Cassis com direito a passeio de barco entre Cassis e Marseille passando pelo Parque das Calanques, assim você vê alguns dos lugares mais bonitos da Provença, numa época excelente!

      Excluir

Tem dúvidas, sugestões ou informações complementares? Este é seu espaço! Sua dúvida pode ser a de outros, e suas sugestões certamente ajudarão outros leitores!
Comentários sem relação ao post, links de propaganda ou conteúdo ofensivos não serão publicados.