– 1 escalope de lombo de porco (100g aproximadamente);
– 250g de feijão branco cozido (não sei quantos gramas dele seco são necessários);
Cassoulet
Seguindo a série de posts de gastronomia caseira esse fim de semana foi a vez do cassoulet, um prato típico da região do Languedoc, onde fica a cidade de Carcassonne, que tivemos a oportunidade de visitar duas vezes e pudemos degustar esse prato delicioso, que cai super bem num domingo friozinho de inverno (friozinho porque aqui no sul da França o inverno ainda não começou de verdade, e tenho minhas dúvidas se ele irá dar as caras por aqui este ano…). Antes da explicação e receita do cassoulet vale dizer que repetimos a receita do pão e atualizei a receita com as medidas também em gramas, já que só tinha em xícaras, e colocamos uma pitada de canela desta vez, que deu um aroma e gostinho especiais!
Voltando ao cassoulet, que nada mais é que uma feijoada com feijão branco, linguiça e pedaços de carne de porco ou coxa de ave, às vezes os dois juntos, geralmente pato, mas pode ser faisão, peru ou galinha também, que deve ser bem refogado e cozido antes em gordura de ave, um tipo de preparação que aqui é chamada “confit” . A receita que fizemos é bem simplificada em relação à outras receitas que pesquisamos, mas nem por isso ficou penalizada no sabor, até porque a fome fala mais alto que o momento chef gastrônomico!! Na nossa receita usamos feijão em conserva, já cozido, mas porque não encontramos feijão branco seco no mercado, o que veio à calhar, já que não temos panela de pressão (por falta de espaço pra guardar!) e cozinhar feijão em panela normal é um exercício de paciência…
Ingredientes para duas pessoas:
– cebola e alho picadinhos pra reforgar;
– 100g de bacon;
– 100ml de molho de tomate ou um tomate grande picadinho, reforgar junto com o alho e cebola pra fazer um tipo de molho;
– 1 linguiça de Toulouse (qualquer linguiça de porco boa pra refogar faz a vez, o importante é que seja uns 100g aproximadamente);
– louro, ervas aromáticas (opcionais) e sal à gosto.
Refogue o alho, a cebola, o bacon, o lombo em tirinhas ou cubinhos e a linguiça até eles dourarem. Adicione o molho de tomate (ou o tomate picadinho) e deixe cozinhar alguns minutinhos pra “encorpar” (entre dez e quinze minutinhos). Acrescente o feijão e deixe cozinhar mais dez minutos. A receita original ainda leva o cassoulet ao forno à 160° por meia hora (de duas à três horas uma receita pra 8 pessoas), mas a gente pulou essa parte das duas vezes que fizemos em casa, porque a fome já invadia nosso espírito de perfeição culinária! O cassoulet é servido nas gamelinhas fofas feitas de barro que podem ir ao forno, mas a pessoa aqui usou as tigelinhas de porcelana mesmo, porque não tem espaço na casa pra ter louça especial pra cada prato preparado, né!
Aos amigos vegetarianos, não se desesperem, encontrei uma variação de cassoulet vegetariano que leva como ingredientes: champignon, cenoura, batata, alho poró, azeitonas pretas, nabo (nunca comi cozido, mas eles fazem aqui até em sopa) e a preparação é parecida, só que ao invés de reforgar as carnes, os legumes são refogados separadamente uns dos outros. Depois de refogados, misture-os, deixando somente as batatas separadas, acrescente o feijão, as ervas e as azeitonas e siga a receita. As batatas são adicionadas antes de levar o cassoulet ao forno (mas se quiser pular esta parte, cozinhe-as bem antes de refoga-las). Bon appétit!
Deixe um comentário