Passeio de barco nas calanques

A visita ao Parque Nacional das Calanques é certamente um dos passeios mais desejados por quem vem à Provença. O encontro entre as águas cristalinas em tons de turqueza do mediterrâneo com os imensos paredões de calcáreo atraem visitantes do mundo todo.

Apesar de ter belos mirantes para contemplar a natureza, o caminho das pedras das calanques não é o único que dá acesso às belas praias escondidas entre uma e outra falésia, e pra alegria de quem não pretende incluir o desafio das trilhas no passeio é possível fazer um passeio de barco nas calanques ao longo do ano todo!

Passeio de barco pelas calanques

Já havíamos desbravado parte do parque percorrendo suas trilhas, e fomos até Sormiou de carro – deixamos o carro pouco antes de entrarmos de fato no parque, fiquei com receio do acesso estar fechado, mas poderíamos ter ido e estacionado quase dentro da praia. Há muito tempo eu queria fazer esse passeio, pois tinha visto fotos incríveis dos paredões vistos do mar, e a vontade de mudar o ponto de vista só fez aumentar.

Aproveitamos que as companhias que se juntaram à nós no passeio ficaram mais que gratas pela possibilidade de ver de perto toda aquela maravilha, sem transpirar ou subir e descer como fizemos, e partimos num dia de muito vento no início de setembro pro nosso passeio. Escolhemos fazer o passeio saindo de Cassis, mas também há circuitos diários com saída no Vieux Port em Marseille.

Os passeios saindo de Marseille são mais longos e passam por 6 calanques para o mais curto, que tem duas horas de duração, e por todas as calanques, indo de Marseille a Cassis, com duração de três horas. A empresa também faz o trajeto pelo litoral de Marseille com escala  para visita do Château d’If, ou ainda o passeio mais simples apenas no largo de Marseille. Visite o site da empresa para ver a tabela de preços e horários completa e atualizada.

Existem quatro opções de passeio saindo de Cassis, com duração que varia de 45 minutos a 2 horas. O barco pode ir à três calanques, cinco, oito ou nove calanques, e ainda há opção de três calanques com parada para nadar (1h30 de passeio, acontece apenas entre junho e setembro). Optamos pelo passeio que passa por cinco calanques, com duração de pouco mais de 1 hora, e pagamos 19,50€ por adulto, Vic pagou 1€ (tarifa para crianças menores de 5 anos). Veja no site da companhia a tabela de tarifas completa e atualizada.

Tour de caiaque pelas calanques

Para quem pretende explorar a beleza do parque nacional pela via marítima e ainda se exercitar, o passeio de caiaque pode ser uma boa opção. Duas possibilidades se apresentam neste caso: aluguel do caiaque por uma duração pré-estabelecida para um passeio em autonomia completa, ou ainda o passeio em grupo acompanhado por um guia.

Para realizar o passeio em grupo, é imprescindível saber nadar e ter um certo condicionamento físico, pois rema-se durante cerca de 50 minutos antes de chegar ao ponto de parada para desembarque e praia. O passeio é guiado por um monitor credenciado do clube naútico que organiza o serviço. Uma cliente que fotografei em julho de 2018 fez o passeio com suas filhas de 12 e 14 anos e disse que o preparo físico é importante, e que optar pelo passeio completo de 1 dia de duração foi o melhor, pois puderam aproveitar mais tempo da praia e remar com tranquilidade. O monitor rebocou o caiaque da filha mais velha quando percebeu que ela estava cansada.

Já no caso de locação para passeio autônomo os riscos são assumidos totalmente pelo cliente, e vale ficar atento à previsão do tempo e ventos ao longo da semana antes de fazer a reserva, que só pode ser cancelada e reembolsada pelo prestador de serviço em caso de intempérie que impossibilite o passeio. O pagamento é feito pelo site no ato da reserva, e os passeios acontecem APENAS entre maio e setembro.

Chegar de carro às calanques

Uma pergunta que recebo com bastante frequência é sobre o acesso de carro às calanques. Sim, ele existe, mas é restrito às calanques de Sormiou, Morgiou e Port Miou. Além disso, durante o período de 1 de junho a 30 de setembro o acesso é regulamentado nas estradas, sendo fechado à partir das 7h da manhã, salvo se você fizer reserva nos restaurantes que existem em Sormiou e Morgiou. Acho que é uma opção interessante quando o tempo é curto e a vontade de ver essa paisagem maravilhosa é grande!

Bar Nautic Restaurant:

Calanque Morgiou, telefone 04 91 40 06 37

Fechado às segundas-feiras, aberto de 10h às 22h.

Le Château Sormiou:

Route du Feu de la calanque de Sormiou, telefone 04 91 25 08 69

Aberto todos os dias para almoço de 12h às 14h30, e para jantar (exceto aos domingos) de 19h30 às 21h30

Leia mais:

Estacionamentos e localização do quiosque de venda do ingresso dos passeios de barco pelas calanques em Cassis

Deixe uma resposta