Roteiro norte da Itália e Eslovênia: nossa viagem de carro de 10 dias

postado em: Eslovênia, Itália | 0

Moramos a 980km da capital da Eslovênia, Ljubjana. Já estivemos lá perto, muito pertinho mesmo, em Gorizia, por duas vezes ao longo desses oito anos de vida aqui. E nunca nos planejamos pra esticar nossa viagem até lá, talvez desencorajados pelo inverno, quando fomos à região, talvez por pura falta de interesse em estivar a viagem além da fronteira mesmo. Até que tivemos um casamento em Gorizia durante a primavera, e a ocasião pra ir além da fronteira se fez perfeita. Planejamos assim uma viagem de carro até Gorizia, com uma parada perto de Gênova pra dormir, e um pequeno tour pela Eslovênia durante o mês de maio. E voltamos apaixonados.

Viagem longa de carro alugado

Todas as vezes que fomos até a região, fizemos o trajeto com nosso próprio carro. Mas desta vez o carro iria muito cheio, com a cadeirinha do Vic, que ocupa bastante espaço. Seria desconfortável viajar por quase 1000km dividindo o banco de trás entre dois adultos e a cadeira dele, pois além de nós três e da Luna, nossos sogros também nos acompanharam. Assim, optamos por alugar um carro de categoria maior que o nosso, e foi uma ótima escolha, pois pudemos viajar com bastante conforto no banco de trás e acabamos rodado por uns bons 2 mil quilômetros tranquilamente.

Trem de Bohinjska Bistrica à Most na Soci

Itália: nossa base e onde nos hospedamos nas paradas

Nosso destino final na Itália era a cidade de Gorizia, que tem cerca de 35 mil habitantes e dificilmente figura numa lista de destinos procurados para férias. Enquanto caminhamos pela cidade, dividimos as ruelas do castelo com passageiros de um ônibus de excursão vindos da França (!!). A cidade mais conhecida na região é Veneza, seguida por Trieste, que fica a cerca de meia hora de Gorizia.

Mas tinhamos 865km de estrada pela frente, e fazer essa viagem de uma vez só, como havíamos feito no passado, parecia simplesmente impraticável tendo uma criança de quase três anos no carro. Se pra gente já é meio chato ficar tanto tempo sentado, imaginem para um pequeno? Por conta disso, decidimos partir no início da noite, viajar por cerca de 4 horas e meia, e dormir no caminho. O ponto que ficava a mais ou menos essa distância do nosso trajeto fica pouco depois de Gênova, e assim pernoitamos no Serravalle Golf Hotel, em Serravalle Scrivia, onde também tem um enorme centro comercial com outlet McArthurGlen (que também tem aqui na Provença!). Na manhã seguinte, continuamos nossa viagem até Gorizia, e lá ficamos na casa de amigos.

No caminho de volta pernoitamos no lago de Garda, num hotel tranquilo em Desenzano del Garda, não muito longe de Sirmione, onde passeamos antes de encarar as mais de 6 horas de viagem de volta pra casa.

 

Eslovênia: nossos destinos e hospedagem

Fizemos um bate-volta até o castelo de Predjama a partir de Gorizia e também visitamos a caverna Postojna. No dia seguinte fomos para Ljubljana, a maravilhosa capital da Eslovênia, onde nos ficamos por duas noites no hotel Emonec, dica da Ana Portugal do Turista Profissional. Nosso destino seguinte à capital foi o lago de Bled, e lá nos hospedamos de frente pro lago, no hotel Park Sava. Mas o mais belo lago que visitamos na Eslovênia foi o lago Bohinj, que ficava no nosso caminho de volta pra Gorizia. A viagem de volta foi uma experiência muito interessante, pois fizemos parte do trajeto com nosso carro no vagão de um trem!!

Foi durante essa viagem pela Eslovênia, feita em maio de 2018, que acabei por mudar os planos da viagem de verão, cujo destino inicial seria Escócia. Assim, passamos duas semanas de agosto de 2018 entre Dubrovnik, no sul da Croácia, que serviu como nossa porta de entrada para uma viagem por outros dois países que integraram a antiga Ioguslávia: Bósnia-Herzegovina e Montenegro. Conto logo logo como organizei o roteiro!

Deixe uma resposta