28 de jan de 2016

Primeiros passos em Oslo

Oslo's City Hall, Norway

No post sobre o planejamento do roteiro da nossa viagem de 18 dias pelo norte da Europa, que batizei carinhosamente de "Tour Viking", falei um pouco sobre como uma viagem prevista pra visitar 1 destino e durar inicialmente 4 dias virou um tour por cinco países e durou 18 dias no total. Oslo foi o primeiro desvio de percurso que fiz, justamente quando estudava o mapa e tentava incluir Copenhagen no roteiro - acabei por não incluir pois preferi dedicar mais tempo à capital norueguesa. O principal motivo mede 91cm x 74cm e fica na Galeria Nacional de Oslo: foi justamente a possibilidade de realizar o sonho de ver de perto a pintura do artista Edvard Munch que me fez incluir definitivamente a Noruega no roteiro.









Depois de termos passado um dia em Göteborg, por onde começamos o Tour Viking, seguimos viagem de ônibus até Oslo, que fica a apenas 3 horas de viagem. Foram 3 horas percorrendo um cartão postal impressionante, com casinhas de madeira pintadas de vermelho e suas janelas brancas contrastando com o verde da paisagem ao redor. Vez ou outra, imensos rolos de feno davam um toque ainda mais campestre à paisagem, e as vaquinhas pastando acrescentaram o toque de cartão postal ao conjunto. A impressão que tive ao longo do caminho era a de que adentrava uma paisagem de conto de fadas. Impressão que durou até nossa chegada em Oslo: a capital norueguesa nos recebeu exibindo um conjunto arquitetônico que integra o contemporâneo ao antigo de forma sutil, não sem valorizar as especificidades de cada estilo e época.

Desembarcamos no terminal rodoviário de Oslo e seguimos à pé até o centro, mais exatamente até o centro de turismo Visit Oslo, que na época ficava ao lado da prefeitura e agora fica bem em frente à estação central de trem de Oslo. A distância que separa o terminal rodoviário da prefeitura não é longa, cerca de 1.6km e como estávamos com uma mochila cada um, o percurso foi bem tranquilo, e ainda deu pra gente ter uma primeira impressão bem bacana da cidade, com uma passadinha pela catedral e pela Karl Johans Gata, a avenida principal do centro que se extende até os jardins do Palácio Real.



Depois de passarmos no centro de turismo pra pegar nossos Oslo Pass* fomos fazer o check-in no *apartamento onde nos hospedamos em Oslo*, o Anker Appartments, que durante o ano letivo funciona como uma residência estudantil, e no período de férias hospeda turistas. Como éramos 4 e quisemos baratear um tico o valor da hospedagem - que é um valor consideravelmente alto nos países escandinavos - optamos por hospedagem do tipo albergue e esse ap correspondeu bem às nossas expectativas. A residência fica a 3km da prefeitura, no bairro Grünerløkka, que é a região descolada de Oslo, onde tem vários pubs e restaurantes, e onde a vida noturna acontece.

Nosso apartamento em Oslo

Deixamos nossas mochilas no apartamento e voltamos pro centro da cidade de tram - duas linhas passam pertinho de onde estávamos, e rapidinho chegamos no centro. Demos uma passeada pelo parque onde fica o Parlamento norueguês e dali seguimos até a fortaleza Akershus, imponente construção do século XIV erguida ao longo do fjord Oslo fjord proteger a cidade, e que posteriormente serviu como residência real. Nosso passeio nesse primeiro dia em Oslo terminou no belíssimo edifício da Ópera, com direito a algumas gotinhas de chuva seguidas de um espetacular pôr-do-sol visto do telhado do prédio, que é todo em mármore branco e fica às margens do porto da cidade.



Pra ler todos os posts publicados sobre o Tour Viking é só clicar neste link. Visite também o blog da minha amiga Michelle, que nos acompanhou nessa aventura com seu marido e já escreveu bastante sobre a viagem http://michelletaodistante.blogspot.com.br/

Vai pra Noruega? Então veja aqui as 107 opções de *hospedagem em Oslo* com nosso parceiro Booking.com. Reservando sua hospedagem através do blog você garante as melhores tarifas com possibilidade de cancelamento gratuito, e ainda recebemos uma comissão que não altera o valor da sua diária.

*Agradecemos o Visit Oslo pela cortesia dos Oslo Pass.
*We would like to thank Visit Oslo for kindly providing our Oslo Pass.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estarei de férias no período de 27/04/2017 a 12/05/2017, os comentários feitos nesse período podem demorar mais que o normal para serem respondidos.

Tem dúvidas, sugestões ou informações complementares? Este é seu espaço! Sua dúvida pode ser a de outros, e suas sugestões certamente ajudarão outros leitores!
Comentários sem relação ao post, links de propaganda ou conteúdo ofensivos não serão publicados.