A árvore de natal na frente do Palácio de Justiça de Carpentras, antigo palácio episcopal que abrigou o papado antes da instalação em Avignon |
A época de Natal na Europa pra mim é sinônimo de friozinho, vinho quente e castanha portuguesa torrada, degustada quentinha na rua pra esquentar as mãos, enquanto caminho pelos chalés da feira natalina observando os produtos expostos, alguns típicos da época, outros nem tanto, esperando as luzes enfeitarem a cidade antes de voltar pro aconchego de casa e passar tempo com a família.
Leia os posts sobre a região de Carpentras:
- Carpentras: degustando as autênticas delícias provençais
- Pernes-les-Fontaines e o Museu de Roupas Provençais
Mas, se nessa equação eu quisesse incluir também flanar por ruelas charmosas seguindo trupes artísticas e esquecer do frio enquanto um mímico arranca risadas de uma plateia de todas as idades instalada aos pés das escadarias de uma catedral do século XV, no coração do Condado Venaissino que outrora abrigou os papas? Vem comigo que vou contar como é deliciosamente possível degustar as delícias natalinas e assistir às atrações do belo festival que leva a magia de natal para além das salas das casas e ganha as ruas provençais de Carpentras.
O Mont Ventoux e Carpentras |
Localizada à 95km de Aix-en-Provence e a 25km de Avignon, Carpentras tem seu horizonte emoldurado por duas imponentes formações montanhosas: Dentelles de Montmirail e Mont Ventoux, o gigante provençal com o cume sempre branco por conta das rochas que o cobrem. Pouco antes de chegar no centro da cidade, foram as duas formações rochosas que me deram boas-vindas no horizonte, e como boa mineira que sente vertigem em planície, me senti em casa e logo me encantei pelas ruelas provençais da última cidade a integrar o território francês.
CONSULTE AQUI A PROGRAMAÇÃO DO NOËLS INSOLITES DE 2018Carpentras, terra do natal na Provence
O primeiro indício do festival natalino que anima a cidade foram os letreiros luminosos instalados nas ruas que levam ao centro histórico. Poucos metros mais adiante da primeira placa “Noëls Insolites”, a imensa fachada do Hôtel Dieu indica a proximidade com o centro, além de ser a praça de uma das feiras mais famosas da região: a feira das trufas, que acontece pelas sextas-feiras de manhã de meados de novembro até o fim do mês de março e é aberta aos atacadistas, e que tem o preço por kilo definido no momento da abertura da feira, variando entre 300€ e 1100€ o kilo ao longo da temporada, sendo o maior preço na véspera do Natal.
Do outro lado da rua, em frente ao Office du Tourisme da cidade, que ocupa o edifício do antigo teatro, as deliciosas e reputadas trufas da região eram comercializadas aos varejistas, numa feira que acontece todas as sextas-feiras pela manhã. Além da feira das trufas, as ruas da cidade estavam ocupadas por feirantes, numa das maiores e mais famosas feiras provençais da região, com cerca de 350 expositores e produtores. Cheguei no dia certo pra aguçar paladar, olfato e encantar os olhos.
Hôtel de Ville |
A feira de sexta-feira em Carpentras |
Jardim de neve e a Catedral Saint Siffrein ao fundo |
Catedral Saint Siffrein, Carpentras |
Presépio da catedral Saint Siffrein, Carpentras |
A primeira parada foi no Office du Tourisme pra conhecer o presépio provençal instalado no hall do edifício. Quando me deparei com o presépio, me emocionei, tamanha beleza, riqueza de detalhes e fineza no trabalho dos artesãos envolvidos na concepção e realização da obra. A diretora do Office me explicou que todos os anos o presépio é feito sob encomenda do órgão do turismo aos artistas, que escolhem um tema pra representar – o desse ano foi a pedra e os trabalhos relacionados à ela – e eles tem total liberdade no processo de criação.
Foram necessárias 400 horas de trabalho pra criar todo o cenário, montado por seis pessoas ao longo de um dia (três pessoas em cada lado do suporte) e este presépio tem a particularidade de ser uma peça central, e não adossado contra um canto de muro, como é o costume dos presépios em casa, por exemplo. Não há esconderijos nem segredos, e o principal é a cena do cotidiano provençal, com todas as profissões e pessoas de um vilarejo representadas, além da cena da natividade, afinal trata-se bem de um presépio natalino! São ao todo 400 santons distribuídos pelo presépio, representando a vida de outrora nos pacatos vilarejos provençais. O presépio fica exposto até o final de janeiro no Office du Tourisme. Além do presépio do Office du Tourisme, também visitei o presépio da Catedral Saint Siffrein.
Presépio do Office du Tourisme de Carpentras |
Atrações de Carpentras Noëls Insolites
Entrada pro Jardin des Neiges |
Feira de santons na capela do colégio |
Espetáculos de rua: o ponto alto do festival é a animação de rua feita por trupes francesas e europeias em diversos pontos da cidade, seja com apresentações fixas ou deambulando pelas ruas do centro.
A Renata Inforzato do blog Direto de Paris também esteve em Carpentras pra conhecer o festival e já publicou um post que você pode acessar neste link.
Fui conhecer o festival “Noëls Insolites” a convite do Office de Tourisme de Carpentras Ventoux. Este post faz parte de uma série de posts sobre Carpentras e a região do Ventoux cuja visita teve apoio do Office du Tourisme. Entretanto, o presente relato reflete integralmente minha experiência pessoal ao longo da visita.
Deixe um comentário