Mercados de natal 2019 em Aix-en-Provence

Seu destino para as festas de natal em 2019 é Aix-en-Provence, mas você não sabe bem ao certo quais opções de mercados de natal pode encontrar por aqui? Pois bem, saiba que a Provence é uma região cheia de tradições de natal, e os mercados de natal na Provence são encantadores além de terem opções apetitosas para esquentar mãos e estômago!

Aqui conto onde encontrar os mercados de natal em Aix-en-Provence e cidades dos arredores para você organizar seu passeio e se encantar com as tradições, além de se deliciar com as comidas típicas da época. Se gosta de vídeos, no final deste post tem o link pra série de 24 vídeos que fiz em dezembro de 2018 mostrando tradições e festas de natal por aqui!

Conheça as tradições provençais de natal

 

Minhas recomendações de hospedagem em Aix-en-Provence

Comidas típicas do mercado de Natal

Visitar os mercados de natal na Provence é parte indispensável do roteiro de viagem pela região durante o inverno. Tradicionalmente os mercados de natal da Provence acontecem em datas específicas na maior parte dos vilarejos, como a feira que visitei em Pernes-les-fontaines. Em geral acontecem alguns dias antes do natal e são feiras com produtos típicos da época, ingredientes necessários para compor a ceia provençal de natal.

Algumas cidades como Aix-en-Provence, Cassis, Istres, Martigues e Marselha tem feito a cada ano um mercado de natal nos moldes alsacianos, com chalés temáticos onde os artesãos expõem seus produtos, sejam eles alimentícios ou não. Esses chalés formam pequenos vilarejos de natal nas cidades e trazem o charme aconchegante dos mercadinhos que vemos em outros países europeus, principalmente Alemanha e região da Alsácia, até nós aqui na Provence.

Nesses vilarejos encontramos comidinhas típicas de inverno como as castanhas grelhadas (marrons grillés), meus favoritos pra esquentar as mãos, e também o vinho quente, que pode ser branco ou tinto e é feito com especiarias e pedaços de laranja.

É comum que os mercados também tenham atrações para crianças instaladas: em Aix-en-Provence um pequeno parque de diversões é montado próximo à Rotonde e conta com carrossel, mini-roda-gigante, pula-pula e um trem do papai Noel puxado por suas renas coroa o vilarejo de natal no alto do Cours Mirabeau.

Mercado de natal em Aix-en-Provence

20 de novembro a 29 de dezembro no Cours Mirabeau, de 10h às 20h (14h às 20h no 25/12)

Os chalés em madeira branca instalados ao longo do Cours Mirabeau alegram a cidade e trazem diversas opções de produtos típicos da época, como os deliciosos pain d’épice (pães de mel com especiarias), chocolates ou nougats. Além de produtos locais, as delícias da Alsácia também marcam presença com um chalé inteiramente dedicado os vinhos quentes e pretzels.

Nem só de comida são recheados os chalés de natal, que também oferecem artesanato local aos visitantes, sendo um bom lugar para comprar presentes e lembranças natalinas.

Feira dos Santons

22 de novembro a 31 de dezembro (fechada 25/12), de 10h às 19h (9h30 às 19h30 sábados e domingos)

Os tradicionais bonecos em argila são componentes indispensáveis dos presépios provençais. Sua história remonta ao período da revolução francesa e a tradição se aperfeiçoou com o passar do tempo, e hoje os santons (ou santinhos) que simbolizam os habitantes da Provence são uma atração a parte durante o período natalino, com uma feira inteiramente dedicada à eles e seus artesãos.

Leia mais sobre a história dos santons provençais

Os presépios de natal comumente podem ser visitados em algumas prefeituras, escritórios de turismo, como é o caso do presépio em Carpentras, e em Aix-en-Provence nosso presépio fica montado em um chalé no Cours Mirabeau.

Mercado das treze sobremesas

Praça Villon, Aix-en-Provence, 16 a 24 de dezembro, 09h às 19h

A ceia provençal de natal conta 13 sobremesas, número cuidadosamente escolhido por simbolizar os 13 convives à mesa durante a última ceia. Cada um dos itens que compõem a lista são feitos à base de ingredientes provençais: os nougats branco (com ovos, mel e amêndoas) e escuro (apenas mel e amêndoas), a pompe à l’huile, uma brioche à base de azeite e essência de flor de laranjeira, quatro frutas secas (nozes, amêndoas, uvas passas e figos secos) servidas sobre uma barra de chocolate, que representam as ordens mendicantes (Franciscanos, Dominicanos, Agostinianos e Carmelitas), frutas cristalizadasfrutas frescascalissons d’Aix, biscoitos de amêndoas, melão de Natal, dentre outras especialidades provençais escolhidas por cada família.

Mercado de natal de Marselha

16 de novembro a 6 de janeiro, de 10h às 19h, Vieux Port de Marselha

Maior mercado de natal da Provence acontece em Marselha. Cerca de 80 chalés estão instalados no Vieux Port de Marselha, que se alegra e ilumina durante o período natalino. A feira dos santons em Marselha acontece próxima do porto, na praça Général de Gaulle, e conta com a presença de 40 artesãos da região expondo suas peças.

Mercado de natal de Cassis

29 de novembro a 8 de dezembro, de 10h às 19h, Place Baragnon

A praça da prefeitura de Cassis vai receber os chalés natalinos durante dez dias

Mercado de natal de Istres

30 de novembro a 24 de dezembro, 10h às 20h, Allée Jean Jaurès

40 chalés compõem a feira de natal de Istres e prometem animar o período natalino na cidade

Mercado de natal de Aubagne

1 a 24 de dezembro, Esplanade de Gaulle

20 chalés estarão instalados e o tema escolhido para o ano de 2019 é a gastronomia provençal

Saiba qual a melhor época para visitar a Provence


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.