30 de dez de 2012

Côte d'Azur em três dias: dia 1, Cannes e Nice

2cv, o clássico da Citroën, esperando os turistas interessados em um passeio por Cannes

Qual a primeira imagem que vem à mente quando pensamos na Côte d'Azur? Praias, artistas de cinema, carros de luxo, lojas de marcas caríssimas e as movimentadas cidades de Cannes e Nice, além do pequeno principado de Mônaco. Mas engana-se quem pensa que a Côte d'Azur se resume ao trio em questão, ou à ostentação e ao luxo fora da realidade de grande parte da população mundial - porque até alguns franceses ficam um pouco incomodados com a ostentação excessiva da região. Mas existem lugares que fogem à essa regra do luxo na região, onde podemos fazer roteiros interessantes sem ficarmos deprimidos por tropeçar em Ferraris e Lamborghinis a cada dois passos, e descobrimos um desses lugares em agosto de 2012. Aproveitamos a vinda de amigos pra programar uma "Iniciação à Côte d'Azur: da Idade Média ao luxo contemporâneo".


Bairro Le Suquet, dos mais antigos de Cannes

Nosso roteirinho foi ousado, e incluiu 6 destinos à serem visitados durante os 3 dias que dedicamos à nossa estadia na região. Os clássicos Cannes, Mônaco e Nice (nossa cidade-base), além de Èze, Roquebrune-Cap-Martin e Saint-Paul de Vence foram nossas paradas, e nosso passeio começou numa quarta-feira cedinho, quando pegamos estrada rumo à Cannes, sem pressa pra chegar e privilegiando a estrada nacional ao invés de percorrer a autoestrada a 130km/h. Gostamos de fazer esses percursos porque é uma oportunidade que temos de descobrir novos destinos, nem que seja de passagem num primeiro momento, além de apreciar a paisagem que é maravilhosa em qualquer estação do ano, mas que durante o verão é um atrativo a mais inclusive pelos perfumes de pinho e ervas provençais que exala. Inicio aqui o relato, em três artigos, do nosso passeio nessa região que atraia turistas em busca de praia, mas também de cultura e história.

Primeiro dia : Cannes e Nice

Cannes foi nossa primeira parada, e escolhemos a praça Le Mistral para nosso primeiro piquenique, e depois fomos explorar os arredores. A cidade que é palco do famoso festival de cinema também tem história pra contar: a máscara de ferro, que inspirou o romance histórico escrito por Alexandre Dumas "O homem da máscara de ferro", pode ser vista em uma torre no caminho que leva à parte antiga da cidade, próxima à igreja de Notre-Dame de l'Espérance, que fica no alto de um pequeno morro de onde temos um belo panorama da cidade e da região montanhosa que a cerca. De lá, descemos em direção ao porto, passando pelas ruelas por onde dificilmente transitam veículos e apreciando o estilo provençal que predomina no centro antigo. 

Encontre aqui as melhores tarifas de hospedagem em Cannes e faça sua reserva !

Pra quem gosta de compras e não vai necessariamente à Paris, Cannes é um prato cheio no quesito lojas de luxo. Ao longo do boulevard de la Croisette, o mesmo por onde desfilam os artistas de cinema que vão prestigiar o Festival de Cannes, estão instaladas lojas das mais cobiçadas marcas: Dior, Chanel, Ralph Lauren, Louis Vuitton e por aí vai. Nada de compras? Então aproveite os dias ensolarados que predominam na região e dê um mergulho no mediterrâneo, as praias em Cannes tem areia e são um convite aos banhos de mar e até uma esticadinha pra um banho de sol. Deixamos a praia pra outra ocasião e caminhamos pela beira-mar até o Palácio do Festival de cinema, onde fica o escritório de turismo da cidade, aproveitamos pra conferir as mãos registradas na calçada ao redor do palácio, sem esquecer de registrar a presença no tapete vermelho das escadarias, e depois seguimos viagem até Nice.


Piquenique em Cannes

A máscara de ferro

"Torre da máscara. Torre de vigia da cidadela defendida ao longo dos séculos contra os bárbaros pelas milícias suquetanes - habitantes do bairro onde se encontra a torre. O "máscara de ferro" teria fugido da ilha de santa Margarida - próxima a Cannes - para ali se refugiar (o prisioneiro da Bastilha sendo apenas um figurante infeliz). Em decorrência de circunstâncias desconhecidas, ele teria falecido após um longo período de recolhimento e de orações, tendo perdoado seus carrascos. Dimittite et Dimittemini (perdoe e será perdoado).
Passante, suspenda sua corrida... e medite sobre os sofrimentos desse suplício cujo espectro, certas noites, assombraria este local."

Igreja Notre-Dame de l'Espérance
Cannes vista do alto da colina 


Fachada em trompe l'oeil da estação de ônibus de Cannes
Todos querem a clássica foto na escadaria do palácio. Inclusive a Luna.


Em Nice, nos hospedamos relativamente perto da Promenade des Anglais, mas não recomendo o hotel porque, apesar da cortesia do pessoal da recepção, achamos que a limpeza deixou à desejar (no banheiro tinha manchas de mofo, e a faxina do quarto era feita superficialmente, encontramos poeira sob alguns móveis). Escolhemos explorar Nice à noite e dedicar manhãs e tardes às demais cidadezinhas escolhidas pro nosso roteiro, e terminamos nosso primeiro dia percorrendo a beira-mar e jantando num restaurante que o marido já conhecia no centro da cidade, que é lindamente iluminado, valorizando a arquitetura e os detalhes dos edifícios.

Reserve aqui seu hotel em Nice pelos melhores preços!

O pessoal do hotel nos forneceu um mapa da região central e nos indicou o melhor caminho até o centro, avisando para termos cuidado com nossos pertences e indicando caminhos à serem evitados, lembrando que toda grande cidade vale ser visitada com um pouco de precaução. Meu ponto turístico preferido na Promenade des Anglais é o hotel Negresco, que festeja seu centenário dia 8 de janeiro de 2013 e que tem um estilo arquitetônico super charmoso, e acho que ele é especialmente fotogênico à noite, a iluminação do edifício valoriza os detalhes da fachada de maneira encantadora!

Leia mais

Dia dois: Èze, Mônaco e Roquebrune-Cap-Martin

Patinando na Promenade des Anglais e me sentindo nativa da cidade

Centro movimentado em Nice


O hotel que durante a guerra serviu de hospital


5 comentários:

  1. Oiii! valeu pela visita la no blog!!:)
    Adorei as fotos,lindas imagens..mas em encantei mesmo com a Luna,rsrs! ;)
    Feliz ano novo para vcs todos, paz,saude e sucesso!!Bjs!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela dica! Estou indo no Carnaval pro Sul da França que inclui Monaco, Marseille, Aix-in-Provence e Nice ... Adoraria ver mais informações soe esta região!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM. vAI SERVIR PARA MIM

    ResponderExcluir
  4. Amei mto!! Mas ainda estou na dúvida se vou estudar em Cannes ou Nice... o q vc acha?/
    Para qual vc iria?

    Bjos!

    ResponderExcluir

Tem dúvidas, sugestões ou informações complementares? Este é seu espaço! Sua dúvida pode ser a de outros, e suas sugestões certamente ajudarão outros leitores!
Comentários sem relação ao post, links de propaganda ou conteúdo ofensivos não serão publicados.