Feira Provençal em Aix-en-Provence

postado em: Aix-en-Provence | 3

 

Se você escolheu fazer de Aix-en-Provence a cidade base pra sua viagem pela região da Provence, reserve alguns dias para conhecer a cidade, principalmente sua feira provençal. Barracas decoradas com tecidos estampados em motivos provençais, vendendo ervas, temperos, azeitonas, legumes, verduras e frutas da estação, compondo um festival de cores, cheiros e sabores de encher os olhos e aguçar o paladar, as tradicionais feiras provençais acontecem durante todo o ano e devem integrar qualquer roteiro que passe pela região provençal. Assista o vídeo do passeio pela feira no final deste post, ou direto no canal do Youtube.

Cinco coisas para fazer em Aix-en-Provence

Feira provençal em Aix-en-Provence

Em Aix-en-Provence as feiras acontecem todas as terças, quintas e sábados, entre 8h e 13h em pontos fixos do centro da cidade: a feira de produtores, onde encontramos ervas e temperos, produtos regionais, legumes, verduras e frutas acontece na praça Richelme (perto da praça da prefeitura), onde também tem a feira de peixes frescos, o mercado das pulgas e artesanato fica na avenida Victor Hugo em frente ao restaurante Hippopotamus, a feira de tecidos e roupas acontece de 8h às 14h30 no Cours Mirabeau, e a feira das flores, que acontece às terças, quintas e sábados de 8h às 12h30, na Place de l’Hôtel de Ville. Na praça Richelme a feiras de frutas, legumes e produtos provençais acontece todos os dias de 8h30 à 12h. Temperos, legumes e frutas, charcutaria, queijos e comidas prontas como paella e frango assado podem ser encontrados no entorno da Rotonde, próximos aos carrossel e na parte mais baixa do Cours Mirabeau.

Cinco produtos provençais pra comprar na feira

Feira provençal em Isle-sur-la-Sorgue

Aproveite a visita para experimentar os Calissons d’Aix, doce típico da cidade em formato de amêndoa e feito à base de compota de melão e laranja, pasta de amêndoas e coberto com creme glacê, além de comprar as famosas ervas provençais, uma mistura de ervas aromáticas secas ideal para temperar carnes para churrasco, legumes refogados e até massa de pão de queijo!

 

A feira provençal também acontece em outros bairros da cidade, confira a lista:

Luynes: toda segunda, quarta e domingo, de 8h às 12h, praça Saint Jean em frente aos correios;

Puyricard: toda sexta, de 8h às 12h30, na praça da igreja;

Les Milles: toda segunda, de 8h às 12h30, Cours Bremond;

Jas de Bouffan: toda terça, quinta e sábado, de 8h às 12h30, Praça da Croix Verte;

Pont de Béraud: todos os dias, de 8h às 12h30, Avenue de Fontenaille;

Val Saint André: toda segunda, quarta, sexta e domingo, de 8h às 12h30, Place de la Poste;

Encagnane: toda segunda, quarta, sexta e domingo, de 8h às 12h30, Place Romée de Villeneuve.
(Horários informados pelo Escritório de Turismo de Aix-en-Provence)


 

 

Calissons d’Aix, o docinho típico da cidade!

 

 

Alguns dos ingredientes de ratatouille

 

Mercado de flores na praça da prefeitura

 

 

3 Responses

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.