21 de jun de 2016

Cinco passeios bate-volta de verão saindo de Aix-en-Provence

Aix-en-Provence é escolhida como cidade base por muitos viajantes que pretende explorar a região da Provença, e os motivos são vários, sendo a localização geográfica o grande ponto forte pra essa escolha, na minha opinião, e foi justamente por esse motivo que optamos por morar na cidade quando nos mudamos pra cá, há mais de seis anos. O fácil acesso às autoestradas que ligam à Itália e Espanha e também aos Alpes possibilitam pequenos bate e volta de um dia; a universidade que tem um grande campus na cidade, as opções de entretenimento e cultura, vida noturna bem animada e boas opções de restaurantes, são fatores contaram muito pra nossa escolha, e também influenciam a escolha dos viajantes, além dos atrativos da própria cidade. Vou listar cinco destinos de passeio no estilo bate e volta saindo de Aix-en-Provence pra quem quer se refrescar durante o verão.




Reserve *aqui sua hospedagem em Aix-en-Provence* e garanta as melhores tarifas com possibilidade de cancelamento gratuito (verifique se a tarifa tem essa opção antes de efetuar a reserva).


Marseille: Château d'If e arquipélago de Frioul

O litoral de Marseille se extende ao longo de 57km de praias de areia, pedras e belíssimas calanques, que são mini baías ladeadas por paredões de calcáreo. Além da praia dos Catalans, imortalizada por Dumas no livro "O conde de Monte Cristo", passando pela badalação das praias do Prado e chegando na Pointe Rouge e calanque des Goudes, Marseille oferece um ponto mais calmo ao largo, a poucos minutos de barco saindo do Vieux Port: as praias das ilhas de Frioul. Com ou sem a visita ao mítico Château d'If, prisão de onde escapou apenas um prisioneiro, o fictício Edmond Dantès, o conde de Monte Cristo, o passeio pela ilha de Frioul também revela cantos tranquilos onde podemos estender a toalha e aproveitar as calmas águas do mediterrâneo e apreciar a bela vista da segunda maior cidade francesa. Em dias de vento mistral ou outro muito forte, o acesso às ilhas é exclusivo aos residentes, e o Château d'If fica fechado. Leia mais detalhes sobre esse passeio nesse post e assista o vídeo do passeio no Youtube





Cassis: Calanques

O Parque Nacional das Calanques se encontra entre Marseille e Cassis, mas o ponto de partida pra nossa calanque favorita fica nessa segunda cidade, que além do charme pitoresco do porto também tem ruazinhas charmosas por onde vale perambular entre um mergulho e uma bola de sorvete italiano. Cassis tem sua fama, por isso vale pular cedo da cama pra conseguir chegar num bom horário à cidade: os estacionamentos lotam antes das 9h no alto verão, vale considerar deixar o carro no estacionamento Gorguettes e seguir pro centro no ônibus gratuito que sai de lá. Cada minuto perdido tentando estacionar è um minuto que pode ser precioso pra aproveitar as praias do centro ou das calanques! Lembre-se de levar chinelo ou uma sapatilha especial pra entrar no mar, além de uma boa toalha ou esteira de praia, os pedregulhos são a areia dessa parte do litoral. Leia mais sobre Cassis no post e sobre as calanques nesses três posts: Caminho das pedras pras Calanques, Parque Nacional das Calanques e Cassis, provençal à beira-mar.



Hyères e Porquerolles

Palmeiras e mais palmeiras, mar azul de águas cristalinas e fundo de areia branca: poderia ser uma praia no Caribe, mas é a ilha de Porquerolles, no largo da charmosa cidade balneárea de Hyères. Não fosse pelas ruínas do castelo do século XII e pelo centro histórico medieval, daria pra confundir o lugar com algum destino mais badalado dos trópicos, pois as palmeiras nos transportam pra lá. Deixe pra flanar pelas ruas do centro de Hyères no fim da tarde, e aproveite o dia na bela ilha de Porquerolles. Se dispensar o passeio ao centro de Hyères, vá direto à ilha saindo de barco de Toulon e evite o transtorno do trânsito e busca de vagas na Presqu'île de Giens, de onde saem os barcos pras ilhas do litoral de Hyères. Além de Porquerolles, Levant e Port Cros formam o arquipélago conhecido como "ilhas de ouro". Leia mais sobre nosso passeio à Hyères e Porquerolles neste link


Praia de Sainte-Croix

Holanda, Alemanha, Polônia, Luxemburgo, Bélgica. É desses países que vem os banhistas que vejo com mais frequência nessa praia de Martigues, que é também cenário de uma série televisiva que conta com 44 episódios gravados desde 2006, "Camping Paradis", e transmitida pelo canal TF1. Descobrimos primeiro a praia e depois assistimos alguns episódios. O atrativo principal é, na minha opinião, a areia clara onde uma canga basta pra aproveitar um dia ensolarado de verão. Mas não custa repetir a máxima: quem cedo madruga estaciona na porta, então vale se organizar pra garantir vaga na sombra e um bom lugar ao sol. Leve o piquenique: as praias aqui não tem barraquinhas nem ambulantes vendendo comida e bebidas, é só o mar e areia mesmo. Mico é ficar com fome e sede, piquenique na praia pu "farofada" é a regra. A praia tem salva-vidas, pedalinhos e cadeiras pra aluguel, além de duchas e banheiros. Durante o verão, os estacionamentos mais próximos são pagos. Leia mais sobre o lugar no post praia de Sainte Croix e assista o vlog que fiz no canal do Youtube.



Gorges du Verdon e Lago de Sainte-Croix

Do litoral mediterrâneo ao mais belo desfiladeiro da Europa é quase um pulo: saindo de Aix, conte cerca de 1 hora pra chegar às Gorges du Verdon. Esse é um passeio que, durante o verão, acho indispensável combinar com uma parada no plateau de Valensole pra apreciar os campos de lavandin, o híbrido da lavanda que embeleza e perfuma a paisagem do lugar. De caiaque ou pedalinho, navegue pelas águas azul turquesa do lago de Sainte Croix e adentre o desfiladeiro. De carro, serpenteie as estradinhas que proporcionam um panorama idílico que o curso do rio Verdon traçou no relevo da paisagem ao longo de milhões de anos. No fim do dia, dê uma esticada até Moustiers-Sainte-Marie, classificado com o selo "Mais belos vilarejos da França" e berço da cerâmica de tipo faiença. Leia mais sobre os passeios nos posts e assista o vídeo do passeio de pedalinho no canal do Youtube.




Esta é uma blogagem coletiva sobre o Verão Europeu. Visite também os demais blogs que participam:




22 comentários:

  1. Eita, não tinha visto que você tinha participado da blogagem, adicionei seu link agorinha! Que post maravilhoso, quero fazer todos esses passeios, e agora?! kkk

    ResponderExcluir
  2. Post favoritado na pasta "viagens futuras". :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Nat, estou olhando, babando e decidindo pra onde vou...A única coisa é que não dirijo, então, não sei se é uma vantagem ou desvantagem vendo o drama que é estacionar na França... Muito legal mesmo o seu post, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo post, Natalia. Estou indo para ai em julho. Chego 15 de julho. Sera que esse ano eu "pego" os campos floridos de lavanda? Podes me informar?

    ResponderExcluir
  5. Ola. Gostaria de saber se vcs conhecem algum fotografo que tire fotos da minha familia nos campos de lavanda. Estaremos em aix entre 04/08 a 07/08. Obrigada. Michele.

    ResponderExcluir
  6. Que mar, que cor. Dicas muito boas e anotadas, quem sabe não rola um passeio por aí ainda neste verão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Caramba, que lugar incrível. Que mar lindo. Amei.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nati. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    ResponderExcluir
  9. Um mês inteiro por aí para fazer os 5...porque vendo essas fotos, como se faz para escolher só um?

    ResponderExcluir
  10. Natália, acabamos de voltar da Provença e amamos! Foi a realização de um sonho, que começou há alguns anos e seu blog, junto com o livro de Peter Mayle, participaram intensamente desse processo. Foram muitos posto lidos e muitas dicas aproveitadas. Vivi a Provença antes mesmo de chegar aí. E para nós foi a confirmação daquilo que conhecíamos virtualmente: e maravilhoso! E digo: e um lugar para se conhecer com tempo...e várias vezes... Muito obrigada pelas dicas 😊 Sidnea

    ResponderExcluir
  11. Oi! Vou para Aix com minha família. Mas olhando calendários das feiras, vi que a de roupas acontece nas quintas. Mas vamos ficar de sexta a domingo. Tem alguma outra feira nesses dias que eu possa encontrar roupas para comprar? Agradeço muito tua atenção! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Aqui no blog tem post com os dias das feiras, e a parte de roupas e artesanatos acontece toda terça, quinta e sábados também, a informação que você viu está incompleta. Aos sábados você encontra essa parte da feira ao redor do palácio de justiça de Aix!

      Excluir
  12. Que privilégio morar perto destes lugares lindos!!! Ai que vontade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você também é privilegiada neessa região linda que mora!

      Excluir
  13. Oi Natália, gosto muito do seu blog, sempre com dicas ótimas e lindas fotos! Acabei de ler que em abril, chove muito aí, confesso que fiquei chateada, chegarei em Aix dia 20/04 e de carro iremos para Sisteron e arredores. Chove muito mesmo, daquelas de durar dias ou são passageiras?

    Je vous remercie de votréde aide!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Glaucia!
      Geralmente as chuvas aqui são mais brandas nesta época, pode ser que amanheça choviscando e o tempo melhore ao longo do dia, mas é impossível ser exato quando se trata do tempo, principalmente com as mudanças climáticas que temos visto nos últimos anos. Minha sugestão: prepare-se pras eventualidades e aproveite o passeio!

      Excluir
  14. Oi, Natalia! Sou fã do seu blog - o melhor sobre a provence com dicas maravilhosas. Gostaria de saber se é viável fazer alguns desses passeios no mês de maio ou se a época não é propícia. Quais podem ser feitos de trem saindo de Aix? Agradeço a atençao em responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Juçara!
      Somente o passeio às Gorges do Verdon é feito de carro, os outros podem ser feitos de trem sim. Maio é um mês delicioso aqui, com dias bem bonitos e ensolarados.

      Excluir
  15. Ola, Nat. Que Post maravilhoso! Parabens, além de muito informativo, ainda agrega uma refinada cultura.Irei para AIX de 6 a 13 de junho. Que passeios vc me aconselharia como imperdíveis? Quero ir a EZE, o que vc acha? é longe? Será que pegaremos muita chuva por aí, ou calor insuportável?
    Obrigada, e um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Vania!
      Além dos passeios mencionados no post você pode sim explorar a Côte d'Azur, tenho um roteiro que fiz em três dias por lám qaui o post sobre o dia em Eze http://www.destinoprovence.com/2013/01/dia-dois-cote-dazur.html

      Excluir
  16. Querida, sinto muita gratidão pelo blog lindo que você mantém! Viajei há 2 anos para a Provença com várias dicas tuas, e estou planejando outra viagem para a Normandia e novamente para a Provença, curtindo ainda mais dicas! Muito feliz por ver pessoas generosas como você compartilhando informações valiosíssimas! Grande Abraço! Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Olha, você não sabe como fico feliz em receber esse retorno, é a melhor recompensa que tenho com o blog! Espero que volte em breve pra conhecer mais da Provença e descobrir outras regiões da França, muito obrigada por voltar pra contar sobre sua experiência! <3

      Excluir

Tem dúvidas, sugestões ou informações complementares? Este é seu espaço! Sua dúvida pode ser a de outros, e suas sugestões certamente ajudarão outros leitores!
Comentários sem relação ao post, links de propaganda ou conteúdo ofensivos não serão publicados.