Receita de Ratatouille

postado em: Pratos, Receitas | 0
Quando cheguei na França não sabia falar francês, conhecia poucas palavras e uma delas era ratatouille. Desde que cheguei eu queria muito experimentar esse refogado de legumes do verão que deu nome ao famoso filme do ratinho cozinheiro. Pra minha alegria, a receita de ratatouille é bem simples e o refogado pode acompanhar tanto um peixe branco, frutos do mar, carne ou frango, como ser servida em torradinhas como aperitivo numa tarde ensolarada. Veja aqui os ingredientes e modo de preparo, e no final deste post tem vídeo com mais dicas!

Receita de ratatouille

Ingredientes (para 2 pessoas):                                     
  • 1 cebola média;
  • 2 tomates médios maduros;
  • 1 pimentão;
  • 1 berinjela média;
  • 1 abobrinha média;
  • mistura de ervas secas (ervas da Provence): manjericão, orégano, alecrim, tomilho;
    sal e pimenta do reino.

Modo de preparo

Prepare todos os ingredientes: Corte ao meio o pimentão, retire as sementes. Corte ao meio a berinjela. Leve pimentão e berinjela ao forno pré-aquecido a 180° e deixe assar por 20 minutos. Fatie bem a cebola em tirinhas e refogue numa panela ou frigideira com uma quantidade generosa de azeite (4 colheres de sopa pelo menos). Corte o tomate em meia-lua, a abobrinha em rodelas finas e depois em 4 partes. Quando a cebola começar a ficar transparente, acrescente o tomate e deixe refogar até ele desmanchar.

Retire o pimentão e berinjela do forno e corte em pedaços, e em seguida refogue-os com a abobrinha e a mistura de cebola e tomate. Misture bem, acrescente as ervas, sal e pimenta, e deixe cozinhar por um tempo. Se achar necessário, acrescente um pouco mais de azeite. Refogue até que todos os legumes estejam bem cozidos. Sugestão de prato: bacalhau ao molho branco com amêndoas (receita do Bernardo!) e arroz.

Essa receita de ratatouille também pode acompanhar carnes grelhadas, aqui é muito comum nos churrascos! A dobradinha perfeita pra receita de ratatouille é um bom arroz branco.

Outras receitas provençais:

Receita de tian de legumes

Receita de peixe provençal: daurade varoise

Receita de tomate provençal

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.