IV EEBB: Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

postado em: Blogosfera, Hotéis, Paris | 11

 

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2017 participei pela primeira vez do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, que teve sua quarta edição em Paris, organizada pela Martinha do blog Viajoteca. O Encontro reuniu cerca de 50 blogueiros brasileiros e teve como objetivo trazer o convívio que existe no mundo virtual para o face a face. Eu já tinha tido o prazer de abraçar algumas das pessoas presentes, e foi uma alegria imensa abraçar tantas outras cujo trabalho acompanho há muitos anos, além de conhecer blogueiros de universos muito variados.

Cheguei em Paris na sexta no fim da manhã, três horinhas depois de embarcar no TGV saindo de Aix-en-Provence, e fui recebida por uma chuva fininha que caía sobre a capital. Morando numa região banhada pelo sol ao longo de 300 dias no ano, os dias nublados não me incomodam tanto, e pra época tivemos dias de clima bem tranquilo (novembro geralmente chove bastante).

Sai da Gare de Lyon e fui direto pro XO Hotel deixar minha bagagem. Almocei lá perto mesmo e segui pro Musée d’Orsay, onde passei algumas horas em companhia de obras impactantes, como “L’âge mûr” de Camille Claudel. De lá, segui à pé pra Tour Montparnasse, pro primeiro compromisso oficial do grupo: subida ao 56° andar para uma visita panorâmica de Paris. A vista do alto da Tour Montparnasse é a mais bonita de Paris, na minha opinião, pois nos oferece a possibilidade de ficar cara a cara com o maior símbolo da cidade e isso enquanto apreciamos uma taça de champagne!

De volta ao hotel, aproveitamos o tempo livre pra organizar nossas coisas no quarto, trocar figurinhas e nos preparar para o coquetel de boas-vindas. Pra minha alegria, aconteceu lá mesmo (a noite foi looonga!).

 

 

O começo do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

Acompanho o encontro de longe, desde sua primeira edição. Barcelona foi a cidade que recebeu o primeiro EEBB, organizado pela Cristina Rosa, do Sol de Barcelona. Mas na época eu não tinha disponibilidade para estar presente, e acompanhei de longe. A edição seguinte aconteceu no Porto e foi organizada pela Ritinha, do Porto Encanta. Eu já tinha encontrado a Rita quando visitei o Porto em 2014, mas 2015 foi o ano que o Vic chegou, e ele tinha menos de dois meses na época do encontro, acabei perdendo mais um.

Em 2016 foi a vez de Berlim receber o grupo de blogueiros, e graças ao Snapchat pude acompanhar praticamente em tempo real. Organizado pelo trio Claudia Boemmels, editora da revista Brasileiros Mundo Afora, e o casal Nicole Plauto e Pacelli, autores do Agenda Berlim e guias na cidade, comi mosca e perdi o prazo de inscrição. Por isso fiquei super antenada nas datas de inscrição do encontro seguinte, já me antecipei anotando a data no calendário e, tão logo Martinha abriu as inscrições, corri e garanti minha vaga!

Convivialidade e troca de conhecimento

A palavra de ordem do encontro é convivialidade. As atividades foram pensadas para promover a troca de experiências entre os blogueiros, pois o intuito do encontro é também compartilhar conhecimento e incentivar a ajuda mútua nesse universo cada vez mais concorrido. Tivemos um dia inteiro dedicado às palestras, que aconteceram no belíssimo Hôtel de Sully, onde funciona a sede do Centre des Monuments Nationaux, que administra grande número dos monumentos históricos franceses, como Arco do Triunfo e Panthéon em Paris, ou o Château d’If, em Marseille.

2017 foi um ano decisivo pro blog, quando decidi abraça-lo de maneira profissional com o lançamento do serviço de Roteiros Personalizados. Por isso, a expectativa era grande para as palestras, pois os temas abordados foram muito pertinentes pro desenvolvimento do trabalho online, que vai muito além da escrita de posts. Pudemos aprender sobre mídias digitais num contexto cada vez mais competitivo, como ganhar dinheiro com os programas de afiliados (porque também precisamos comer e pagar contas, né?), a importância deste espaço como vitrine e plataforma para os serviços oferecidos, a relação entre blogueiros e agências de comunicação e como funciona um blog escrito colaborativo (por mais de dois autores).

A palestra ministrada pela Magê do Milão nas Mãos e pela Cris do Sol de Barcelona, sobre o blog como vitrine de serviços veio super a calhar. Esta é minha realidade atualmente com os serviços de Roteiro Personalizado e Consultoria de viagens, e com o lançamento do serviço de Ensaios Fotográficos. Os intervalos entre as palestras, os momentos de refeições e trajetos entre uma atração e outra também foram muito enriquecedores. Além de nos aproximar mais, foi ótimo conhecer novos blogs e compartilhar perrengues também.

 

Minha hospedagem para o EEBB em Paris

Geralmente temos algumas possibilidades de hospedagem em Paris, mas dessa vez preferi optar por hotel pra ter mais liberdade, principalmente com relação aos horários. E como o objetivo do EEBB é promover encontros e desvirutalizações, vesti toda minha cara de pau pra procurar colega de quarto. Rapidinho encontrei minha dupla, e foi um encontro excelente! Dividi o quarto com a Maytê, do blog Passaporte com pimenta, que tive a oportunidade de encontrar dias antes em Aix! Logo no primeiro dia vi que a escolha foi acertadíssima, pois me hospedei no XO Hotel, onde aconteceu nosso coquetel de boas-vindas!

O hotel fica bem localizado na região do 16° distrito de Paris, que é residencial mas próximo de comércio, restaurantes e metrô. A vista da nossa janela era um clichê perfeito de Paris: a fachada típica do prédio vizinho, com seus janelões que revelam parte do estilo de vida parisiense, chega a ser tão incônica quanto à própria torre Eiffel vista no horizonte da cidade. A tranquilidade das ruas, unida à calmaria do fim de semana também ajudaram a criar uma atmosfera romântica da capital. O hotel ocupa um belíssimo edifício inteiramente reformado que reúne sobriedade e minimalismo contemporâneos ao charme da arquitetura de Haussmann.

 

Explorando Paris

Depois de um dia cheio de palestras no sábado, e terminamos a noite com visita ao cabaré Paradis Latin. Assistimos ao show de cancan no mais antigo cabaré de Paris ainda em funcionamento. Cheguei atrasada e perdi o passeio pelos bastidores do cabaré, mas a apresentação de cancan foi bem interessante.

Domingo foi dedicado à explorar Paris. O dia começou ensolarado e frio, com passeio pelas charmosas ruas de Montmartre em companhia do França entre amigos. A programação da tarde incluia visita ao Panthéon, mas acabei passeando por outros cantos em companhia da Isabela do Viajapedia. Nós duas queríamos ver a Torre Eiffel pela milésima vez. De lá caminhamos até o Arco do Triunfo, encerramento do encontro no domingo.

Por conta de um evento que aconteceu no fim da tarde, nossa visita foi alterada pro início da noite. Mas o horário do meu trem não daria tempo de subir o Arco do Triunfo, passeio ficou pra outra ocasião. Me despedi ali dos blogueiros que ainda estavam presentes. Depois de amargar 40 minutos de atraso, embarquei de volta pra casa, trazendo ótimas lembranças e ansiosa para saber o destino do próximo EEBB! Na ocasião duas cidades estavam prontas para receber os blogueiro em 2018: Manchester e Madrid. Recentemente soubemos que o próximo Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros será na capital espanhola! Para saber mais sobre data de inscrição e programação do encontro de 2018, acompanhe as redes sociais do EEBB no Instagram e Facebook!

 

 

 

Os parceiros do IV EEBB

Além de encurtar distâncias, o encontro também é uma oportunidade de ampliar a rede de contatos e parcerias. O IV EEBB em Paris pode acontecer graças ao esforço e dedicação da Martinha. Foram meses de trabalho em busca dos parceiros que acreditaram na proposta do encontro e investiram no projeto. Um imenso obrigada por todos os parceiros que apoiaram o IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros:

Centre des Monuments Nationaux

Paradis Latin

XO Hotel

Hotel Gustave

Hippocket Wifi

Torre de Montparnasse

França entre Amigos

Galeries Lafayette

Rede Patrick Hayat Hôtels

Blogueiros que participaram do IV EEBB em Paris

Abaixo a lista dos blogueiros que participaram do IV EEBB e que já publicaram conteúdo sobre o encontro:

Alemanha

Áustria

Espanha

França

Holanda

Inglaterra

Itália

Portugal

República Tcheca

Suíça

Brasil (palestrante)

 

11 Responses

  1. Rita Brano

    Natália! Foi tão bom revê-la depois da nossa estreia no Porto em 2014!
    Gosto tanto de ti! que venham mais encontros!! Beijos!!!

  2. Camilian

    Foi muito bom te conhecer pessoalmente depois de tanto tempo 😍😍😍
    O blog está lindo, não tinha visto ainda a nova carinha.
    Bjos e até Madrid

Deixe uma resposta