Mas como tudo na vida, nem só de folhas coloridas e tons amarelo, laranja e vermelho é feito o outono. De vez em quando a chuva tem que cair por essas áridas terras provençais, e à partir da segunda quinzena de outubro o guarda-chuvas vira acessório indispensável. E foi neste contexto chuvoso que fomos dar um pulinho à terra do macarrão e da Fiat, visitar mais família – muito bom ter família globalizada – e buscar um casal de prata que vale ouro!
Savines-le-lac |
Torino fica a cerca de 350km de Aix passando pelos Alpes, caminho que fizemos, ou 450km passando pelo litoral da Côte d’Azur, e o tempo estimado de viagem é o mesmo, mas preferimos o caminho dos Alpes pra apreciar a paisagem de outono que fica mais evidente à medida que nos distanciamos da Provence. Em uma hora e meia de viagem a paisagem deixa de ser composta unicamente pelos tons de verde escuro e amarelado das árvores e ganha tons alaranjados e avermelhados que colorem a paisagem e nos passam a ilusão de calor, mas na verdade deve ser um sinal que a natureza nos dá pra indicar que o calor foi embora…
Briançon |
Fortificações de Vauban, Briançon |
Depois de zigue-zaguear pelos Alpes passando pela linda cidade de Briançon (me deu vontade de ficar em Serre Chevalier pra esperar a temporada de ski!), onde ficam duas das fortificações de Vauban, inscritas no patrimônio da UNESCO e que levam o nome do engenheiro encarregado dos projetos de defesa das fronteiras francesas, o céu azul ficou do lado francês da montanha e entramos numa Itália nublada e bem fria, e como tudo que sobe tem que descer, zigue-zagueamos Alpes abaixo (isso é mais divertido no ski), Luna deu algumas manifestações de insatisfação com o tempo da viagem e o silêncio no carro – ela não passa mal, mas precisamos conversar de vez em quando senão ela dá uns chorinhos, alguns pra quebrar o silêncio, outros do tipo “tá chegando?” – e no início da noite chegamos à Torino.
Nathalia Lucena
Olá, Natália! estou adorando seu blog, eu pretendo fazer um curso intensivo de francês aí, e pesquisando seu blog apareceu. Cada dia fico mais ansiosa pra ir logo, tenho um filhinho de 7 meses. Antes de ler seu blog pensei em deixar ele no Brasil, mas agora fico imaginando como ele iria reagir em cada passeio!! kkkkk